Remontando a fauna.


felippe

Recommended Posts

Olá! Como estão?

 

Sou aqui do Rio de Janeiro, no Brasil, e sempre li diversos tópicos do fórum ao realizar buscas no Google. Já sou cadastrado em outros fóruns, mas não consigo ajuda em relação a dúvida que os trago hoje.

 

Possuo um aquário de 230 litros. Já fiz muita coisa errada, por falta de informação. Entre elas, adquiri uma carpa e kinguios e os coloquei junto com bandeiras. Os kinguios já foram retirados e a próxima será a carpa: sai provavelmente na próxima semana.

 

Atualmente, há no aquário, além da carpa e de dois bandeiras, dois tetras fortuna, um jordani, um cruzeiro do sul e um tetra preto. Assim que a carpa sair, gostaria de complementar a fauna e venho pesquisando muito sobre como fazer isso. Farei aos poucos, mas preciso muito de ajuda em relação a quantidade e quais espécies posso colocar.

 

O pH gira em torno de 7. O aquário possui plantas low-tech, apenas laterita e cascalho de rio. Iluminação é feita com 2 lâmpadas 30w: uma Grolux rosa e uma Boyu branca, mas tenho mais uma rosa caso seja necessário. Há um pequeno surto de algas. Os peixes são alimentados com TetraMin e Tetra em flocos.

 

Separei uma pequena lista com os animais que gostaria de adicionar.

 

Neon: frágil?

Rodóstomo: frágil?

Matogrosso

Tetra fantasma negro

-----------------------------------------------------

Corydora Adolfoi

Corydora Albina

Cobra Kuhli

Limpa-vidro

--------------------------------------------------------

Camarão Red Crystal

Ampulária

 

Não creio que seja possível, mas admiro demais também o tetra rosa, betta e labeo bicolor.

 

Peço, por gentileza, ajuda sobre se posso adicionar essa lista, em pequenas quantidades, no aquário. Fico preocupado pois o tetra preto, o fortuna e o cruzeiro do sul são peixes de cardume, vivendo sozinhos. Estão saudáveis e, aparentemente, bem. Nenhum dos peixes que possuo é agressivo.

 

Agradeço demais e deixo meus votos de sucesso ao fórum e a cada membro dele.

Editado por felippe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Peço, por gentileza, ajuda sobre se posso adicionar essa lista, em pequenas quantidades, no aquário. Fico preocupado pois o tetra preto, o fortuna e o cruzeiro do sul são peixes de cardume, vivendo sozinhos. Estão saudáveis e, aparentemente, bem. Nenhum dos peixes que possuo é agressivo.

 

 

Ora boas,

 

Antes de mais bem vindo.

 

Depois como dizes e muito bem esses peixes que tens são de cardume. Uma coisa que penso estares a pensar mal é que o cardume não pode ser de outras espécies!

 

Antes de colocares mais alguma coisa, e caso pretendas manter os peixes de cardume que já tens, acho que deves completar esses cardumes (cerca de 20 peixes por cardume acho que já é simpático...)

 

Deixa aí o resto do setup do aquário (dimensões, filtro, plano de fertilização e alimentação, tempo que tens a iluminação ligada por dia, etc.) para podermos dar mais informações.

 

O surto de algas podes tentar combater diminuindo o número de horas de iluminação diária, aumentando a injecção de CO2, e melhorar a fertilização.

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Obrigado pela ajuda.

 

Pode me explicar melhor essa ideia dos cardumes que não precisam ser da mesma espécie? Como poderia completar meu cardume e inserir os novos habitantes que tanto quero? Neons e rodóstomos são peixes frágeis?

