Areão para Salgado


Recommended Posts

Boas,

 

PAra um aquário de 1,20X0,50 salgado, qual a quantidade de areão a colocar?

 

Qual o melhor preço? ALguém tem para venda?

 

Qual a diferença entre areia viva e morta?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge...

 

para essas dimensões o melhor será utilizares 2 sacos de areia. Se pretenderes um "start up" mais rápido podes utilizar areia viva que sempre traz bicharada benéfica para o aquário... e a diferença de preço não é assim tão significativa. Há muita gente que utiliza areia de aquários já estabelecidos... eu não sou muito favorável a isso porque o areão é um local que acumula muitos detritos ao longo do tempo, e ao passares o areão passas todo o lixo para o aquário novo também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos tentar esclarecer alguns pontos.

 

O que a areia viva tem de benéfico em relação à morta é ter uma população, bastante reduzida, de bactérias. Os sacos são fechados praticamente sem oxigénio e não são aquecidos, estando mesmo à exposição de temperaturas bastante baixas, logo a "bicharada" que podia ter acaba por morrer.

A maior diferença é que não passa por um tempo de maturação tão longo como a morta, não ganha algas nem cianobactéria com tanta facilidade.

 

Em relação à utilização de areia de outro aquário, quando utilizado é uma pequena quantidade. É verdade que a areia acumula muitos detritos, mas também tem uma enorme população de bactérias, e é isso que interessa. A utilização de um ou dois punhados de areia num aquário de grandes dimensões não ira produzir tanto "lixo" que fará mal ao mesmo. Os benefícios são bastante maiores, mas para quem queira começar sem pressa, não é necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais