Remontar um aqua 280l


Filipe_76

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Antes de mais parabéns pelos excelentes comentários e pela preciosa ajuda que todos com a sua experiência e conhecimentos contribuem para o sucesso deste forum.

 

Após sete anos de pausa no mundo da aquariofilia (o "bichinho" fica cá sempre conosco), decidi remontar o meu inactivo aquário HAGEN de 120x60x40. Logo após os primeiros passos cedo começamos a sentir renascida a paixão por este mundo fascinante.

 

Não é bem como voltar a andar de bicicleta, porque nos apercebemos que algumas coisas não estão tão presentes como pensávamos e existe uma série de cuidados e precauções que devemos tomar antes de colocar lá os novos habitantes, e por se tratar de um aqua que esteve inactivo muito tempo, é que gostaria de contar com a vossa valiosa opinião.

 

Lavei bem o areão, as rochas e as plantas artificiais, que me perdoem os amantes da flora natural, mas sou mais apologista das plantas artificiais não só para evitar as algas e a água esverdeada, que acredito que com bastante cuidado e tratamento poderiam ser evitadas, mas para já prefiro colocar plantas artificiais.

 

Dei alguns retoques no móvel, comprei uma lâmpada nova (Aqua-Glo 40w), a que tinha tinha-se fundido, comprei um balastro novo (o que tinha estava queimado) e dei uns retoques no móvel.

 

O filtro que tinha era um Fluval 403, mas como esteve inactivo tantos anos e ainda por cima cheio, aliado ao facto de ser de corrente 120v, teria de substiuir peças incluindo borrachas, vou optar pela compra de um novo JBL e901.

 

Os dois termostatos de 100w estavam em mau estado, um até já deixava entrar água, não oferecendo assim segurança, pelo que também vou optar pela compra de dois Eheim Jager de 150w, e colocar um em cada ponta do aqua.

 

Já tenho o aqua com o areão, as rochas e as plantas artificias, todas lavadas, a minha dúvida agora é, uma vez que só vou ter o filtro daqui a uns dias, é aconselhável encher já o aquário, colocar aquasafe e deixar estar um tempo até à chegada do filtro, ou convém só encher o aquário quando tiver o filtro?

 

Quanto tempo deverei deixar para o ciclo? E que peixes começo a pôr e em que quantidade?

 

Será que vou ter problemas com a selagem do silicone?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, sê muito bem vindo ao forum e a cima de tudo sê muito bem vindo (de volta a este mundo)

 

Depois:

Dei alguns retoques no móvel, comprei uma lâmpada nova (Aqua-Glo 40w), a que tinha tinha-se fundido, comprei um balastro novo (o que tinha estava queimado) e dei uns retoques no móvel.

Ainda bem que retocaste duas vezes o móvel, aposto que ficou um espetáculo! :D

(Habitua-te aqui é tudo um bocado assim.)

Agora respondendo ao que perguntas, se não vais ter flora nenhuma, não sei como vai funcionar o ciclo, até por que não sou a pessoa mais experiente na área, mas provavelmente demorará muito mais a ser feito.

Quanto ao tempo que irá demorar? Não existe uma formula que te diga exactamente o tempo, no entanto ronda sempre as 3 semanas / 1 mês. Mas nada melhor que comprares uns testes de Nitritos/Amonia/pH para teres a certeza que a água está em boas condições! ;)

 

Os peixes, deverás introduzir sempre em pequenas quantidades de cada vez e só depois de te certificares que o ciclo está completo!

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, sê muito bem vindo ao forum e a cima de tudo sê muito bem vindo (de volta a este mundo)

 

Depois:

 

Ainda bem que retocaste duas vezes o móvel, aposto que ficou um espetáculo! :D

(Habitua-te aqui é tudo um bocado assim.)

Agora respondendo ao que perguntas, se não vais ter flora nenhuma, não sei como vai funcionar o ciclo, até por que não sou a pessoa mais experiente na área, mas provavelmente demorará muito mais a ser feito.

Quanto ao tempo que irá demorar? Não existe uma formula que te diga exactamente o tempo, no entanto ronda sempre as 3 semanas / 1 mês. Mas nada melhor que comprares uns testes de Nitritos/Amonia/pH para teres a certeza que a água está em boas condições! ;)

 

Os peixes, deverás introduzir sempre em pequenas quantidades de cada vez e só depois de te certificares que o ciclo está completo!

 

Essa duplicação foi o resultado das poucas horas de sono por causa do aquário :)

mas por acaso até foram vários retoques devido a algumas infiltrações de água, mas no final ficou mesmo um espetáculo!

Desconhecia que para o ciclo era preciso haver plantas vivas no aquário, pensei que eram os dejetos dos primeiros habitantes que iniciavam o ciclo das bactérias, mas vou investigar algumas plantas que sejam resistentes e de fácil manutenção.

Obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como o jflmartins disse, e bem, o ciclo não tem um tempo certo para arrancar... podes acelera-lo se adicionares bactérias que há à venda por aí...

Quando dizes que vais por plantas artificias para evitar as algas, é precisamente o contrário... não vais ter plantas que te consumam os nutrientes, havendo um desequilíbrio no aquário. e logo algas... as plantas naturais ajudam em muito ao bom funcionamento do aquário.... pensa nisso ;)

Quanto ao filtro, é um bom filtro sem duvida, mas se poderes esticar até ao e1501.... ficavas mais bem servido para esse aquário...

 

Devias verificar primeiro se o silicone tá em perfeitas condições... deixa um ou dois dias cheio de água, na rua ou varanda... se estiver tudo ok, podes começar a montar... convém montar o aquário o mais completo possível, com tudo a funcionar...

 

abraços e boa sorte neste regresso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como o jflmartins disse, e bem, o ciclo não tem um tempo certo para arrancar... podes acelera-lo se adicionares bactérias que há à venda por aí...

Quando dizes que vais por plantas artificias para evitar as algas, é precisamente o contrário... não vais ter plantas que te consumam os nutrientes, havendo um desequilíbrio no aquário. e logo algas... as plantas naturais ajudam em muito ao bom funcionamento do aquário.... pensa nisso ;)

Quanto ao filtro, é um bom filtro sem duvida, mas se poderes esticar até ao e1501.... ficavas mais bem servido para esse aquário...

 

Devias verificar primeiro se o silicone tá em perfeitas condições... deixa um ou dois dias cheio de água, na rua ou varanda... se estiver tudo ok, podes começar a montar... convém montar o aquário o mais completo possível, com tudo a funcionar...

 

abraços e boa sorte neste regresso

 

Pois, obrigado pelas vossas opiniões, na verdade eu até gostava mais de ter plantas vivas, não só pelo facto do equilíbrio do aqua como pelo bem estar dos peixes e sempre não são coisas falsas, só evitava tê-las com receio de não as conseguir manter. Mas se encontrar algumas resistentes de fácil manutenção vou sem dúvida optar por colocar algumas.

Já andei a pesquisar pelo forum e vou ponderar colocar algo dentro do género:

 

- Anubias

- Elodea

- Limnophila

- Sessiflora

- Hygrophila

- Polysperma

- Feto de java

 

Quanto ao filtro, bem sei que ficava melhor com o e1501... mas o orçamento não dá para tanto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, obrigado pelas vossas opiniões, na verdade eu até gostava mais de ter plantas vivas, não só pelo facto do equilíbrio do aqua como pelo bem estar dos peixes e sempre não são coisas falsas, só evitava tê-las com receio de não as conseguir manter. Mas se encontrar algumas resistentes de fácil manutenção vou sem dúvida optar por colocar algumas.

Já andei a pesquisar pelo forum e vou ponderar colocar algo dentro do género:

 

- Anubias

- Elodea

- Limnophila

- Sessiflora

- Hygrophila

- Polysperma

- Feto de java

 

Quanto ao filtro, bem sei que ficava melhor com o e1501... mas o orçamento não dá para tanto :)

 

 

Se não fores colocar substrato fértil e não queres ter muito trabalho com a flora do aquário, podes optar por plantas de baixa manutenção e que praticamente não precisa de muitos cuidados.

 

- Vallisnerias

- Anubias

- Fetos de Java

- Musgo

- e algumas plantas flutuantes

 

Vai dando novidades sobre a montagem...alguma dúvida pergunta...sempre podes evitar teres gastos em produtos que não sejam necessário.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com este aquário, podias fazer algo interessante com materiais naturais... troncos, rochas.... e claro plantas... é um desperdício colocares materiais artificiais....

Tens muitas plantas de baixa manutenção que dão o mesmo trabalho das artificiais :P

 

Já sabes que fauna vais colocar?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, definitivamente vou também colocar algumas plantas vivas resistentes e de relativamente fácil manutenção e alterná-las com as artificiais.

Em relação à fauna estou a pensar começar com um par de platys na segunda semana do ciclo, bem como limpa fundos (corydoras) e limpa vidros (Ottocinclus).

Depois de estar o ciclo completo, o meu objectivo é colocar mollys, guppies, espadas e neons, tudo peixes "comunitários" e pacificos :)

Numa fase mais avançada vou ponderar a compatibilidade dos seguintes:

- tanictis

- ciclideos anões

- ciclideos africanos (Pelvicachromis taeniatus)

- Ancistrus

- Synodontis Multipunctatus

- rasboras

- e... escalares

 

O que acham?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Antes de mais bem vindo.

 

Começando pelo filtro acho que te vais arrepender de ficares pelo E901...

Para o tamanho do teu aqua é bem necessário o E1501.

 

Um filtro deve fazer entre 5x a 7x o volume total do aqua. No teu caso o filtro deveria fazer entre 1400 l/h e 1960 l/h.

 

O E901 faz 900 l/h e o E1501 faz 1400 l/h...

 

Quanto aos termostatos também penso serem curtos para a tua litragem...

Na minha opinião, e uma vez que vais colocar 2 optaria pelo menos pelos de 200w, sendo que, na minha opinião, o ideal seriam 2x250w.

 

Dito isto volto-me para a flora.

Como já te disseram as plantas naturais ajudam a manter o sistema equilibrado e a prevenir algas e não o contrário.

Além disso as plantas artificiais (maioria delas) são prejudiciais para a fauna porque são bastante mais duras e podem magoar os nossos amigos de barbatanas.

 

Tens muitas plantas cujas exigências são mínimas e dão outro efeito ao aqua.

 

As decorações que tens no aqua são de plástico?

Porque não usar pedras e madeira natural?

Podes apanhar xisto por exemplo, ferver e colocar no aqua sem problema. É barato e fica bem mais natural.

O mesmo para a madeira. Desde que não seja de madeira resinosa podes colocar no aqua depois de bem fervido. Videira, oliveira, etc. podes por sem problema.

 

Por fim, relativamente á fauna acho que estás a querer misturar coisas de mais e que não são bem compatíveis...

Estuda melhor isso!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Antes de mais obrigado pela opinião e conselhos que são sempre úteis e muito bem vindos :)

 

Em relação ao filtro, numa situação ideal reconheço que seria melhor o e1501, mas tendo em consideração que sendo o aqua de 280L, se tiramos 20% para areão e decoração, ficam 224L, multipicando por 4 dá 896 (e901 = 900l/h), tudo bem que não é os 5 a 7 vezes a mais, mas tendo em conta que custa mais 50 euros do que o e901... nesta altura do campeonato é preciso ser razoável e o factor económico também pesa, outra questão importante é o consumo, o e1501 consome 20W enquanto o e901 consome quase metade 11W....

 

Em relação aos termostatos, o que eu tinha antes eram dois de 100w e sempre consegui ter a temperatura estável, agora optei por fazer um upgrade para dois de 150w, pelo que pesquisei aconselham 1w por cada litro, isso daria 280w, ora 150x2=300 estaria dentro do aconselhável, ou será que 2 de 150w é diferente do que ter um de 300w?

 

As decorações que tenho no aqua são de argila, as únicas de plástico são as plantas, mas vou alternar com algumas vivas e se derem bem gradualmente vou eliminando as artificiais.

 

Confesso que não gosto muito de ver troncos de madeira num aquário, mas é apenas gosto pessoal. Tenho um pedaço de xisto e algumas pedras que estou a pensar introduzir depois de montado.

 

Em relação à fauna, vou ter ao principio o mesmo que tinha, ou seja platys, limpa fundos, limpa vidros, guppies, espadas e neons, gradualmente introduzidos, nunca tive problemas de compatibilidade e até tinha tubarões. E só numa fase mais avançada introduzir um ou outro dos que mencionei mas claro que sejam compatíveis tanto em comportamento como em níveis da água.

 

Obrigado por toda a ajuda.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação aos vivos, sugiro os que tens, os tanitchys e os ancistrus.

as plantas tambem aconselho que arranjes plantas verdadeiras de modo a melhorar a qualidade da água e a vida dos peixes.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem temperatura ideal, mete aquela à qual se adequa os peixes que queres colocar, depois é deixares uma semana ou duas...

 

Vai fazendo testes e vê os resultados, quando estiverem bons, coloca 1º os mais resistentes, depois passado uns dias outros e por ai fora..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bem... passados quase 4 meses desde o ínicio da nova vida do "velhinho" Hagen 280l, muita coisa mudou, graças também à valiosa opinião e ajuda de alguns membros aqui do forum, que desde já agradeço.

As plantas artificiais completamente eliminadas, bem como as decorações artificiais, ao reler os post´s antigos nem acredito que era apologista de coisas artificiais dentro do aqua... :P

Agora só plantas verdadeiras e outros elementos também naturais!!! Dá um bocado mais de trabalho, mas não tem nada a ver...

Eis como está hoje:

 

dscn0357i.jpg

 

dscn0359n.jpg

 

dscn0361tc.jpg

 

dscn0344g.jpg

 

Fauna:

Plecostomus

Neons

Mollys

Coridoras

Ottocinclus

Tubarão albino

Bótia Palhaço

zebras

Caracóis Helena

 

* Na criadeira estão os alevinos de Molly com mês e meio, quase a serem libertos :)

 

Flora:

Valsinerias

Cabombas

Anubias

Feto de Java

Musgo de Java

Elodeas

Alternanthera reineckii 'Pink'

Hemianthus micranthemoides

Red ludwigia

 

Opiniões e comentários bem vindos.

Editado por Filipe_76
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.