O inicio


RuiMFJ

Recommended Posts

De um dia para o outro resolvi entrar pelo aquario. Acabei por comprar quase todo o material aqui neste forum...acabando por fazer excelentes negócios...e após 4 semanas a ciclar começou o povoamento. Devido ao facto de ter estado até à bem pouco tempo com uma iluminação irrisória (apenas 20w) as plantas no que era e é para ser um plantado...ficaram em stand by. De momento a iluminação melhorou um pouco...e a ideia é ter apenas plantas resistentes e talvez fazer numa parte do aquario um carpete...(ainda não está decidido com o quê)...o CO2 talvez seja o proximo negocio por aqui... :naughty:

Aqui ficam os dados...se alguém tiver algum reparo a fazer...gostaria de o "ouvir"...

Dimensões do aqua: 80x50x50

Filtragem: 2 filtros exterior:eheim 2222 + atman professional I capacidade 600l/h

iluminação: calha dynamic pl 4x36w

termostato: eheim 300

 

decoração:

substrato Manado e areao

troncos e pedra vulcanica que fazem a separação entre o manado e o areao

 

plantas:

de momento são escassas e apenas:

Vallisneria

Sagittaria

anubia

 

Vivos:

2 corys

2 krebensins (quase a ser pais)

3 molys

5 olhos de fogo

1 tubarao bicolor

2 barbos cereja

3 barbos Ticto

2 colisas

1 beta (transitou de uma beteira)

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sê bem vindo!

 

Em relação à parte técnica, filtragem e termostato, parece-me tudo bem, fico contente que tenhas tido a paciência de ter esperado 4 semanas e ter aguardado que o ciclo de azoto se tenha estabilizado.

 

Em relação à fauna, na minha opinião geral detetei aí 2 problemas, corydoras são peixes de cardume, só 2 não constituem um cardume, colocaria pelo menos 4, as molyes têm um problema, são peixes de águas salobras (meio doce, meio salgada) e misturadas com esses peixes não me parecem estar no ambiente delas.

Confesso que não pesquisei, mas se fosse a ti pesquisava em relação a esse Tubarão e ao tamanho que ele atinge em adulto, algumas espécies ficam com tamanho à volta dos 20cm o que não será adequado para o teu aquário.

 

Faltou-te dizer os parâmetros da água

Temperatura

pH

Amónia

Nitritos

Nitratos

KH e GH

 

...e fotos!! :)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta...fiquei um pouco espantado pelo facto de ter sido mencionado as mollys mas depois de reler o meu post...percebi que o engano era meu. Na realidade não tenho mollys mas sim espadas (tinha estado aqui a ler algo sobre as mollys antes de colocar o post...e inadvertidamente coloquei-as no meu aqua sem lá estarem)...

 

quanto ao tubarão bicolor...foi uma precipitação...pois logo nos primeiros minutos deu para perceber que não iria ser muito social com a vizinhança...felizmente o casal kribensis tem colocado um pouco de travão às desavenças do rapaz...mas brincadeira à parte deverá ser um erro a corrigir muito em breve...

 

aqui fica uma foto:

sam3933.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto está um pouco pequena, mas parece-me bem, relação ao substrato apesar de teres criado uma fronteira custa-me a acreditar que se vão manter separados por muito tempo, mas esperemos que sim.

 

Gosto do aspecto de quase "CUBO" e dada a profundidade dá-te bastante espaço de manobra, como referi antes parece-me um aqua muito bem planeado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho os mais pequenos (filhos)...a melgarem-me para colocar ali uns camarões...atendendo às especies que ali tenho...acham viavel ou será que os camarões apenas iriam servir rapidamente de petisco?

Apesar de na foto ainda não ter muitas plantas (neste momento tem um pouco mais) a ideia é o aqua ficar densamente preenchido na zona posterior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, aquário bem planeado e estruturado. Relativamente aos peixes acho que vais ter problemas com o betta e as colisas, não se dão bem, muito sinceramente acho que o teu betta vai ter problemas nesse aquário com quase tudo o que ai esta....

Devias ter mais peixes de fundo não são suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...por acaso o betta não estava nos planos...o pobre coitado foi repescado nas ultimas de uma beteira oferecida à minha filha...sinceramente estava mais morto que vivo e nunca pensei que escapa-se...mas agora ganhou nova alma. Por enquanto não tem havido problemas...por sinal ele frequenta um dos lados do aquario e as colisas o outro...mas...a ver vamos.

Em relação aos peixes de fundo...ainda hoje haverá mais habitantes dessa zona...as corys vão ter mais companhia...só estou a ver é se uns reds conseguem sobreviver aqui...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algumas duvidas com essa foto, parece-me teres placas de pedra mármore? O que são ? conselho com o coco lixa-o coco para perder os fios da casca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não são pedras de marmore...(ilusão óptica da foto)...aquilo é xisto...e ainda vai ter de ser recomposto pois está com um ar pouco natural...foi uma improvisação à pressa...devido ao facto de ter comprado um casal de krebensis com a senhora krebensis já preparada para ser mãe...e fiz aquilo à pressa para eles...mas eles depois de inspeccionarem a casa, entenderam que não tinham condições para ali morar. Arranjei então o coco e realmente essa dica da lixa foi realmente o que me faltou...agora vou ter de esperar pois já está ocupado pelo casal krebensis que devem ser pais de um momento para o outro...

 

entretanto a casa de xisto foi logo ocupada pelo Libeo bicolor que não sai de lá a não ser para dar uns sustos nos vizinhos...

 

Será viável colocar ali uns camarões?

 

A primeira fatalidade...hoje tive a primeira morte dentro do aquario...um dos barbos odessa fez o mergulho eterno...

...não sei o que se passa mas ja começava a desconfiar que isto iria acontecer...desde ontem que tenho notado que os Barbos estão apaticos...eles que eram tão activos...de repente deixaram de fazer correrias juntos...cada um foi ficando para o seu lado...um deles perto da superficie os outros dois escondidos no meio das plantas...

 

tive a analisar o cadáver e não tinha sinais visíveis de homicídio ou de qualquer doença...mas notei que um dos barbos sobreviventes tem sinais numa das nadadeiras de ter sido espancado por alguém...

 

de resto...todos os restantes habitantes continuam na sua azafama como se nada tivesse acontecido...

 

sinceramente tenho pena...pois adoro o barbo odessa...estes ainda estão a crescer e estavam a ficar ja uns lindos peixes...mas estou a ver que as coisas não estão a correr bem para o lado deles...tenho os niveis da agua dentro do normal...apenas o PH está um pouco elevado...7.5

 

11H00 - declarado o 2º óbito...o barbo que andava mais à superficie fez também o seu mergulho eterno...causas da morte: desconhecidas...

o resto da fauna continua a evidenciar bons sinais de saude...apenas resta o ultimo Barbo Odessa o qual continua apatico no seu canto...

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph a 7.5, não seria a causa de morte, verifica amónia e nitratos no aquário. Mas acredito em estarem a ser vitimas de ataques, tens vários candidatos a fazerem-no.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz os testes ontem à noite...e estava tudo correctíssimo... amónia nem ve-la...em relação a um possivel homicidio...a coisa sera mais grave...pois nesse caso estarei na presença de um genocidio racial...visto até agora apenas os Barbos Odessa terem sido eliminados...

o Labeo Bicolor...é pouco social...mas actua apenas numa zona muito curta do aquario e tirando umas corridinhas aos vizinhos pouco mais tenho visto...os krebensis uma vez que estão a preparar-se para ter filhos...estão mais territorialistas e não toleram vizinhança por perto...mas por norma só dão corridas aos que se aproximam do coco pelo fundo...a meia agua não se incomodam muito e os Barbos nem são os que mais se aproximam daquele sitio...mas enfim...tenho de apresentar queixa...pois começo a suspeitar que isto não são mortes de causas naturais...

 

entretanto o unico sobrevivente dos Barbos Odessa...já está de novo activo...acho que saiu do transe em que se encontrava...já tentei que ele falasse visto ser à partida a testemunha mais indicada...mas preferiu manter-se em silencio... não apresenta sinais de qualquer luta nem doença...

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem entrar em pânico lol, para baixo levam corrida, na zona do labeo levam corrida, em cima levam com o betta, se as colisas andarem chateadas com o betta dão corrida em tudo. Esses peixes estão a jogar ao corredor, é mocada de todo o sitio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fiquei na dúvida se tens um aquário ou um ringue de boxe.

Essa fauna não foi muito bem estudada pois não?

Tens que começar a distribuir Xanax com a comida para eles se acalmarem :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e a vida continua...

o casal kribensis foram finalmente pais...é mesmo caso para dizer "são mais que as mães"...

tem sido muito engraçado ver como os pais passeiam os filhotes pelo aquario...confesso que me surpreendem com esta forma de cuidados que eles tem para com os miudos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ponto de situação ao fim de quase 1 mês...

 

Obitos - 3 barbos odessa, investigação arquivada sem se conhecer as causas das mortes que ocorreram num espaço de 3 dias

 

Comunidade:

1 casal de Kribensis + 5 filhotes com 1 mês e caso cresçam obviamente que irão rumar a outros destinos

1 labeo bicolor

1 casal de colisas

1 betta

2 barbos cereja (juvenis)

5 corydoras jully

5 tetra -olho de fogo

3 espadas

1 ampularia dourada (editado: já foi dada)

 

Tirando o caso das estranhas mortes dos barbos odessa, até agora tudo tem corrido dentro dos parâmetros normais...ou seja não existem indícios de conflitos entre os habitantes ou de doenças...

 

No que diz respeito a algas...até ao momento para além de uns pequenos vestigios de algas verdes nos vidros e um pouco em algumas partes dos troncos...nota-se também uns pequenos vestigios de algas castanhas nas folhas das plantas...mas por enquanto ainda não passam de vestigios.

 

Tpa - tem sido feitas com alguma frequencia...na ordem dos 15 l...de 3 em 3 dias

 

Factos mais relevantes:

Para além das estranhas mortes dos barbos odessa já aqui relatadas...realço como o facto mais relevante o comportamento dos Kribensis.

Para além de serem uns peixes de grande beleza o seu comportamento também é surpreendente. De inicio estava com um pouco de receio visto serem da especie de ciclideos e serem peixes territoriais.

Quando os trouxe para o aqua eles estavam quase a ter filhotes e isso realmente veio a acontecer pouco tempo depois. Como era a primeira criação não tomei qualquer cuidado adicional em relação aos filhotes.

 

Os kribensis passaram a ser um pouco agressivos com o intuito de protegerem os seus filhotes. Apesar de demonstrarem agressividade a verdade é que para além de umas corridas aos curiosos que se aproximavam, nunca os vi fazer estragos a outros peixes e até toleravam de certo modo a presença de alguns que eles lá entenderiam não serem perigosos para os filhotes.

 

Fiquei deveras surpreendido com a forma como eles lidam com os filhotes...pareciam uns cachorrinhos a passear com os pais...obviamente que com o passar dos dias a prol foi diminuindo...(não protegi os filtros o que em certa parte pode explicar uma parte dessa diminuição). Recentemente resolvi retirar dois para dentro de uma maternidade e ver se os consigo fazer crescer.

 

Neste momento o casal já passa mais tempo a passear por todo o aquario sem andarem stressados e ostentam umas cores brilhantes...já topei que o macho quer mais filhos...pois já o vi a fazer uma dança meio estranha junto da femea.

 

Em relação ao labeo bicolor para além de estar a ficar um peixe lindo...não tem incomodado nada os restantes habitantes...

 

O unico problema de momento em vigor...é com a ampulária dourada...pois deve achar que está na altura das podas e tem-me andado a dar umas boas podas na minha vegetação o que não me está a deixar propriamente muito agradado...com tal comportamento vou ser obrigado a retira-la do aqua com alguma pena...pois o bicharoco até é engraçado e aqui as crianças de casa a primeira coisa que fazem quando chegam da escola é ver quem a descobre primeiro...quem perde depois faz o lanche.

 

Duvidas:

atendendo ao tamanho do aqua (200 litros)...acham que a fauna é excessiva ou está dentro dos parametros normais?

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites, sinceramente não acho a tua fauna exagerada, mas não mexia, tens ai espécies, não compatíveis. Mas que para já estão a conviver bem. Não metas nada podes estragar o equilíbrio e a perca de território de alguma espécie pode trazer problemas graves problemas e teres uma guerra ai dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

estado actual das coisas...apenas introduzi recentemente um SAE...

como seria de esperar...começam a aparecer algumas algas...

quanto à familia kribensis...optei por colocar dois dos filhotes dentro de uma maternidade e deixar os restantes com os pais. Neste momento...existem apenas 4 filhotes vivos...os dois que estão na maternidade e dois que acompanham os pais para todo o lado...

 

29032012.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

E o tempo passa quase sem darmos por isso (já lá vão quase 5 meses desde o meu ultimo post)...bem...o aquário ainda tem agua...peixes...e umas plantas que não param de crescer :thumbup3: ... Quanto à rapaziada lá do sitio as colisas deixaram este mundo...e o beta também chegou ao fim dos seus dias (já tinha idade avançada). Os restantes lá continuam com as suas brincadeiras e atritos...em relação à ninhada de kribensis acabaram por ficar dois que já estão uns rapazolas...e à um mês dois Escalares vieram morar aqui para estas zonas. Diga-se de passagem que estes novos habitantes tem de facto dado vida à moradia...são uns tipos simpáticos...curiosos e muito dançarinos :animal_fish: . A ver se amanha coloco por aqui uma foto actualizada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a estudar a possibilidade de adquirir um sistema de CO2, para ver se dava vivacidade a algumas plantas. Tenho a possibilidade de comprar um que usa botijas de paintball de 500g (eu proprio tenho uma botija dessas praticamente nova) e o sistema vem com: electro valvula, redutor de pressão, valvula de agulha, difusor de vidro e valvula anti-retorno; acham que se adequa aqui ao meu aqua. No que concerne à flora, as plantas tem crescido aparentemente saudaveis, até agora ainda nenhuma morreu nem tem aparecido casos de folhas podres...simplesmente em algumas como por exemplo na anubia ficam com as folhas com algas pequenas e escuras...no que diz respeito à luz ela acende por volta das 14h e desliga às 23h00.

sam50881.jpg

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.