Superficie leitosa


NunesRui

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho um aquario montado deste o fim de dezembro podem ver o setup aqui, está com amónia a 0 e nitratos a 25, ontem reparei que se estava a formar uma camada branca (tipo leite) na superficie da água, hoje quado cheguei a casa essa camada na superficie tinha aumentado consideravelmente de area :( Fiz uma tpa de 20 %, quando meti a mangueira na água essa nata desfez-se e caiu uma especie de neve pelo aquario inteiro, essa nata não é soluvel... Já tive a pesquisar mas só falam de explosão de bacterias e alimento a mais, em relação ao alimento duvido porque so tenho neste momento 7 neons rosa e alimento a conta, eles comem tudo o que meto no aquario. Agora em relação á explosão de bacterias acho esquisito pois o aquario ja ta montado há quase 2 meses.

Depois da tpa ficou melhor pois sinfonei o que pude e o filtro deve apanhar as particulas que andam suspensas por todo o aquario, tenho é receio que a camada se volte a formar. Alguém me sabe dizer o que será? E se os peixes ou as plantas podem ser afectadas?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado pela resposta!

Ontem usei uma toalhita limpa vidros no aquário (exterior) e lavei o chão da sala com detergente...

Sim, lavo sempre as mãos antes de mexer no aquário e nos ultimos dias nem meti as mãos dentro do aquário :S

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa camada é leitosa ou é uma espécie de gordura? Se tiver um aspecto gorduroso é normal num aqua em início de vida. Mas certifica-te que tens o filtro adequado para a litragem do teu aqua. Podes colocar fotos para percebermos e ajudarmos melhor?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Detergente? Podes dar uma ideia da marca? Já agora das toalhitas? (para tentar perceber os ingredientes)

 

 

Manik tens a mesma ideia que eu mas estou a pensar que é na verdade uma reacção da gordura com algum químico até porque o aspecto leitoso nao é vulgar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As toalhitas são da Marca continente para limpar vidros e o detergente do chão é CIF :S

O Filtro é um Eheim 2213, 440 lt/h sensivelmente 7 vezes hora a litragem do aquario, por isso penso que não seja por aí...

Agora não tem a camada mas amanha se tiver tiro foto, aquilo faz tipo uma nata na água, branca, e quando toco desfaz-se em centenas de particulas pequenas e andam por todo o aquário... Que coisa mais esquisita! bolas... :(

Editado por NunesRui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz isso Jorge :) com fotos é mais fácil ajudar

 

problema, como eu tenho uma entrada de água DIY (qualquer dia mostro) e quando cheguei os peixes estavam um bocadinho mais à superficie do que eu gosto, pus aquilo a oxigenar com força e agora o que se vê mal aparece na foto.

Amanhã já deve dar (ou mais logo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, na semana passada tb me aconteceu o mesmo. Pelo que li, conclui que fosse uma explosao de bacterias. Excesso de bacterias desnitricantes sem "comida" para se alimentarem e acabam por morrer em gd escala. Aumentei a filtragem e a oxigenação e acabou por passar.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, na semana passada tb me aconteceu o mesmo. Pelo que li, conclui que fosse uma explosao de bacterias. Excesso de bacterias desnitricantes sem "comida" para se alimentarem e acabam por morrer em gd escala. Aumentei a filtragem e a oxigenação e acabou por passar.

cumps

 

Olha... até pode ser...

Agora que reduzi a oxigenação que tinha aumentado, está a demorar mais tempo para aparecer. Estava a pensar em tirar fotos ainda hoje mas acho que já não vai ser possível :)

Amanhã dou feed-back positivo ou fotos (que será mau sinal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que marca de comida usam?

Que tipo de areão/substrato usam?

 

Há comida que tem mais residuos oleosos que outras.

Nos aquas com pouco movimento à superficie essa camada oleosa forma-se e só é quebrada pelo movimento.

 

Alguns tipos de areia, substrato, etc, podem ter oleos ou resinas. O precipitar tbm pode ser sais dissolvidos na água (com várias origens, desde o substrato à própria água) que após o envelhecimento da água e do aqua sobem e formam nata... nada do outro mundo.

Quando se usa sal por vezes passados dias forma-se nata... bem... estou a ficar sem mais ideias...

 

Boa sorte, mas não stressem... não é nada do outro mundo.

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje ao fazer a TPA reparei que também tinha a dita camada oleosa no aqua, sera que e mesmo uma morte de bactérias em grande escala?(estive a meter nitridac no aqua ate ontem)

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é normal e custuma acontecer quando o ciclo do azoto não está completo... por vezes a água até fica opaca. Deve-se aumentar o fluxo de água e a oxigenação da mesma. Não é prejudicial ao ecosistema e depressa irá desaparecer. Como já foi dito está relacionado com as bactérias nitrificantes... parece uma capa prateada ao de cima da água... nada que cause problema... apenas uma questão de estética e de falta de equilibrio do ciclo do azoto. Podem realizar uma TPA de 10% sem problema e sem a necessidade de adicionar aditivos que são desde já desnecessários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal, hoje de manha antes de sair para o trabalho vi que a camada leitosa (nata) não se estava a formar, vamos ver quando chegar a casa :) Os peixes estavam bem e parece que o pior já passou!

 

Que marca de comida usam?

Que tipo de areão/substrato usam?

 

Tenho um substrato poroso e areão, alimentação tenho flocos para comunitário tropical e granulado da ocean nutrition, dou também duas ou tres vezes por semana artémia congelada.

 

Após muito pesquisar encontrei num forum brasileiro um caso idêntico ao meu, mas também ninguém conseguiu desvendar o mistério :s O mais esquisito é que no meu caso não foi a superfície oleosa, foi uma camada de nata na superfície que se despedaça em centenas de partículas insolúveis!

Editado por NunesRui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho essa camada no meu aquário e não me preocupo nada com isso :P

Aliás existem algumas espécies de peixes que gostam mesmo de papar essa camada como os mollys e guppies, entre outros.

Agora que tenho um filtro mais potente começa a desaparecer mas não é algo que me incomode particularmente como já referi. Tem atenção à comida que usas e faz trocas de água com alguma regularidade.

De resto, não te massacres muito com isso ;)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê este link:

 

http://www.algone.com/aquarium-articles/aquarium-maintenance/cloudy-aquarium-water#white.

Em principio, nao havera problema, vai acabar por desaparecer. Sugiro que controles a amónia.

Para alem do aspecto leitoso, nao cheira a "leite" ou outra coisa diferente? O ciclo de azoto vai reiniciar outra vez. Aumenta o O2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem, cheguei a casa e a tal película esta outra vez a formar-se desta vez ainda não estava leitosa, estava uma camada de óleo na qual toquei e de imediato fico branco e começou a cair pelo aquário tipo neve de novo :s Já virei a saída do filtro para cima, a água fica a fazer um género de cascata o que vai aumentar a oxigenação da mesma exponencialmente, tenho também a tampa do aquário aberta para haver melhor troca gasosa...

Em relação à amónia subiu para 0,5 acham que pode haver problema para os peixes? O que posso fazer para baixar a amónia? Parece que as bactérias nitrificantes morreram todas... Não queria usar nenhum químico, mas se tiver de ser...

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais