Aviso para os colegas da zona do Minho que se estão a iniciar neste hobbie.


Julius

Recommended Posts

Olá a todos, após quase duas semanas a procurar ottos pela cidade de Braga, farto e cansado de ouvir disparates provenientes de funcionários, donos de lojas, das duas uma, ou totalmente desonestos ou completamente desenquadrados do que é a aquariofilia (provavelmente as duas), deixo aqui o meu testemunho para que principalmente os iniciados (os restante sabem defender-se), não cometam o erro de comprar algo sem irem com pessoas experientes, a qualquer loja de Braga de aquariofilia.

 

 

Nesta cidade para quem não sabe, as lojas existentes são (do meu conhecimento) cinco, sinceramente e com muita pena minha não aconselho NENHUMA, seja pela falta de conhecimentos de quem lá está a vender, seja pela falta de honestidade, seja pelas condições dos animais e das plantas.

 

O meu relato vai parecer um filme de comédia por um lado e um filme de ficção cientifica por outro, mas baseia-se na minha experiência pessoal em visitar as mesmas, de acordo com o que vi e ouvi.

 

 

Espero estar a postar isto num local próprio e espero que não seja considerado improprio, não é minha ideia criar um movimento anti lojas de Braga, é sim minha ideia prevenir os colegas para se evitar dinheiro mal gasto, bem como animais mortos.

 

 

No inicio deste mês, desloquei me com o membro Incognitus a uma loja, onde fomos ver corydoras para mim (comprei 3) e os preços até são aceitáveis.

Pergunto então ao vendedor que mais me parecia ser o dono, se tinha ottos ao qual ele me disse que sim, peço lhe 4 e ele lá os coloca num saco, ao ver os animais a serem colocados fico estupefacto a pensar se estava a ver bem, mas ao reparar na cara do Incognitus apercebi me que de facto estava a ver mais do que bem.

Interpelo então o funcionário sobre a situação de querer ottos e não um limpa vidros qualquer, que até hoje ainda continuo sem saber o que era aquilo. Apesar dos meus esforços e dos do camarada que estava comigo, fomos informados que ottos afinal não era o que a gente pensava, afinal ottos eram aqueles que ali estavam já preparados para mim.

 

(Não comprei os animais como é lógico).

 

 

Passado uns dias, desloco me a outra loja, (ainda tinha 4 para ver), espero que o cliente que estava a minha frente fosse atendido e apercebo me que lhe estavam a vender um Eheim, completamente desenquadrado para o tamanho do aquário que o iria receber, bem como para piorar lhe estavam a garantir que os Eheim CLASSIC eram do melhor que havia e os mais económicos a nivel de consumo.

Sendo eu um defensor nato dos JBL GL fiquei logo a ferver mas calei me e não disse nada.

Assim que o cliente é enganado e sai todo contente (enfim), o funcionário (um autentico politico profundamente sabedor de tudo e de nariz empinado), pergunta me se desejo algo. Digo então que pretendia ottos e ele mostra me Hypostomus, Liposarcus spp..

Fico a olhar para ele e pergunto lhe se era aquilo os ottos, ao qual ele me diz que se de facto eu queria limpa vidros, sim era aquilo.

Respondo então que não tinha pedido limpa vidros mas sim ottos, o que não era propriamente a mesma coisa, e que não queria outro tipo de fauna, muito menos peixes que davam para fritar mais tarde.

Fico então a saber que aquele não crescia muito, no máximo uns 8 cm...

Não será mais uns 50 cm????????

 

(Despedi me educadamente e vim embora)

 

 

Passemos para a 3 loja.

 

 

Entro, vejo ottos a muito custo porque as luzes estavam desligadas, finalmente encontrava então ottos, pedi para levar quatro mas para ligarem as luzes dos aquários porque primeiro queria ver se estavam em boas condições. Fui então informado por uma funcionária que pensava que me estava a dar aulas de aquariofilia, que os peixes precisam de ter repouso diário e que assim sendo apenas ligavam a 13h da tarde para não criar stress nos mesmos, e eu a ver putos literalmente aos murros dos vidros dos aquários, já para não falar que estava a ver guppies a fugirem de ramirezis...

Meio confuso perguntei então como é que eu iria poder levar animais sem os ver primeiro, ao qual me foi dito num discurso intelectual, que ou os levava assim, ou então só a partir da 13H da tarde é que os poderia ver melhor.

Meio aborrecido pergunto o que é que tinham já agora de ciclideos americanos, ao que me respondem que não sabem, porque os aquários estão escuros...

 

(Reclamei educadamente e vim embora)

 

 

Loja numero 4

 

 

- Boa noite tem ottos?

- Tenho o quê?

- Limpa vidros Ottos?

- O que tenho é o que está ali.

- Sim essa parte eu entendi, queria saber é se os têm para o caso de eu não ter visto num dos aquários.

- Cara de burra a olhar para mim...

(ou seja não fazia a minima ideia do que eu estava a falar)

- Já agora que Macros têm para flora?

- Macros?

 

(Despedi me educadamente e vim embora)

 

 

 

Loja numero 5

 

 

Não tinha ottos, mas tinha kribenses em Ph de 6.5, e tinha um vendedor a vender red cherrys com escalares.

também me apercebi de uma venda espetacular (para a loja) de um aquário que teria no maximo uns 20 litros e penso que estou a ser simpatico, onde o cliente já levava também, 4 Kinguios e um beta...assim vender é fácil. Não desta vez não me calo pensei eu, e toca a meter me na conversa e a perguntar se não seriam animais em demasia. Sou então informado que os betas e os peixes de água fria dão se muito bem em "bolinhas" e que ali tinham bem mais espaço, ao que o cliente ainda olhou para mim com cara de quem me interroga sobre se não seria eu da concorrencia e continua na compra todo confiante.

(Deus tenha a alma dos pobres peixes que já devem estar mortos de certeza).

 

(não me despedi e vim embora para não abrir a boca e dizer asneiras).

 

 

Conclusão, vou ao Porto no fim de semana comprar ottos e fiquei com total certeza que as lojas de aquariofilia de Braga simplesmente não têm condições para estarem abertas a vender seja o que for de aquariofilia.

 

Que o meu testemunho ajude a se evitar mortes desnecessárias.

Cumprimentos a todos.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande testemunho. Penso que essa situação das más lojas não seja só no minho, mas mais ou menos geral pelo país fora.

 

Grandes cromos que estão aí descritos lol especialmente aqueles das luzes a partir das 13h...

 

E esses dos kinguios com um betta em 20 litros...no comments,,,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o ser humano brinca e destrói as vidas dos seus semelhantes, porque não o fazer com animais que se considera serem inferiores?

No final tudo o que importa é o lucro fácil e a continuidade do mercado rentável.

Quantos mais eles morrerem, mais se volta a comprar...

Se fizesse mos uma estimativa de qual a percentagem de animais que quando chega a loja, sobrevive por mais do que dois meses, apostaria que os valores são bastante baixos.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente tudo isso é verdade, e eu estou numa área que tem essa linha de pensamento, apesar de eu não me identificar nada com isso. O lucro primeiro, em segundo o lucro e em terceiro o lucro. Só muito lá para trás é que vem, com sorte, o ambiente e os impactes resultantes.

 

No caso das lojas de aquariofilia é o mesmo esquema...tal e qual como na importação de animais exóticos, etc etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente surreal...

 

Depois tens de me dizer quais são essas 5! Só conheço 3...

 

Pelo nível de conhecimento estou particularmente interessado na loja número 4! Eheheheheheh...

 

Nós rimos para não chorar.... Enfim!

 

Infelizmente é o que acontece diariamente!

 

 

Grande abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Loja número 1 - Companhia das Pulgas em frente ao Hotel Lamaçães

 

Loja número 2 - Perto do Mercado Municipal de Braga, zona do "Campo da Vinha", não sei o nome da loja.

 

Loja número 3 - Loja de animais do Minho Center.

 

Loja numero 4 - Loja de animais do Eleclerc

 

Loja numero 5 - Loja de animais do BragaParque

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que lojas tás a pensar "visitar" no porto???

 

Na minha procura de material, dei de caras com algumas casas fechadas, como o Aquario Virginia em st. Catarina e um outra loja perto da casa de saúde da Boavista.

 

Abraço

 

PS: Se encontrares ottos deixa aqui o nome da loja para eu não se enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Porto e arredores, gosto de visitar as lojas do Parque Nascente, e Arrabida shopping. No final do ano, abriu uma tb no Dolce vita, a do Mar shopping tb me parece bem...

 

Se entretanto souberem de mais alguma, e alguma que seja boa lol, informem...

