rgameiro

Membro
  • #Conteúdo

    14
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

rgameiro's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas pessoal, Precisava de ajuda...tenho um casal de mollys pretas e do nada começaram a ficar com a barbatana desfeita, tanto a traseira com as laterais... Tenho um aqua de 160l com este casal de mollys, um casal de plattys, guppies, um bótia palhaço e um ancistrus. Todos parecem estar saudáveis, expecto o ancistrus que está com uma coloração de pele estranha...ás manchas... O que poderá ser? e como posso ajudá-los? Obrigado desde já!
  2. Pois eu sabia que as luzes não davam Podes-me dizer quais as que tens do IKEA sff? Relativamente ao termostato vou ter mesmo de pesquisar...tou com algum receio. Mas a ideia de o colocar na diagonal é boa Pois, os bótias não servem...continuo sem perceber bem que espécies se enquadram como "limpadores" Obrigado!
  3. Boas Jorge. Obrigado pela tua resposta! Relativamente às calhas do IKEA, as que tenho são estas: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60116540/ O meu medo é relativamente ao espectro...porque quando eu disse adicionar mais luz, estava mesmo a pensar noutro tipo de luz. Ou por exemplo achas que duas calhas destas é suficiente? Em termos de luz até dá bastante luz...não sei é se é o tipo de luz indicada para as plantas. O meu termostato e este: Aquela parte que diz Fluval convém estar fora de água certo? Relativamente à posição do mesmo, desculpa, mas fiquei com dúvidas na tua resposta. Portanto aconselhas a ficar do lado oposto à entrada de água? Ou mesmo a meio? Em relação à equipa de limpeza gostava mesmo de saber que tipos de espécies dão. Por exemplo, os bótias são bons nessa tarefa ou nem por isso? Obrigado mais uma vez! Abraço!
  4. Boas. Antes de mais queria agradecer à malta deste forum que me tem ajudado directamente e indirectamente através de tópicos de outros users! São os maiores...de facto começo a achar que a aquariofilia é mais do que um hobby, mas sim um modo de vida eheheheh O Bichinho começou no fim do ano passado e no inicio deste ano começei a deitar mãos à obra. Fui adquirindo algum equipamento e estou a começar a fase de montagem. Apesar de muito ler este forum e de ficar com algumas noções, sinto que a informação é tanta que não consigo absorver tudo à primeira, e acredito que algumas coisas só se aprende mesmo com os erros Coloco este tópico para receber ideias, sugestões, esclarecer dúvidas e para ter a certeza que não estou a fazer nenhuma parvoiçe! Para começar a minha ideia é fazer um comunitário. Com alguns peixes de cardume e uma boa equipa de limpeza. Apesar de ainda não ter totalmente decidido, a minha ideia anda por aqui: - Guppys - Tetra Cardinais - Molly Aqui surge a minha primeira dúvida. Escolhi estas espécies porque de entre as que gosto parecem-me pouco sensiveis, ou seja, são peixes resistentes à minha primeira incursão. Segue agora o setup do aqua: - Aqua 80x40x50 da Scalare - Filtro Fluval 205 - Termostato Fluval 200W - Substrato JBL Manado - Iluminação: Calha de LED's IKEA (aqui está o meu grande problema...tenho a noção que é claramente insuficiente. pretendo no futuro investir em iluminação decente, mas por enquanto vou colocar plantas com baixas necessidades a ver se se aguentam) Fauna - Anubias - Fetos de Java - e estava a pensar em Blixias Japónicas, mas estou com medo que com esta iluminação vá correr mal à parte das dúvidas que já coloquei em cima tenho mais algumas que agradecia se me pudessem ajudar - A posição do termostato é indiferente certo? (horizontal ou vertical) e convém ficar no extremo oposto à entrada de água do filtro? - Não convém deixar a parte da regulação da temperatura do termostato dentro de água pois não? ou não há problema? - Tou a pensar começar a fazer o ciclo de azoto apenas com a areia e um tronco com fetos de java...plantando as restantes plantas depois...é má ideia? - Que tipo de espécies aconselham como "equipa de limpeza"? Bem penso que por agora é tudo...de certeza que vão aparecer mais... Deixo apenas uma foto do inicio da montagem (só com o substrato e a primeira camada de areia), porque sei que a malta, tal como eu, gosta é de fotos Mais uma vez Obrigado!
  5. Epa parece-me que fizeste copy paste de outro comentário anterior ao teu =) mas boa na mesma! para além do copy paste que me parece escusado...isto é a única coisa que tens a dizer deste tópico? Obrigado!
  6. Nesse tipo de bricolage tenho muito jeito...e nem preciso de martelo =) Obrigado pela disponibilidade a sério...provavelmente vou aceitá-la eheh
  7. Percebo. a questão é que a compra do aquário está a ser dificil exactamente por causa da iluminação...vistoq ue existem aquários com e sem iluminação. Mas sim percebo a tua ideia...e se calhar vou por aí e acreditar nos meus dotes de "bricolageiro" =P
  8. Pois...tens razão...voltei à estaca zero!
  9. Epa então se tu tens essa iluminação está decidido =) Agora só me falta mesmo tratar da calha... ...ahhh e comprar o tanque, se calhar vai dar jeito!! Obrigado!
  10. Boas Obrigado aos dois pelas respostas. Relativamente às Luzes LED, acho que vou ter mesmo de adaptar as plantas aos LEDs, ou seja, escolher plantas que precisem de poucas luz, até porque a questão da iluminação é que me está a fazer sair bastante do meu orçamento. Relativamente ao aquário e tendo em conta o que disseram, acho que vou optar por o ter aberto com a calha suspensa. Quanto ao filtro definitivamente vai ser um externo, e sim vou cumprir esse rácio de 5x. e a resistência de 200W também. Quanto ao aquário e filtro que tens à venda, Jorge, já trocámos uns emails e estou a ponderar. tenho outras opções que ainda estão em estudo. Voltando à iluminação que vai está a ser a minha maior dor de cabeça (se calhar por azelhiçe) isto era o que estava a pensar: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40192361/ O que acham? Partindo do principio que escolho plantas com poucas necessidades... Obrigado mais uma vez pela preciosa ajuda, senão acho que nunca iniciava este projecto!
  11. Boas, muito obrigado pela tua resposta. 1 - realtivamente ao ser aberto ou fechado. estou na dúvida por dois motivos: primeiro porque me disseram q pode haver muita evaporação de água (em ambientes mais frios claro, e a minha sala é fresquinha ) e outro porque pensei (provavalmente mal ) que estando aberto poderia entrar pó e que fizesse mal aos peixes (n vale rir ehehe) 2 - relativamente a peixes, como disse ainda estou a iniciar, já vi alguns peixes que gosto, mas que ainda não sei detalhes como: - saber se podem estar juntos - necessidades de água (não sei se os posso incluir todos no mesmo aquário) - quantidade de peixes no aquário. Já vi aquários de ciclideos que gostei bastante, acho que para este tipo de aquários não interessa muito as plantas (certo? ou errado? =P) E também gosto de escalares, botias palhaço, ramirezi, neon... 3 - relativamente a plantas (ainda não cheguei lá sinceramente) 4 - já percebi que o facto de ter LEDs me vai restringir bastante nas plantas...se decidir comprar os LEDs, o que devo ter em conta? número de luzes? potencia? espectro de cores? 5 - relativamente à calha DIY ainda vou ter de palminhar muito, não sou mt dado ao bricolage, aliás esta é a primeira vez que penso em meter mãos à obra, tal não é a vontade de criar este projecto =) mas relativamente a estes DIY já reparei que existe um master aqui no fórum...o Jorge, correcto? Obrigado mais uma vez
  12. Boas, ainda estou na fase de planeamento. Sou completamente noob neste mundo e quanto mais leio mais indeciso fico =) (exagero!!! ehehe) não quero cometer nenhum erro que me possa arrepender mais tarde. Já tenho uma ideia do que pretendo, mas como orçamento é curto tenho tido algumas dificuldades. Ainda estou a analisar o aquário, muitos deles enviados pelos users aqui do forum (para comprar), mas tenho algumas dúvidas que podem influenciar a decisão. Pretendia um aquário todo em vidro, com tampas de vidro tb, com uma calha suspensa. Aqui surge o principal problema, a calha. São carissímas. Vi umas luzes LED no IKEA que com algum bricolage dava para fazer o que pretendo, a minha questão é se estas luzes LED do IKEA servem para um aquário plantado? Tenho outras dúvidas, mas se me ajudassem nesta já era um grande avanço Outra questão, é preferivel ter o aquário tapado ou aberto, ou melhor, quais os incovenientes de o ter aberto? P.S. O aquário vai ser de 80cm ou 100cm, ou seja de 80l ou 100l, mais coisa menos coisa... Obrigado!
  13. Obrigado pela resposta. Já andei a ver no forum, mas de facto existe muita informação, por isso pensei em abrir um tópico. Como vocês têm mais experiência podia-me dar uma ou outra dica Mas sim, vou ser mais exaustivo!
  14. rgameiro

    Iniciação!

    Boas! Estou a pensar iniciar-me neste mundo. Para além do conhecimento que ainda é muito curto estou a ter algumas dificuldades pois já percebi que o investimento inicial é puxado. Estava a pensar num aquário de 100l para começar. Já vi muitos e gosto particularmente de alguns que já vi aqui no site todos em vidro com uma calha de iluminação suspensa. A minha pergunta: Onde consigo arranjar o aquário a um preço mais acessível? Já procurei em segunda mão mas não encontro aquilo que procuro. Antes de mais o meu obrigado!