O bichinho começa a ganhar forma


rgameiro

Recommended Posts

Boas.

 

Antes de mais queria agradecer à malta deste forum que me tem ajudado directamente e indirectamente através de tópicos de outros users! São os maiores...de facto começo a achar que a aquariofilia é mais do que um hobby, mas sim um modo de vida eheheheh

 

O Bichinho começou no fim do ano passado e no inicio deste ano começei a deitar mãos à obra. Fui adquirindo algum equipamento e estou a começar a fase de montagem.

 

Apesar de muito ler este forum e de ficar com algumas noções, sinto que a informação é tanta que não consigo absorver tudo à primeira, e acredito que algumas coisas só se aprende mesmo com os erros :P

 

Coloco este tópico para receber ideias, sugestões, esclarecer dúvidas e para ter a certeza que não estou a fazer nenhuma parvoiçe!

 

Para começar a minha ideia é fazer um comunitário. Com alguns peixes de cardume e uma boa equipa de limpeza. Apesar de ainda não ter totalmente decidido, a minha ideia anda por aqui:

 

- Guppys

- Tetra Cardinais

- Molly

 

Aqui surge a minha primeira dúvida. Escolhi estas espécies porque de entre as que gosto parecem-me pouco sensiveis, ou seja, são peixes resistentes à minha primeira incursão.

 

Segue agora o setup do aqua:

 

- Aqua 80x40x50 da Scalare

- Filtro Fluval 205

- Termostato Fluval 200W

 

- Substrato JBL Manado

 

- Iluminação: Calha de LED's IKEA (aqui está o meu grande problema...tenho a noção que é claramente insuficiente. pretendo no futuro investir em iluminação decente, mas por enquanto vou colocar plantas com baixas necessidades a ver se se aguentam)

 

Fauna

- Anubias

- Fetos de Java

- e estava a pensar em Blixias Japónicas, mas estou com medo que com esta iluminação vá correr mal :(

 

à parte das dúvidas que já coloquei em cima tenho mais algumas que agradecia se me pudessem ajudar :)

 

- A posição do termostato é indiferente certo? (horizontal ou vertical) e convém ficar no extremo oposto à entrada de água do filtro?

 

- Não convém deixar a parte da regulação da temperatura do termostato dentro de água pois não? ou não há problema?

 

- Tou a pensar começar a fazer o ciclo de azoto apenas com a areia e um tronco com fetos de java...plantando as restantes plantas depois...é má ideia?

 

- Que tipo de espécies aconselham como "equipa de limpeza"?

 

Bem penso que por agora é tudo...de certeza que vão aparecer mais...

 

Deixo apenas uma foto do inicio da montagem (só com o substrato e a primeira camada de areia), porque sei que a malta, tal como eu, gosta é de fotos :)

 

imag0339in.jpg

 

Mais uma vez Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Comecemos pelas calhas led do Ikea: umas servem outra não. Tenho um plantado com calhas do Ikea que tenho que colocar mais luz.

A posição do termostato é importante devido à circulação de água senão arriscas-te a ter diferenças de 3 ou 4 graus de extremo a extremo do aquário;

Eu tenho o meu termostato todo dentro de água, é submersível e o teu for desses, deve estar todo dentro de água;

Para fazeres o ciclo de azoto... junta pouca comida de dois em dois dias (eu repito: POUCA)

Em relação à equipe de limpeza é uma questão de ver o resto da fauna e de gostos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge.

 

Obrigado pela tua resposta!

 

Relativamente às calhas do IKEA, as que tenho são estas: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60116540/

 

O meu medo é relativamente ao espectro...porque quando eu disse adicionar mais luz, estava mesmo a pensar noutro tipo de luz. Ou por exemplo achas que duas calhas destas é suficiente? Em termos de luz até dá bastante luz...não sei é se é o tipo de luz indicada para as plantas.

 

O meu termostato e este:

imag0340a.jpg

 

Aquela parte que diz Fluval convém estar fora de água certo?

 

Relativamente à posição do mesmo, desculpa, mas fiquei com dúvidas na tua resposta. Portanto aconselhas a ficar do lado oposto à entrada de água? Ou mesmo a meio?

 

Em relação à equipa de limpeza gostava mesmo de saber que tipos de espécies dão. Por exemplo, os bótias são bons nessa tarefa ou nem por isso?

 

Obrigado mais uma vez!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço esse termostato, mas tens que ver se é submersível. Coloca no vidro traseiro do aquário na diagonal.

 

Tenho essas luzes no "mini-tanque" e não serve para plantados (e só tem 15cm de altura de água).

 

Em relação à equipe de limpeza, bótias para mim não é o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sabia que as luzes não davam :(

 

Podes-me dizer quais as que tens do IKEA sff?

 

Relativamente ao termostato vou ter mesmo de pesquisar...tou com algum receio. Mas a ideia de o colocar na diagonal é boa :)

 

Pois, os bótias não servem...continuo sem perceber bem que espécies se enquadram como "limpadores" :)

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.