 

Meu aquário possui um Millenium 2.000 e um Whisper 30. A alimentação é dada 2 x ao dia, com as marcas citadas acima. Não utilizo CO2 ainda, pois tenho medo de matar os peixes. A carpa sairá, então irei acidificar, aos poucos, a água. Aí posso pensar em usar um CO2 caseiro. Acabei de resolver que doarei o jordani, pois são peixes que crescem até 35cm. A fertilização é líquida(FloraPride: suspeito que seja o causador das algas) e com umas bolinhas vermelhas da Azoo, de enterrar junto com a raiz. A iluminação fica ligada 8h/dia. Antigamente dava larva de mosquito 3 x por semana pela manhã, mas mudei para artêmia congelada e ninguém chegou perto.

 

Medidas aproximadas:

 

Comprimento - 100cm.

Largura - 41 cm.

Altura - 52 cm.

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Começando a minha resposta, parabéns!

São utilizadores como tu que nos dão vontade de responder, de dar as nossas dicas. São educados, admitem onde erraram, procuram respostas e não querem a papinha toda feita. Novamente, te dou os parabéns :)

 

Agora indo ás tuas perguntas:

O pH gira em torno de 7. O aquário possui plantas low-tech, apenas laterita e cascalho de rio. Iluminação é feita com 2 lâmpadas 30w: uma Grolux rosa e uma Boyu branca, mas tenho mais uma rosa caso seja necessário. Há um pequeno surto de algas. Os peixes são alimentados com TetraMin e Tetra em flocos.

 

Esse pH permite manter muita coisa, mas sendo tu do Brazil, presumo que queiras manter espécies dai (o que fazes muito bem). Por isso era tentar baixar o pH para os 6,5 mais ou menos. Nada de químicos, tenta utilizar turfa, ou madeiras.

A iluminação, não sei, não percebo grande coisa, mas se só tens plantas lowtech, a iluminação não tem que ser muito potente.

Plantas de baixa manutenção + fertilizantes = algas.... As plantas não consomem todos os nutrientes das fertilizações, logo permitem as algas proliferar. Os expert na matéria que me corrijam se estiver errado, mas o motivo deve ser este :)

 

Neon: frágil?

Rodóstomo: frágil?

Matogrosso

Tetra fantasma negro

-----------------------------------------------------

Corydora Adolfoi

Corydora Albina

Cobra Kuhli

Limpa-vidro

--------------------------------------------------------

Camarão Red Crystal

Ampulária

 

Fauna, neon, é frágil, mas não mais do que qualquer outro peixe, assim como o rodóstomo.

Visto que já tens dois tetras fortuna, um jordani, um cruzeiro do sul e um tetra preto, aconselho-te a não juntares outras espécies, e fazer um cardume de 15/20 peixes de cada um destes. Ou então escolhes por exemplo duas das espécies que tens para manter, vendes ou dás as outras duas, e fazes dois cardumes de 30/40 peixes

Em relação ás corudoras, é uma questão de gosto as que poderás meter, mas se meteres, mete 5/6 elementos de cada uma, são peixes de cardume e vão agradecer o facto de estarem juntas com mais membros da mesma espécie.

As cobras kuhli, são bons para te remexerem o areão, e o limpa vidros sinceramente não sou a melhor pessoa para falar...

Não aconselho a pores red crystal, mete antes red cherries, visto que os crystal são mais sensiveis e caros, vão acabar por ser comidos e não reproduzir. E os red cherries, apesar de também serem comidos, como se vão reproduzindo, por vezes nem dás conta quando desaparecem alguns. E as ampulárias sempre dão jeito para dar uma limpeza ao aqua.

 

Por mim acho que é tudo, vai postando as tuas decisões para o pessoal ver como isso corre

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Muito obrigado mesmo. Fico feliz em conseguir manifestar minhas dúvidas e aflições de maneira tão positiva.

 

A minha intenção realmente era abaixar o pH para essa faixa que citou. Já possuo troncos de madeira no aquário, mas creio que funcionem pouco. Vou ver na loja aqui perto se vendem essas turfas. Acho que o pior é na TPA, pois minha torneira solta água de pH 7.0.

 

Obrigado, também, por me alertar sobre a fertilização. Vou experimentar deixar sem, para ver se algo de mal acontece ou se fica tudo bem.

 

O jordani não tenho mais. Como disse acima, está doado. Sinceramente, não queria adquirir mais peixes iguais aos que tenho, mas não tenho coragem de me desfazer deles só por 'capricho', sabe? Minha intenção era montar cardumes os quais eles pudessem se integrar. Por isso, a vontade do tetra fantasma negro. Teria como manter esses peixes bem, sem ter que adquirir muitos mais? A cobra kuhli queria apenas uma, será que tem algum problema? Será que poderia haver uma 'competição' entre ela e as corydoras? Quanto ao camarão, não sabia que era tão caro! Acho que vou comprar uns 2 fantasmas. O que acha?

 

Eu criei uma proposta de fauna, e gostaria muito da opinião de quem puder ajudar. Não sei quantos peixes cabem no aquário, então, fiz uma pequena estimativa. Pesquisei muito antes, mas acredito que ainda possa haver bastante coisa errada. Sobretudo, a quantidade.

 

Fundo:

6 x corydora adolfoi

6 x corydora albina

1 x cobra kuhli (se for necessário, estou disposto a abrir mão dela em prol das corydoras)

 

Invertebrados:

3 x ampulária

2 x camarão fantasma

 

Cardumes***:

1 cardume composto de 8 neons e 8 rodóstomos(ou 5 de cada).

1 cardume composto de 5 matogrossos

1 cardume composto de 5 tetras fortuna (os 2 presentes + 3 novos)

1 cardume composto por 1 tetra preto, 2 tetras fantasma negros e 3 tetras rosados: abriria mão dos rosados e dos fantasmas negros, caso fosse necessário.

1 cardume de 3 cruzeiros do sul.

 

***Quantidade altamente "diminuível", pois creio que haja uma superpopulação.***

 

Espero que tenha ficado claro. Não sei se entendi essas ideias de "formação de cardumes" e peço sinceras desculpas por isso e para o caso de ter escrito algum absurdo. Estou tentando aprender, mas é muito difícil, mesmo. Vale lembrar que os 2 bandeiras continuarão.

 

Agradeço demais aos que me ajudaram e aos que ainda irão ajudar.

 

Abraço e até mais ver.

Editado por felippe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado mesmo. Fico feliz em conseguir manifestar minhas dúvidas e aflições de maneira tão positiva.

 

Acredita que também agradeço, visto ser super agradável ajudar alguém educado e que se nota que quer aprender, que faz propostas mas sempre disposto a abrir mão delas.

 

A minha intenção realmente era abaixar o pH para essa faixa que citou. Já possuo troncos de madeira no aquário, mas creio que funcionem pouco. Vou ver na loja aqui perto se vendem essas turfas. Acho que o pior é na TPA, pois minha torneira solta água de pH 7.0.

 

Muitos troncos, turfa, coco, vasos de barro...

A água sai a 7.0, então passas por um pouco de turfa antes de a pores no aquário, por exemplo, arranjas um recipiente de 50L, metes turfa e água lá dentro, depois passado um dia ou dois, medes o pH, e se estiver no valor correcto, fazes a TPA.

 

Obrigado, também, por me alertar sobre a fertilização. Vou experimentar deixar sem, para ver se algo de mal acontece ou se fica tudo bem.

 

Até hoje nunca fertilizei aquários meus, e tenho desde sempre mantido fetos e anúbias, desta vez tenho mais duas plantinhas um pouco mais exigentes, mas não tenho fertilização na mesma, nem CO2, e elas crescem que se fartam :)

 

Agora quanto aos peixes:

Fundo:

6 x corydora adolfoi

6 x corydora albina

1 x cobra kuhli (se for necessário, estou disposto a abrir mão dela em prol das corydoras)

 

Perfeito, a cobra kuhli não a vais ver, assim que a meteres no aquário ela vai-se enterrar, e so a voltas a ver quando desmontares o aquário muito provavelmente ;) Por isso, ela não vai interferir com as corys. Se quiseres por mais corys, sinceramente ainda tens espaço para elas.

 

Comprimento - 100cm.

Largura - 41 cm.

Altura - 52 cm.

 

Basicamente de área de fundo, tens 100cm x 41cm, o que te dá 4100 cm^2, na minha opinião até poderias pôr cerca de 10 corys de cada.

 

Invertebrados:

3 x ampulária

2 x camarão fantasma

 

As ampúlarias, como te disse, vão limpar o aqua, e metes duas, e ao final de uns tempos tens largas centenas delas, isso reproduz-se mais que os coelhos :P

Quanto aos camarões, e querendo manter os bandeiras, Tens que começar sempre com uma população de cerca de 20 camarões, para eles se reproduzirem, e não serem todos comidos. Por isso é que te aconselho os red cherries, são dos mais baratos, e reproduzem-se muito bem. Depois com bons esconderijos, safam-se sempre muitos. Se meteres 20, daqui a um ano, sem exagerar, vais ter mais de 100 ;)

O camarão fantasma vais ter o mesmo problema que qualquer outro camarão pequeno, vai acabar por ser alimento dos peixes maiores, por isso penso que ainda sejam caros, o que não vale a pena...

 

Por fim:

Cardumes***:

1 cardume composto de 8 neons e 8 rodóstomos(ou 5 de cada).

1 cardume composto de 5 matogrossos

1 cardume composto de 5 tetras fortuna (os 2 presentes + 3 novos)

1 cardume composto por 1 tetra preto, 2 tetras fantasma negros e 3 tetras rosados: abriria mão dos rosados e dos fantasmas negros, caso fosse necessário.

1 cardume de 3 cruzeiros do sul.

 

Em relação aos neons e rodóstomos, põe cerca de 10 de cada um.

Os matogrosso, novamente, mais 10.

Os fortuna, uma ves mais, 10.

O último "cardume", não aconselho, pois não é um cardume, mas sim "3" distintos, ou seja, não quer dizer que eles não andem juntos, mas tu próprio vais olhar para o aqua e perceber que não é um cardume :)

Se de facto queres manter o tetra preto, põe mais uns 9, e ficas com 10 peixes...

 

O que no total dá cerca de 50 peixes... Mais os dois bandeiras, acho que fica um aquário compostinho.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sinceramente, estou absolutamente saltando de felicidade. Nunca imaginei que pudesse colocar tantos peixes em um aquário!

 

Sobre a disposição a abrir mão das coisas, isso é um fato. Depois de apanhar muito e fazer alguns peixes sofrerem por falta de informação, tento aprender ao máximo tudo o que posso antes de fazer alguma coisa errada.

 

Sobre as corys, acho que manterei 6 albinas com 6 adolfois mesmo. Acho que é melhor sobrar espaço do que ficar com a fauna completa. Aí, se eu quiser, posso comprar mais no futuro. :naughty:

 

Você aconselharia a ter a khuli ou não? Li que são peixes de cardume, mas não quero mais do que um exemplar.

 

Quanto as ampulárias, também seguirei seu conselho! 2 e nada mais!

 

Quanto aos camarões: aqui no Brasil um lote com 10 red cherrys chega a custar 90 reais. Enquanto isso, temos o fantasma custando R$3,50 o exemplar. Vale a pena o investimento? Sinceramente, me apavorei com 20 camarões. Não seria muito, para manter com as corys e todos esses cardumes? Não comeriam os neons?

 

Cardumes(corrigindo):

Neons e rodóstomos: 10 de cada. Total: 20 peixes.

Matogrossos: total de 10 peixes.

Tetras preto: 1 antigo + 9 novos. Total: 10 peixes.

 

Dúvida: acha que teria problema não colocar cardumes de tetra fortuna e deixar os dois sós, como o cruzeiro do sul? Realmente queria peixes mais coloridos, e não estou muito interessado em adquirir mais tetras fortuna. Se for absolutamente prejudicial a eles, posso adquirir. Entretanto, não é uma vontade pessoal. Em vez disso, pensei que pudesse montar outro cardume. Só não sei de quê. Talvez de tetra rosado, por exemplo. Ou deixar espaço livre, sei lá.

 

E tenho até vergonha de perguntar, mas será que ainda assim caberia um oto? Vi que também são peixes que devem estar em 3 em algum lugar, mas... Saberia informar se isso é possível?

 

jp, pode parecer besteira, mas você não tem ideia de como me ajudou. Estou absolutamente grato e sem palavras.

 

Obrigado, obrigado e obrigado!

 

Abraços e até mais.

Editado por felippe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

 

Primeiro, desculpas. Não sei se posso postar aqui após já ter postado há pouco, mas é que enquanto espero a resposta, continuo pesquisando as espécies.

 

Não sei se é impressão minha, mas aquários com menos espécies em maior quantidade ficam mais bonitos. Certo ou errado? Vi, também, que os matogrossos costumam morder partes de outros peixes. Isso seria um problema para meus bandeiras. Descobri ainda que os aquários costumam ser divididos em Superior, Meio, Fundo e Associado ao substrato. Acabei pensando que se colocar todas essas espécies, talvez fique não tão harmonioso.

 

Pensei, então, em formar o tal cardume com 6 corys. Outro, com mais 6. Vi que as ampulárias não se adaptam a pH ácido. Essa informação procede? No meio, deixaria o casal de bandeiras e aumentaria bastante o número de neons e rodóstomos. Manteria os que já tenho, sem cardumes. E só.

 

Ficaria assim, após essa nova pesquisa:

2 bandeiras

20 neons

20 rodóstomos

6 corys albinas

6 corys adolfoi

1 tetra preto, 1 cruzeiro do sul e 2 tetras fortuna: seria muito prejudicial?

 

De invertebrados, continuo a pesquisar.

 

Obrigado e desculpas,

Felippe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre as corys, acho que manterei 6 albinas com 6 adolfois mesmo.

 

É uma opção tua, assim tendo 6 de cada, já fazem um cardume bonito :)

 

Você aconselharia a ter a khuli ou não? Li que são peixes de cardume, mas não quero mais do que um exemplar.

 

Olha, estás a ver? Já aprendi uma coisa nova :P Se é peixe de cardume, então para meter, o ideal seria meteres umas quantas... Por isso, é melhor não meteres nenhuma do que meter só uma :)

 

Quanto aos camarões: aqui no Brasil um lote com 10 red cherrys chega a custar 90 reais. Enquanto isso, temos o fantasma custando R$3,50 o exemplar. Vale a pena o investimento? Sinceramente, me apavorei com 20 camarões. Não seria muito, para manter com as corys e todos esses cardumes? Não comeriam os neons?

 

Não fazia ideia! Aqui em Portugal, o mais barato são os red cherry, por isso te aconselhei esses, mas pelos vistos se ai os fantasmas são mais baratos, aposta nos fantasma :)

Podes pôr a quantidade que quiseres, mas aconselho vivamente a pores uns quantos (sendo um aqua de 200L, mete de 10 camarões para cima :) ). Não vais ter problemas em eles comerem os peixes, acredita. Mais facilmente comem os peixes os camarões do que vice-versa. Por isso camarões, estás avontade. E não vão competir com as corys, não te preocupes :)

 

Cardumes(corrigindo):

Neons e rodóstomos: 10 de cada. Total: 20 peixes.

Matogrossos: total de 10 peixes.

Tetras preto: 1 antigo + 9 novos. Total: 10 peixes.

