Inserir novos peixes no aquário - Quarentena?


Recommended Posts

Boas!

 

Comecei por comprar 4 tanictis para saber se se ambientavam. Esperei 3 semanas e agora comprei mais 2, porque o aquário principal não pode levar mais que 6. No entanto, optei por colocar estes novos num pequeno aquário de quarentena com 8L retirados do outro aquário para não introduzir eventuais doenças no aquário principal. Estão lá há 2 dias.

 

Claro que este aquário não tem as mesmas condições do principal: é mais pequeno e não tem filtro nem esconderijos.

 

As minhas perguntas são as seguintes:

 

1) Quando introduzem peixes novos também os colocam em quarentena ou introduzem logo no aquário principal?

2) Se os colocam em quarentena, quantos dias os deixam lá até os mudarem para o aquário principal?

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço quarentena (se bem que deveria fazer).

Mas não faço por dois motivos:

1º não tenho um aquário para isso;

2º desde que não analisei bem os peixes que trouxe de uma loja (Reino dos Bichos) e não se responsabilizaram pelo que vendem, comecei a olhar melhor para eles antes de comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço quarentena (se bem que deveria fazer).

Mas não faço por dois motivos:

1º não tenho um aquário para isso;

2º desde que não analisei bem os peixes que trouxe de uma loja (Reino dos Bichos) e não se responsabilizaram pelo que vendem, comecei a olhar melhor para eles antes de comprar.

 

Nao fazemos quarentena mas fazemos adaptaçao. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao fazemos quarentena mas fazemos adaptaçao. :)

 

yap aqui e igual adaptação antes de entrar no aqua

 

Eu não faço quarentena (se bem que deveria fazer).

Mas não faço por dois motivos:

1º não tenho um aquário para isso;

2º desde que não analisei bem os peixes que trouxe de uma loja (Reino dos Bichos) e não se responsabilizaram pelo que vendem, comecei a olhar melhor para eles antes de comprar.

 

E como o jorge diz antes de comprar o peixito olhar bem para ele na loja :crazyeyes:

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... o aquário que tenho extra também não serve para quarentena, porque é muito pequeno. A minha ideia era ter lá os peixinhos 2 ou 3 dias para perceber se lhe aparece ictio ou algum comportamento estranho antes de os passar para o aquário principal.

 

A verdade é que um deles acabou por morrer 24h depois de o comprar. Os sintomas que lhe detectei são compatíveis com sinais de stress, ou seja, falta de apetite, timidez e muito parado ao contrário do seu companheiro.

 

Agora estou num dilema, mudei 50% da água do aquário de quarentena e não sei se deva manter lá o outro peixe ou mudá-lo já para o aquário principal já que continua a comportar-se normalmente.

 

Às vezes queremos tanto seguir as regras que acabamos por fazer pior... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mudava para o principal.

 

Vê esta situação:

Trazes o peixe da loja e colocas de quarentena. Tens que fazer habituação e o peixes está stressado.

Tiras o peixe de quarentena e colocas no principal: tens que fazer habituação e o peixe fica stressado.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mudava para o principal.

 

Vê esta situação:

Trazes o peixe da loja e colocas de quarentena. Tens que fazer habituação e o peixes está stressado.

Tiras o peixe de quarentena e colocas no principal: tens que fazer habituação e o peixe fica stressado.....

 

Ou seja o gajo fica super stressado ::D:

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mudava para o principal.

 

Vê esta situação:

Trazes o peixe da loja e colocas de quarentena. Tens que fazer habituação e o peixes está stressado.

Tiras o peixe de quarentena e colocas no principal: tens que fazer habituação e o peixe fica stressado.....

 

Pois... acho que tens toda a razão.

 

Já tinha pensado nisso... sempre que se muda de aquário, por muitos cuidados que se tenham, temos sempre o risco de os estar a stressar. Já que aparentemente parece estar tudo bem com este, mais vale estar stressado e bem acompanhado do que stressado e sózinho.:)

 

Vou mudá-lo hoje! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto... como um mal nunca vem só... um dos peixes do aquário principal de repente ficou com este aspecto "agressivo", ou seja parece que ficou com a boca presa e não a consegue fechar.

 

Alguém sabe o que possa ser?

 

dsc07683k.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma cárie? LOOOOOOOOOOOOOOOOL Pode ser uma deformação.

 

Até mete medo! Quando lhes dei comida esta manhã ainda não estava assim, mas quando voltei por volta da hora do almoço estava com este aspecto.

 

Parece que deslocou a mandíbula... não parece ter nada na boca, só espero que não prejudique a sua capacidade de se alimentar.

 

Já procurei por doenças que provoquem deformação da mandíbula, mas o que encontrei foi uma doença em que a deformação da mandíbula é o culminar de outros sintomas bem mais visiveis e que ela não tem nem nunca teve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. O peixito entretanto já conseguiu levar ao maxilar ao sitio, já voltou ao normal uns 4 ou 5 dias depois. :)

 

O novo peixe foi introduzido no aquário principal e adaptou-se muito bem, não se esconde nem é atacado pelos maiores... andam sempre juntos e embora haja alguma variação de cores ao longo do dia, parecem todos saudáveis. ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse peixe que colocaste sozinho, por acaso não é peixe de cardume?

 

É de cardume sim.

 

Eu coloquei os dois que comprei em quarentena... quando um deles morreu não deixei o outro sozinho, foi logo para o aquário principal.

 

Mas essa também parece ser uma explicação para aumento de stress que faz com que tenha aprendido a lição em relação a colocar peixes de quarentena. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia era essa, mas como um deles morreu... ainda só ficaram 5.

 

Deve haver mais nas lojas.

Mete aqui um anuncio no "Procura-se" do fórum pode ser que apareça mais barato ou até troquem por algo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve haver mais nas lojas.

Mete aqui um anuncio no "Procura-se" do fórum pode ser que apareça mais barato ou até troquem por algo.

 

Eles até nem são caros (entre 1,45€ e 1,60€), mas a loja fica longe demais para um desempregado (isto é... gasto mais em gasolina que no peixe), por isso tenho que esperar até haver mais tarefas para fazer perto da loja... possivelmente para a próxima semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.