Apistos ca de casa!


Ric.Gomes

Recommended Posts

nao denoto agressividade por parte do macho.. achas que deva separar? em relaçao a alimentacao so tenho aqui vipagran baby achas que é boa escolha ou devo optar por outra coisa? conselhos serão bem vindos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Como é a primeira postura acompanha bem de perto o comportamento do macho pricipalmente. Se vires agressividade mete-o numa maternidade de rede. Ele pode até respeitar o espaço da fêmea e das crias e nem lhe fazer mal nenhum.

Quanto à alimentação, devias dar comida viva. Por exemplo artémia recém eclodida ou se não quiseres ter muito trabalho, microvermes de aveia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso da artemia nao se tem depois de ter um kit de eclosao e essas coisas? sei q da pra fazer uns kits DIY mas n vou gastar nesta altura dinheiro em bombas de ar e essas coisas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Microvermes de aveia então é a solução.

Atenção que não estou a dizer que a comida que dás é má ou que não vá resultar. Mas para mim a comida viva nos primeiros dias é sempre melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

Há sempre soluções para esse tipo de problemas.

Vamos la ver:

 

- O macho fecunda os ovos e por isso tives-te alevins, garantido!

- Desapareceram..... muito bem, mas não sabes se morreram ou foram comidos...

- Em caso de morte o que pode ter sido?? Alimentação incorrecta! Não serão certamente por parâmetros da água, ou melhor, até pode ser caso tenhas posto excesso de comida e ter havido um pico de amónia. No entanto em águas muito acidas e moles, a amónia é praticamente inofensiva. Aposto na má alimentação.

- Foram comidos, por quem?? Pela femêa há mesmo muito poucas hipoteses de ter sido, pelo macho, sim, há muitas! Sendo que não tens mais predadores no aquário, só pode ter sido o macho.

 

Soluções para a próxima:

 

- Dá alimento vivo, se não quiseres dar artémia recém eclodida dá microvermes de aveia que não dão trabalho nenhum, cheiram é um bocado mal!

- Assim que ela fizer a desova mete o macho numa maternidade de rede.

 

Vais ver que o resultado vai ser outro ;)

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para a proxima;)

 

Ja agora fabio como é que tu fazes para tirar o macho do aquario sem stressar a femea?

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos conselhos Fábio.

 

apenas 2 questões:

 

-quando é que posso assegurar com total certeza que a femea já fez desova e o macho já fecundou os ovos?

-costumas usar aguma técnica para apanhar o macho? não me apetecia nada ter d remexer o aquário todo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para a proxima;)

 

Ja agora fabio como é que tu fazes para tirar o macho do aquario sem stressar a femea?

 

exacto puto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos conselhos Fábio.

 

apenas 2 questões:

 

-quando é que posso assegurar com total certeza que a femea já fez desova e o macho já fecundou os ovos?

-costumas usar aguma técnica para apanhar o macho? não me apetecia nada ter d remexer o aquário todo!

 

Pois, faço das tuas duvidas minhas XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pensa em separar já o teu macho!

 

No meu caso é quase certo pois ele nao anda nada pacifico com ela. mas gostava de saber como é que o fabio faz;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos conselhos Fábio.

 

apenas 2 questões:

 

-quando é que posso assegurar com total certeza que a femea já fez desova e o macho já fecundou os ovos?

-costumas usar aguma técnica para apanhar o macho? não me apetecia nada ter d remexer o aquário todo!

 

Bem então respondendo às questões:

 

1 - Tens a certeza que a fêmea já fez desova quando não sai do mesmo sitio, é bastante agressiva para o macho e tem a barriga meio curvada para dentro, vês mesmo que está vazia. A fecundação é feita na altura em que os ovos são postos, logo, quando dás conta dela ter desovado, é porque estão fecundados. Ainda assim podes fazer de outra maneira, que é esperares dois dias após esses sintomas, ou mesmo vendo os ovos, e veres se nos proximos dias ela se mantém no mesmo sitio e com a mesma agressivade para com o macho, é sinal que os pequenos já nasceram mas ainda permanecem no mesmo sitio, durante cerca de 6 dias.

 

2 - Não há uma forma especial de tirar o macho sem stressar a fêmea. O que devem fazer é abrir a tampa do aquário e fingir que vão dar comida ou até mesmo por 1 ou 2 granulados de comida, quando ele vier mais para o cimo, num movimento rapido metem a rede la dentro e apanham o gajo. Se lhe deixam fugir ele vai ficar com medo da rede e provavelmente so no dia seguinte é que conseguem de novo. Sem destruir o layout claro. A fêmea não vai fazer nada aos ovos. Desde que não se chegem muto perto do local da desova.. Mas a unica preocupação dela é ir para o pé da desova ou dos pequenos para os proteger, por isso, esquecam a fêmea neste processo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

apenas deixar uma pequena actualização no aquário 'desabitado' promovi grandes alterações pois quero um aquário funcional e simples porque quero seriamente tentar a reprodução assim que tiver um casal definido para colocar no aquário.

 

a funcionalidade em detrimento do aspecto.

 

buywk.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahah easy one!

 

Trifasciata e ainda vou nos 0:05

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa escolha :wink:

 

Agora tens de o apanhar com a crista de fora

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto não informei mas houve nova postura dos Bitaeniata, vi os ovos fecundados, porque alterei a posição do coco de forma a ter visibilidade. Entretanto, retirei o macho obviamente, passado alguns dias os ovos desapareceram e pensei que tivessem eclodido e esrivessem junto ao solo, a femêa ainda estava perto do local da desova e pareceu-me tudo normal entretanto a femêa ja anda pelo aqua todo, vou esperar até 6a para ver se vejo sinais de alevins caso contrario junto novamente o macho; ainda não juntei o macho porque embora ela tenha abandonado o local de desova continua bem amarela de cores fortes!

 

vamos ver como corre!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

a desova dos Bitaeniata não deu em nada, os ovos desapareceram, entretanto tenho uma (a primeira) postura de trifasciata, vamos a ver como corre já tenho o macho separado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais