firefish desapareceu


Razstec

Recommended Posts

Boas, coloquei as 7:30 dois firefish e um watchman goby apos acondicionar por uma hora, os firefish desapareceram, quando coloquei o goby e olhei o aqua nao os vi, tenho estado ate agora a ver e nao os encontro, tentei abanar algumas pedras para ver se davam sinal de vida e nada :s

 

isto e normal???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma... peixes pequenos têm muita tendência para desaparecer por 1 ou 2 dias quando acondicionados ao novo aquário. Não abanes rochas e deixa estar o aqua sossegado. Vai procurando e espera. Vê filtros e overflows só para garantir que não estão lá... se não estiverem aguarda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regra número um nestas situações, não entrar em pânico e stresses, evitando alterações n aquário, como abanar Rocha...

Depois é verificares se não estarão no chão, atrás do aquário...para eliminarmos a opção de terem saltado. Qualquer peixe pode saltar com algum susto ou stress, principalmente os firefish.

Depois é dar tempo. Um peixe pode andar vários dias desaparecidos.

Tenho a experiência de um Gramma loreto que desapareceu. Esteve 2 semanas que não o via, mas estava no aquário. Andava sempre escondido e comia o que restava para a parte de trás da rocha. Quand já o tinha dado como morto, apareceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que sim, ja tive azares suficientes.....

 

To mais preocupado porque a unica vez que isso me aconteceu foi com um camarao e nunca mais o vi, entretanto limpei o aqua todo e tirei a rocha toda e nada....

 

Vamos la ver, pode ser que quando chegar a casa tenha uma boa surpresa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

olha que essas mexidas no aquário não lhe fazem nada bem. Se algum animal desaparecer no aquário, e às vezes pode acontecer, não te ponhas a revirar o aquário à procura dele. A decomposição de um peixe ou de um camarão pequeno é rápida... quando fores à procura já lá não está nada. Só se justifica se for um peixe de grande porte... mas esses habitualmente consegues encontrar com facilidade.

 

Há um pressuposto que eu sigo à risca desde que ando nisto da aquariofilia de salgados - garante que tudo o que fazes no aquário está bem feito, desde a climatização a toda a manutenção do aquário, e depois disso muita paciência e muito controle no sentido da despreocupação... quanto mais stressado andas ao pé do aquário e mais lhe mexes, pior é o resultado. A verdade é que a maioria dos problemas dos peixes tu não consegues resolver eficazmente, por isso não vale de muito andar lá sempre em cima. Se acontecer alguma desgraça tenta aprender com ela... vê se fizeste alguma coisa mal na climatização do peixe, vê se não seria benéfico uma quarentena, se não tens incompatibilidade entre os teus peixes, se a água do aquário está estável, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Os firefishes são peixes extremamente medrosos e são de difícil ambientação a um novo aquário. São peixes com uma propensão muito grande para saltarem em aquários abertos (penso que não é o teu caso) e gostam de aquários comunitários bem pacíficos e calmos.

 

Tal como foi dito anteriormente, deixa-o ambientar calmamente que ele começa a aparecer. Ele provavelmente estará escondido entre alguma rocha, que faz com que ao mexê-las o possas entalá-lo ou mesmo feri-lo.

 

É dar tempo ao tempo.

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu aclimatizei durante 1hora sendo que ponha um bocadito de agua do aquario de 10 em 10 minutos, eu nao revirei o aqua mas levantei duas pedras de cima, depois vi os parametros e estava tudo bem.

 

Apenas fiquei mais stressado porque desapareceram os dois e o goby que pus juntamente com eles anda la na boa.

 

Enfim resta-me esperar.

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que testes é que te referes a 0?

 

E o KH como está?

 

A maioria dos peixes que morre nas primeiras horas da entrada é normalmente por má climatização, más condições da água ou por má condição do peixe. Como foram eventualmente 3 peixes a morrer nas primeiras horas deves considerar as duas primeiras opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema está na climatização... repara que no total colocaste cerca de 30ml (talvez um pouco mais por ter sido mais de uma hora) de água do aqua num saco que devia ter 300 ou 400cc à partida, isto é, cerca de 10%

 

Basicamente para conseguires igualar a salinidade dentro do saco irias necessitar de substituir todo o volume do saco por água do aquário (neste caso 400cc ou 100%)... mas como não podes fazer isso de uma só vez a quantidade a adicionar tem de ser bem superior ao volume já existente no saco. A única forma de não ser assim é ir retirando água do saco à medida que se coloca água nova... mas a melhor forma é mesmo testar a salinidade durante esse processo.

 

Na minha perspectiva, um dos maiores problemas de colocares um peixe mal climatizado dentro do áqua é a questão do oxigénio disponível. É que a quantidade é substancialmente menor à medida que a salinidade sobe, e muitas vezes a diferença de salinidade é demasiado grande para eles tolerarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me parece que ouve-se assim tanta diferença afinal os valores de salinidade andam todos muito perto.

Eu tenho a 1024 de certeza que eles vinham com 1022, 1023 ou 1025 nao e uma diferença acentuada.

 

acho que e mesmo praga que me lançaram :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se primeiro tentaste igualar a temperatura do saco com a do aquário, com o saco fechado.

 

Há tempos ouvi no reefcentral que é um dos erros mais comuns nas aclimatizações. Não me lembro muito bem qual o motivo, mas tinha a haver com a saturação de oxigénio e prova disso é que quando há diferenças de temperaturas substanciais, o saco se estiver fechado fica todo ressoado.

 

Nas minhas aclimatizações, nunca são muito demoradas (raramente ultrapassam os 30m), exceptuando os invertebrados, mas assim que chegam a casa tenho um recipiente próprio (balde) para o efeito, onde meto a água do saco com o(s) peixe(s) e com uma pedra difusora e já com alguma água do aquário. Vou acrescentando um bocado de água de 5 em 5 minutos e quando já tem o dobro da água inicial, meto-os lá dentro.

 

Um erro que acho que fizeste foi comprar os peixes ainda empacotados do fornecedor...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes virem nos sacos dos fornecedores não é propriamente mau... pior seria terem feito a climatização na loja para 5 min. depois trazeres o peixe e climatizares outra vez. É stress a mais e só traz problemas.

 

A questão da água não é apenas pela salinidade... é pelos outros parâmetros todos. Ao adicionares apenas 10% de água do aquário não estás a alterar praticamente nenhum parâmetro significativamente. O resultado disto é que quando o peixe entra sofre um choque pelas características da água.

E não te esqueças que para além do choque provocado pela mudança, o peixe está em stress extremo durante todo o processo...

 

Não estou a afirmar que tenha sido isto com 100% de certeza... mas a probabilidade de ter sido é muito grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que vir do fornecedor não é mau... provavelmente quem for de Lisboa.

 

Agora quem mora a 300-700kms, preparados umas horas antes de serem despachados e com viagens de algumas horas...

 

Vejo com chegam os peixes... Incolores, ofegantes e stressadíssimos...

 

Por isso é que nunca se deve comprar um peixe que acabe de chegar de viajem. Ou então, se um cliente quer assumir o risco se fazem descontos até 25% sobre o PVP.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais