TMLP Publicado Março 6, 2012 Publicado Março 6, 2012 Ora boa tarde a todos, Tenho em mente iniciar o projecto de um aquário plantado de 216L, nomeadamente o Jebo R210. (1035 x 450 x 595 mm) Será para ciclídeos anões (ramirezi) e possivelmente discus. Neste momento as dúvidas que tenho é no filtro e no CO2. Já vi dois filtros externos e gostava que me ajudassem a escolher ou até a dar-me novas sugestões. http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/sera-fil-bioactive-250.html http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-classic-2213-plus.html No CO2 estou completamente às claras... Para um aquário desta capacidade o que me recomendam? Quanto tempo normalmente dura uma garrafa de CO2? Que cuidados é preciso ter? Qual a manutenção que devo dar? Cumps. Citar
InCoGniTuS Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 Ora boas! Antes de mais esse aqua não é de 216l mas sim de 280l! É igual ao meu! Depois esquece esses filtros... Nenhum dele é suficiente para esse aquário! Um filtro tem de fazer entre 5x a 7x o volume de filtragem do aqua. O que eu tenho é este. Quanto ao CO2 também tenho pressurizado e com uma garrafa de CO2. Instalei-a à cerca de 3 semanas... Quando acabar aviso-te! Fora de brincadeira... O que ouvi dizer é que dura mais de 6 meses. Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
TMLP Publicado: Março 6, 2012 Autor Publicado: Março 6, 2012 pois realmente se for fazer as contas tendo em conta a dimensão do aquário ele tem 280L. Mas no site diz 216... é de aproveitar... ainda assim tenho que me informar com eles... Pois sendo assim em relação ao filtro vou ver um EHEIM Professional, dizem ser muito bons... E o CO2 onde adquiriste? Quanto te custou? Citar
barrel_stuf Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 (editado) Boas, quanto ao CO2, se estiveres numa de poupanças, vai pelo caseiro que é uma maravilha. A única desvantagem é não teres tanto controlo, mas como os valores são relativos, não faz diferença. Muita malta por esse fórum fora alimenta plantados espectaculares a CO2 caseiro. E é extremamente simples. Se tiveres dinheiro para gastar já sabes. Cumprimentos Editado Março 6, 2012 por barrel_stuf Citar
InCoGniTuS Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 pois realmente se for fazer as contas tendo em conta a dimensão do aquário ele tem 280L. Mas no site diz 216... é de aproveitar... ainda assim tenho que me informar com eles... Eles avançam esse valor como um valor de água útil previsível. Mas à partida terás mais! Quanto ao CO2 comecei com caseiro mas consegui arranjar um sistema barato. A garrafa de CO2 veio a custo 0. O redutor que comprei foi este. Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
TMLP Publicado: Março 6, 2012 Autor Publicado: Março 6, 2012 obrigado aos dois. sim o caseiro poderá ser uma hipótese mas tenho que estudar melhor a manutenção e cuidados que se têm que ter com aquilo. em relação ao filtro externo que me dizem deste? http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-profissional-3-2073.html Citar
barrel_stuf Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 (editado) Não tenho experiência com eheim, portanto não vou dar opiniões sobre esse, mas tenho com JBL, e digo-te, o que uso é um espectáculo. Tenho um JBL Cristal e901 e aquilo nem pia. Também só o tenho há 4 meses... Mas está uma maravilha. E penso que na aquaristik é mais barato, o meu pelo menos. Encomendas de grupo com o patrocinador do fórum e ainda levas 10 % de desconto Ah, e quanto ao CO2, meu amigo, aquilo tem menos exigências que um aquário vazio. Falando mais a sério, o sistema de CO2 caseiro é tão mais barato que nem vale a pena dizer quão, e as exigências, se for bem feito(bem vedado com silicone às toneladas pelo sim pelo não, também custa pouco mais de 1 euro o silicone), consistem apenas em fazer uma mistura nova de 15 em 15 dias e deitar lá para dentro, o que até é um prazer. E não há cá gelatinas nem nada disso, é só misturar e deitar lá para dentro. Cumprimentos Editado Março 6, 2012 por barrel_stuf Citar
barrel_stuf Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 na verdade eu fui vendo muitos até por fora do fórum, e depois, mais por memoria, pq a coisa nem é muito complicada, montei o meu. Que me lembre agora neste instante, esta é a imagem que mais se adequa ao meu sistema, com algumas alterações que te direi de seguida. http://www.google.pt...9QEwAQ&dur=2534 Eu só tenho uma check valve, que é aquela cena que impede a água de retornar do aquário, e está localizada entre a garrafa pequena e o difusor dentro do aquário. Depois, eu também só tenho uma garrafa, que é quanto preciso para o meu aquário de 150 litros, mas no teu caso eu punha duas. Fazes um buraquinho na ponta da garrafa e metes o tubo lá por dentro( o buraquinho deve ficar de modo a que o tubo passe à justa, acho que estas coisas tu até vais percebendo À medidas que montas, é lógica simples) e depois enches tudo com silicone po dentro e por fora da tampa à volta do tubo na zona do buraco. Mas mete mesmo muito silicone, não há stress. Pelo desenho percebes que a garrafa mais pequenina tem duas entradas, uma é o tubo que vai parar dentro de um pouco de água, ou seja, enches a garrafinha com um pouco de água, tipo 1/3 da garrafa(serve de conta bolhas e ao mesmo tempo impede que no caso de a mistela entrar pelo tubo acima entre também no aquário). Os tubinho que entram nas garrafas grandes e aquele que leva o ar da pequenina para o aquário devem estar apenas 5 cm metidos para dentro da tampa, para evitar que toquem na mistela! Depois, em vez daquele sistema de bombas de ar todo, eu tenho simplesmente na ponta do tubo um difusor(foi muito complicado encontrar um que servisse, mas dp de muita pesquisa acabei por concluir que um pauzinho do chines redondo e bem enfiado lá para dentro do tubo é a melhor solução, pq é feito de bambú e tem canais minúsculos). Mas isso é conversa para depois de estar tudo montado. Agora até vou experimentar um de vidro Eu disse o que me veio À cabeça, devo ter-me esquecido de alguma coisa, pergunta se quiseres Ah e o material, foi encomendado À aquaristik pelo patrocinador do fórum, a receita que dp falamos foi comprada no continente, eo silicone foi comprado no aki! Citar
TMLP Publicado: Março 7, 2012 Autor Publicado: Março 7, 2012 Agradeço imenso a ajuda barrel_stuf mas provavelmente vou optar por este http://crystalred.eu/produto/843/co2-kit-classic-2-kg/ Que dizem? Citar
barrel_stuf Publicado: Março 7, 2012 Publicado: Março 7, 2012 Se tens dinheiro é uma boa opção, mas na CrystalRed as coisas são quase sempre mais caras Citar
InCoGniTuS Publicado: Março 7, 2012 Publicado: Março 7, 2012 obrigado aos dois. sim o caseiro poderá ser uma hipótese mas tenho que estudar melhor a manutenção e cuidados que se têm que ter com aquilo. em relação ao filtro externo que me dizem deste? http://www.pet4you.n...nal-3-2073.html Sendo EHEIM é um excelente filtro! No entanto apenas te faz 1050l/h... O que dá apenas 3,75x de filtragem em relação ao volume do aqua... Na minha opinião é um pouco "curto"... O JBL que eu te sugeri faz-te 1400l/h e é uns € mais barato que esse! E posso garantir-te que ficas com um grande filtro! Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Recommended Posts