Como plantar Aquário?


R918

Recommended Posts

Boas pessoal, sou nova aqui e já vi que cometi alguns erros no meu Aqua mas gostaria de poder melhorar o habitat dos meus peixinhos. Tenho Guppies e 3 camarões (caridinas, acho).

 

tenho um Aquário de 50L mas infelizmente não tenho muitas possibilidades financeiras e gostaria de colocar algumas plantas ou musgo para os meus peixinhos terem uma casa melhor :)

Mas para isso preciso de "vegetação" de fácil manutenção...

 

Foto do Aquário:

 

dscf4145m.jpg

 

Sugestões????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Antes de mais seria mais fácil se se soubesse o equipamento do aquário, como filtro, iluminação, termostato e até tamanho...

Todas as plantas irão necessitar de luz, umas mais que outras, as plantas de fácil manutenção irão necessitar de muito menos, no entanto necessitam sempre de qualquer coisa...

Como plantas de fácil manutenção tens as anubias, fetos de java, alguns musgos, hygrophilas...

vê aqui : Planta de fácil manutenção

 

cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda,

 

Como te pediram coloca o Setup do aquário. Penso que queiras fazer um aquário Low-Tech, depois de colocares o setup do aquário poderemos-te ajudar melhor, disse Low-tech porque é o mais económico de todos os aquários, não utiliza fertilização liquida, CO2, nem substracto fertil. Ao inicio também pensei que não seria um aquário agradável de ter sem estes componentes de fertilização, mas consegues fazer coisas muito bonitas e que transmite calma e tranquilidade tanto a ti como aos habitantes.

 

Tens aqui o meu aquário LOW TECH, para dares uma olhade-la e depois se precisares de dicas e nome de plantas diz-me que terei muito gosto em ajudar. As ultimas fotos são como estava a um mês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informação do Aquário:

60cm comprimento X 40cm altura X 20cm largura

 

Filtro: Jet-Flo 50

300L/H - 3.6W

 

Termostato: Boyu HT875 - 75W

 

Bomba Ar: Tetratec APS50

50L/H - 2W

 

Iluminação: solar não directa (porque o distribuidor /acho que se chama assim\ queimou mas era Life-Glo 15W T8)

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeira coisa a fazer é colocar a lâmpada a funcionar e colocar um foto-período nesse aquário, ou seja teres a luz ligada a um temporizador que ligue e desligue a lâmpada automaticamente, estando ligada 8 horas diárias.

 

Mesmo para Low Tech, penso que 15w seja pouco, mas só com o resultado das plantas se pode confirmar, penso que para musgo e feto as plantas se aguentem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok... de momento não tenho possibilidade de resolver esse problema mas assim que poder resolvo...

 

esqueci dizer:

 

temperatura: 28ºC (tenho bebezinhos e quero o melhor para eles)

PH: entre 7 e 7,5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres os guppys agua deve estar entre 23 a 30º .

 

Os caridinas entre 23º a 28º.

 

Perante isto chego a conclusão que estás quase a cozer os camarões eheheheheheh, baixa o termostato para os 25 gradualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a temperatura da agua á noite? se se mantiver é normal isso acontecer, o termostato está mal regulado ( isso se der para regular),podes baixar no termostato para 22,5 e vês a que temperatura atinge a agua. E baixas o termostato gradualmente meio grau por dia,até atingir o valor que queres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mal regulado como??? a unica coisa que dá para mexer nele é a temperatura... antes de ter comprado o termometro tinha o termostato a 25ºC e quando coloquei o termometro a temp era de 30ºC e aguentaram todos tadinhos... fui baixando até esta temp de 27ºC/28ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria dizer calibrado e não regulado desculpa.

 

Não conheço o teu termostato, mas por exemplo o meu dá para calibrar, tem uma rosca e um ferro que dá para colocar o plástico que tem os números na temperatura a que está a agua. mas isso é mariquice.

 

Agora é ires baixando até os 25º / 26º mas muito lentamente, como te disse meio grau por dia no termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada.... quanto a plantas já vi que há uma variedade muito grande mas das Low-tech quais são as mais aconselhas para guppies e camarões????

 

Eu queria colocar uns peixinhos limpa-fundos mas não se aguentam muito tempo no meu aqua e precisava mesmo porque começo a ficar com o aquario sujinho apesar dos camarões fazerem grande limpeza....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria colocar uns peixinhos limpa-fundos mas não se aguentam muito tempo no meu aqua e precisava mesmo porque começo a ficar com o aquario sujinho apesar dos camarões fazerem grande limpeza....

 

Tenho uma notícia chata para ti. A porcaria que se acumula no fundo não é para os teus peixes limparem. É trabalho teu!!! Aproveita a TPA e aspira o fundo (usa o tubo para fazer de sifão). Os limpa-fundos não merecem comer restos e matéria em decomposição. Devem ser alimentados com comida própria para peixes de fundo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe plantas aconselhadas para uma coisa ou para outra.

 

Por exemplo os camarões adoram musgo, isto porque eles gostam de andar a comer em cima dele, e também de uma planta flutuante porque precisam de parar de vez em quando, para os camarões aconselho-te, Musgo de Java, e Salvinia Auriculata.

 

Para os guppys aconselho-te por exemplo valisneria espiral, feto de java e Anubia nana, os guppys adoram andar a brincar no meio das valisnérias e os fetos e a anubia pode proporcionar um bom esconderijo para a femêa ter as crias.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim que vires que os pequenos não cabem na boca dos grandes, eu já tive guppys e depois de ter um aquário densamente plantado nunca mais me preocupei com isso, desde que tenhas esconderijos para os pequenos eles sobrevivem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu tenho tido problemas com as fêmeas pois têm morrido todas não sei o porquê e agora tenho de ter cuidade com as crias para não serem comidas pois já só tenho uma 2 femeas e 5 machos... eu tinha duas para cada um e agora só tenho 2 para os 5.... de momento não tenho como ir buscar mais femeas por isso espero que esta ninhada sejam muitas femeas... já têm 1cm (não chegam a 1,5cm)....

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alem da estética, os troncos fazem baixar o PH.

Muitos peixes dentro de agua têm madeira, e por isso também se torna um ambiente mais natural.

 

Se estiveres a pensar em utilizar um tronco, tem atenção ao tipo de tronco que é e ao tratamento que tem que ser feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais