O meu primeiro aquario


Claire

Recommended Posts

Dava um bom nome para um livro de aventuras... cómico e/ou por vezes até dramático, mas para já, e depois de já ter lido muito e até ter colocado algumas duvidas, queria vos apresentar o meu primeiro aquário...

Tem 80x30x40

Substrato SERA floredepot

Areão jbl manado

Filtro EHEIM classic 150

Termostato JAGER 150l

calha Halea 2xt5 sunshine

co2 caseiro

o layout foi se formando com muitas indecisões, põe ai, tira daqui... não afinal volta praqui... enfim... já não lhe mecho mais!

A flora é constituída por (da esquerda pra direita):

Echinodorus cordifolius spp fluitans

(nome desconhecido) roxa

Cabomba caroliniana

Dracaena marginata

Anubias barteri var nana

Microsorum pteropus

Echinodorus Bleheri

Cuba espalhada nos cantos

E nenúfares submersa

a fauna começou por

2 Escalares

1 Botia palhaço

1 Corydora paleatus

10 Tetra Cardinais

Passado 1 semana adequiri

10 Tetra cardinais doentes (portanto metade esta no hospital) 1 já morreu

1 Botia palhaço

E mais uma semana

1 Corydora panda

2 Ramirezis

 

e a ultima aquisição

1 ancistro

__________________________________________________________________________________________

 

dsc09771s.jpg

 

 

 

Ate agora esta tudo bem, os escalares já não ligam nenhuma aos cardinais, apesar de saber que breve terei que adquirir outro aquário (q chatice! Hehe que vicio!)

 

Espero que gostem tanto como eu... aceito todas e quaisquer criticas e/ou sugestões =)

 

 

Claire M,

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas noites, para começar adorei o layout do aquário muito bonito. Retirava o termómetro do vidro da frente.

 

Relativamente aos peixes acho que estás a exagerar na quantidade para o aquário, passa largamente qualquer escala de população máxima, vai te trazer problemas graves. Tens peixes para 200l de aqua.

 

Corydoras são peixes de cardume devias ter 4/5 da mesma espécie e vais poder apreciar o seu comportamento.

Botica vai ficar muito grande e vai dar cabo das tuas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada alvarenga, sim o termómetro e o teste permanente vão passar para as laterais, tive faltas de luz em casa e por precaução ficou a frente... mas já esta tudo bem... mas obrigada pelo reparo. Quanto a população sei que me entusiasmei mas penso que ainda aguentam uns mesitos assim, para breve ambiciono um novo e maior projecto =)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei bastante o layout. Muito bonito.

 

Quanto aos peixes como ja te disseram estás a abusar um pouco. Mas se vais fazer um projecto novo boa sorte!!

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Rodrigo,

 

tenho estado a inspirar-me com o aqua do JPOSPR, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191681&st=0

Estou organizando ideias e tenciono montar paralelamente e devagarinho o próximo aqua.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante agradável o layout do teu aquário.

 

Como já referido, tens população em excesso, embora estejas a pensar num novo projecto, para mais tarde passares parte da população, deves ter noção que eles não estão bem, por isso não te descuides na manutenção desse aquário, afim de não teres problemas nesse aquário enquanto pensas no novo projecto.

 

E como já referiste em cima, já tens uns de quarentena (doentes), não queiras ter todos!!! :(

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

todos não! que medo... mas esses 10 tetras ainda estavam no saco quando dei por ela... ficaram logo de parte.

 

deves ter noção que eles não estão bem

 

Achas que eles já se sentem mal? ainda são tão pequenos... pensei que me dariam uns curtos meses ate se sentirem apertados. Bem mas entretanto tenho os meus ramirezis a bicada um com o outro.... na volta tens razão, já é falta de espaço.... se amanha continuarem assim vou pedir a um amigo um aqua emprestado ate resolver a situação....

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Jorge! Também acho que me sai bem para a primeira vez... só espero que cora tudo bem, todos os dias surgem duvidas novas... mas é um processo muito bom.

 

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tinha visto o teu projecto mas por falta de tempo na altura, não postei nada.

Ao bocado vi te a postar noutro tópico e lembrei me do teu aquário, no entanto não o encontrava e como tal tive que te pedir o link.

 

Começo por dizer que se de facto foi o primeiro aquário que montaste, tenho que te tirar o chapéu.

Conseguiste um layout muito agradavel e bastante bonito.

É muito raro vermos membros que pela primeira vez conseguem tanta concretização.

A nível de esconderes parte dos aparelhos, concordo com o que foi dito, eu pessoalmente acho que quanto mais natural e assim sendo mais escondidos estiverem os aparelhos de manutenção, mais agradavel fica o layout para a nossa vista.

Também concordo que os escalares por mais pequenos que sejam não vão estar bem inseridos nesse aquário. E mais cedo ou mais tarde as coisas vão se complicar para eles, para a restante fauna e claro para ti.

 

Fico sem entender contudo, se esse aquário já esta maturado ou se foi recentemente montado.

Não falas muito da forma como fizeste o arranque (ciclo do azoto).

 

Inseres CO2 pelo que alegas, e fertilizações? Como estas a fazer isso?

 

Quanto ao filtro, falas de um classic 150. Não estou a ver qual é o modelo. Qual é a litragem máxima que esse filtro faz para o teu aquário que ronda os 80 litros brutos?

 

Parabéns pelo projecto, se puderes coloca mais fotos.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta ao Mestre e Guru Jorge N. Ferreira, ele ensina-te a fazeres isso numa semana :character0050:

 

Uma semana é muito tempo. Pago à hora saía-lhe caro ;)

 

 

Claire, há updates?

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é isso do ciclo do azoto? Interessa muito? :naughty:

 

 

Queres que te mande para um certo sitio Jorge? Lol

A malta anda a dizer tudo ao contrário, um dia alguém vai se acreditar e ainda vai ter desilusões a nossa custa;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu de momento estou na faculdade, logo n tenho aqui promenores do filtro. Qd chegar a casa respondo mais correctamente as questoes. Eu antes de postar li muito e fui tirando duvidas fase apos fase pelos posts. Penso ter feito tudo como deve ser etapa a etapa e depois de ter o aqua minimamente estabilizado e que o apresentei. Rapidamente sob a fertelizacao, ainda antes de ter peixe coloquei um post na respectiva area em que o incognitus me ajudou e informou com as macros... Penso estar td bem... Peco desculpa pela resposta pc esclarecedoras... Ligo posto uma foto com uma resposta mais a altura.

Obrigada pelo intresse que demonstram em ajudar

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...se foi o Incognitus então de certeza absoluta que te informou bem;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...se foi o Incognitus então de certeza absoluta que te informou bem;)

 

Sem dúvida, mais vale o Incognitus (quando eu não estou presente) do que o Julius :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

vou então tentar responder objectivamente as perguntas,

 

Fico sem entender contudo, se esse aquário já esta maturado ou se foi recentemente montado.
Não falas muito da forma como fizeste o arranque (ciclo do azoto).

 

O aqua é recente, foi montado a meio Janeiro, montei logo filtro com o Substrat Pro da EHEIM com as areias e algumas plantas. Passado 3 semanas 1 mês vieram os primeiros peixes.

 

 

Inseres CO2 pelo que alegas, e fertilizações? Como estas a fazer isso?

 

O Co2 é caseiro, retirei uma receita do forum (já agora para confirmação: 350g de açúcar - 1 pacote fermento "vahine"- 1c de chá de bicarbonato para 1l de agua)

Para alem do co2 estava a utilizar ferropol mas notei que as plantas carênciavam de alguma coisa pelo aspecto e postei na respectiva área um pedido de ajuda pelo que o Incognitus me recomendou macros, adquiri então Plant nutrition+ e Florin-K uma vez que este primeiro não tinha potássio...

Injecto as quantidades recomendadas 1 vez por semana depois das TPA's.

 

 

Quanto ao filtro, falas de um classic 150. Não estou a ver qual é o modelo. Qual é a litragem máxima que esse filtro faz para o teu aquário que ronda os 80 litros brutos?

 

O modelo do filtro é um EHEIM classic 150 modelo 2211 e pelas instruções faz 300l/h

 

Ontem tive a dar um jeito nas Cabombas e uma vez que a Cuba ta tramada cos botias mandei vir uma planta mais rasteira mas não era bem o que eu queria... já posto umas fotos ;)

 

 

Espero ter respondido acertivamente as perguntas colocadas.

Mais uma vez agradeço a atenção de todos e fico muito ... lisongiada pelos elogios quanto ao layout, obrigada!

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, devias equacionar rapidamente outro filtro. Tens bastante carga orgânica no aquário, as matérias filtrantes fazem o filtro perder força, logo na realidade o teu filtro cheio fará no máximo 200l/h. O que não chega a ser 3X a litragem do aquário.

 

Aguardo as fotos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devias equacionar rapidamente outro filtro

 

Eu acho que tens razão, eu tenho outro filtro igual mas o balde esta rachado, essa peça custa quase tanto como o filtro novo... estou a tentar arranjar em segunda mão mas ta difícil... estava a pensar utiliza-lo só com esponjas mantendo o outro como biobox. que achas?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora esqueci-me de mencionar que sempre que inseri peixes no aquario coloquei NUTRAFIN CICLE

 

e gostava que me dessem uma opinião quanto ailuminação, tenho uma calha 2xT5 de 39w 849mm com duas HAILEA Sunshine que vinham no conjunto, estava a pensar daqui a um tempo troca-las por duas ARCADIA, uma original tropical pro e uma plant pro... ou recomendam outro tipo/marca?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devias equacionar rapidamente outro filtro

 

Eu acho que tens razão, eu tenho outro filtro igual mas o balde esta rachado, essa peça custa quase tanto como o filtro novo... estou a tentar arranjar em segunda mão mas ta difícil... estava a pensar utiliza-lo só com esponjas mantendo o outro como biobox. que achas?

 

Sou sincero não entendi a tua ideia?

 

Não consegues colar o balde com silicone.ou fibra de vidro.

 

Sobre a iluminação sinceramente não sei ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.