 

Tb gostava de adquirir ottos

Célia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueçam qualquer tipo de loja de shopping, são treinados a saberem um pouco de tudo, mas muito muito pouco, buscam dinheiro fácil e não se interessam ou pouco se interessam por animais.

 

 

 

Boa Boa, visitem, comprem e passem um bom bocado na conversa...se gostam de conversar sobre aquariofilia propriamente, passem na AQUOPORTO (Porto - perto do Teatro Carlos Alberto) e Mania dos Peixes (Ermesinde).

 

 

 

Nota: Se ficarem viciados, depois não me culpem a mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Loja numero 5

 

 

Não tinha ottos, mas tinha kribenses em Ph de 6.5,...

 

Julius:

 

Achas que está mal!?!?!?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Boas,

 

Que lojas tás a pensar "visitar" no porto???

 

 

Eu sou adepto, amigo e cliente do Nuno da Mania dos Peixes em Ermesinde.

 

 

No Porto e arredores, gosto de visitar as lojas do Parque Nascente

 

 

 

Loja do parque Nascente na minha opnião é a pior loja em que alguma vez já meti os pés. São incompetentes, desonestos, mentirosos, não têm qualquer capacidade de manterem animais em boas condições nem sequer sabem como o fazer. São tão maus naquilo que fazem que quando lá vou vejo mais animais mortos do que vivos e os que estão vivos deixam muito a desejar.

Aquilo não é uma loja, é um cemiterio de animais.

 

 

Esqueçam qualquer tipo de loja de shopping, são treinados a saberem um pouco de tudo, mas muito muito pouco, buscam dinheiro fácil e não se interessam ou pouco se interessam por animais.

 

Boa Boa, visitem, comprem e passem um bom bocado na conversa...se gostam de conversar sobre aquariofilia propriamente, passem na AQUOPORTO (Porto - perto do Teatro Carlos Alberto) e Mania dos Peixes (Ermesinde).

 

 

Totalmente de acordo contigo, essas duas para mim são de facto as melhores.

 

 

Julius:

 

Achas que está mal!?!?!?!?

 

 

Acho, o animal em questão é um ciclideo africano, suporta bem águas neutras mas prefere águas a rondar os 7.5.

Não tenho conhecimento de ser um animal de águas ácidas.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Loja do Parque Nascente é o degredo, só de me lembrar que quando fui lá com um amigo, ao sairmos calcamos um peixe no chão. :S :S :S

E nem sabiam que lá se encontrava.

 

Acho, o animal em questão é um ciclideo africano, suporta bem águas neutras mas prefere águas a rondar os 7.5.

Não tenho conhecimento de ser um animal de águas ácidas.

 

http://freshaquarium.about.com/cs/africansgeneral/p/kribensis.htm

 

Mantenho e crio Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" -Wild (familia Pelvicachromis) e posso-te dizer que as aguas onde eles habitam e criam rondam os 6.0/6.4

 

Não faças confusão com Africanos dos Rios Malawi e Tanganyka, são bem diferentes.

 

É normal que pessoal quando fala em Africanos fala em Ph's elevadissimos, mas isso de todo não é verdade. :)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho que dizer que já me ri bastante com a tua historia que não deveria ter piada nenhuma. Principalmente a loja que só ligava a luz ás 13h. LOOOOOL

 

Quando me iniciei neste mundo e sem saber que eram precisos tantos cuidados com os bichinhos, venderam-me logo 10 Neons e um caracol. Qual ciclo do azoto não me falaram em nada disso. Disseram temp. 26, comidinha e tá feito. Já para não falar que me disseram que o filtro Rena Superclean 60 para o meu aquário de 60L era totalmente apropriado. Por isso acredito totalmente neste teu testemunho. ENFIM =\

 

O que nos vale é este povo que anda por aqui se não a esta altura já tinha comprado mais de 100 NEONS e ainda não sabia o que era o ciclo do azoto =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

http://freshaquarium...p/kribensis.htm

 

Mantenho e crio Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" -Wild (familia Pelvicachromis) e posso-te dizer que as aguas onde eles habitam e criam rondam os 6.0/6.4

 

Não faças confusão com Africanos dos Rios Malawi e Tanganyka, são bem diferentes.

 

É normal que pessoal quando fala em Africanos fala em Ph's elevadissimos, mas isso de todo não é verdade. :)

 

cumps.

Hugo Oliveira

 

 

Boas,

Hugo eu acredito no que me dizes, se bem que tb te posso mostrar dezenas de sites em que referem que o dito animal prefere águas alcalinas;)

Nunca tive conhecimento no entanto de aquariofilos que mantivessem este animal em águas tão ácidas.

Posso no entanto referi que já criri guppies com Ph de 6.4 e eram como coelhos.

Mas de facto a ideia que tenho é que os kribenses preferem águas mais altas a nível de pH;)

 

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sou adepto, amigo e cliente do Nuno da Mania dos Peixes em Ermesinde.

 

 

Boas,

 

A Mania dos peixes é onde tenho feito as últimas compras (preparação do meu aqua de 90L). E realmente o Nuno é uma pessoa 5*.

 

Hoje, por acaso passei pela Aquaporto e eles só vão ter otto para a semana (outra loja muito boa).

Existe na rua formosa "O escalar", também gosto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que não haja mal entendidos, eu não sou adepto do Nuno, sou adepto da loja do Nuno;)

Só para não haver ideias estranhas e más linguas ehehehehe

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julius... Realmente assim, e dificil, e infelizmente cada dia uma realidadd maior.

 

So nao posso estar de acordo, com a parte dos filtros . Para mim sem duvida nenhuma que a gama classic, e do melhor que se pode comprar... Alias todos os meus filtros sao da Eheim .. E dois deles sao classic..

 

Ab

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é isso que está em questão amigo, repara uma coisa, eu posso achar que a Renault é a melhor marca do mundo em carros, não é, toda a gente sabe, mas pode ser a minha opnião;)

Mas não posso de forma alguma dizer que a gama baixa da Renault são os melhores carros do mundo entendes a diferença?

 

A gama classic da Eheim é uma gama baixa da marca em questão, não são nem de longe nem de perto melhores que a Eheim Pró por exemplo.

Muito menos como ele alegou são os melhores a nivel de baixo consumo, nesse aspecto temos que nos guiar pelas caracteristicas técnicas e a Eheim nisso deixa a desejar.

 

Relativamente a lojas, bahhh, cada vez me passo mais com os vendedores acredita.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja em 100 litros eu deveria ter 100 plantas né?

E a água onde a metia????????????

Lol, é cada um, e tu que lhe disseste?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julius,

 

Pelo que vi, nenhuma das lojas que visitaste são da especialidade. São lojas vulgares de animais. Até posso estar enganado, não sou da zona...

É normal que se apanhe assim cromos atrás do balcão a vender animais que nem o nome sabem.

Sendo que a AquaPorto e a loja em Ermesinde sejam da especialidade, tendo assim argumento para discutir com o cliente e aconselhar, até mesmo aconselhar para que o cliente não compre, porque é de má qualidade ou á outro a venda com uma qualidade/ preço maior.

 

Mas e de salientar a tua ajuda em alertar o pessoal da zona... Isso é de louvar.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo lupper, conforme disse, não quero de forma alguma estar a denegrir as lojas, pretendo sim que as pessoas tenham conhecimento da realidade de forma a se evitar que sejam enganadas e gastem dinheiro a toa em vivos que vão acabar por morrer.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso adicionar umas preciosidades cá de baixo? (realidade lisboeta)

 

1 - venderem um casal de bettas para 20 Litros de água.....e fria a uma mãe com uma míuda! Depois de calmamente tentar entrar na conversa (a minha paixão pela espécie já é sobejamente conhecida ;P ) à empregada só lhe faltou chamar-me nomes (tendo em conta que se seguisse o que eu dizia iria vender mais coisas como o termoestáto por exemplo....mas enfim);

 

2 - mesma loja, desta feita foi para je arranjar comida líquida para os alevins.....primeiro não sabem o que é, digo-lhe especificamente o que quero, segundo ouço ao fundo o dono a chamar atenção ao empregado para me vender outro frasco (que era alimentação para artémia) porque "era mais caro". Disse que não era aquilo quer queria, que sabia o que queria e à 3ª insistência deia meia volta e fui-me embora;

 

3 - outra loja, normalmente tinha guppies e néons bonitos e a bom preço. Entro, vejo uma infestação geral de ictio e pergunto quanto tempo demora o tratamento dos aquários. Perguntam-me se estou a gozar.

 

4 - a mais chocante para mim. outra loja. Ouço alguém perguntar a um lojista se um óscar (estava um pequenito na loja) era bom para um comunitário de 40 L e o lojista disse "SIM!"

 

 

 

estas são só algumas das que me lembro....socorro

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.