 

Perfeito :) 40 peixes de pequeno porte, e vais ver que vais olhar para o aquário e vais ficar admiradissimo com o comportamento de grupo de qualquer um dos cardumes :)

 

Dúvida: acha que teria problema não colocar cardumes de tetra fortuna e deixar os dois sós, como o cruzeiro do sul? Realmente queria peixes mais coloridos, e não estou muito interessado em adquirir mais tetras fortuna. Se for absolutamente prejudicial a eles, posso adquirir. Entretanto, não é uma vontade pessoal. Em vez disso, pensei que pudesse montar outro cardume. Só não sei de quê. Talvez de tetra rosado, por exemplo. Ou deixar espaço livre, sei lá.

 

Ou das duas uma, ou crias um cardume, ou então vendes/dás os peixes... É preferivel ficar sem eles, do que eles ficarem sozinhos... Esta é a minha opinião :)

Podes sempre pôr mais um cardume, como os tetra rosados, ou se quiseres adquirir um cardume dos tetra fortuna ou os cruzeiro do sul, acredita que não te arrependes. Pois até podem não ser coloridos, mas em cardume, por muito pouco coloridos que sejam, o comportamento é lindo :)

 

E tenho até vergonha de perguntar, mas será que ainda assim caberia um oto? Vi que também são peixes que devem estar em 3 em algum lugar, mas... Saberia informar se isso é possível?

 

Penso que poderás pôr. Mete uns 3 ou 4, e com sorte podes ainda formar um casalito e teres descendência.

 

jp, pode parecer besteira, mas você não tem ideia de como me ajudou.

 

Estou absolutamente grato e sem palavras. Obrigado, obrigado e obrigado! Abraços e até mais.

 

Eu é que agradeço toda a simpatia, assim até dá gosto de vir aqui, e abrir o forum só para responder neste tópico :)

É um orgulho para qualquer aquariofilio ver agradecimento ás suas palavras, e tanta simpatia.

Da mesma maneira que tu aprendes comigo, ou com qualquer outro membro, já eu aprendi contigo.

 

Por isso também tenho que te agradecer :)

 

Enquanto conseguir ajudar, estarei disponivel para tudo o que for necessário. Por isso é uma questão de falares aqui no tópico, ou por MP, que se eu souber ajudar, acredita que ajudarei :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado, pessoal!

 

Decidido, então. 12 corys, 6 de cada. Quanto aos camarões, vou pensar. Na minha cabeça, há muita fauna. Entretanto, ainda creio que ficará bem bonito. Quanto as khulis, também vou pensar. Acho lindas e diferentes, mas temo um excesso na fauna que acaba por desarmonizar, em partes, a paisagem. Sobre os otos: também vou ver. Nunca tive tantos peixes, e não sei se consigo criar tantos de forma espaçosa. Não sei por que, mas acho que está meio "apertado".

 

Vocês acreditam que o que fica mais bonito: menos cardumes com mais habitantes ou mais cardumes com menos habitantes? Creio que tenha desistido dos matogrossos, por serem belisqueiros. Sinceramente, não sei se dou os tetras ou adquiro mais. Creio que apenas neons, rodóstomos e os bandeiras ficaria mais harmonioso. Mas, não sei. E aqui no Rio de Janeiro está difícil de achar os fortuna. Podem dar a opinião de vocês? E sobre a ampulária? Alguém sabem se vive bem a 6.8? Esse pH ficaria bom, correto?

 

Me dá igual prazer em abrir o fórum só para responder a vocês.

 

Obrigado e até mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana, também acho.

 

Vou pensar em retirar os tetras com muita calma, mas não está fácil.

 

A fauna nova, então, ficará composta pelas 12 corys + 3 ottos + X camarões + 12 neons + 8 rodóstomos + 2 ampulárias. Assim, vou pensando em retirar os tetras, mas mantenho o espaço deles. Acredito que assim esteja bom, pois não acredito que haja tantos peixes e ainda sobra um espaço para, no futuro, pensar em colocar mais alguns.

 

Será que posso postar fotos aqui?

 

Obrigado, Susana. Obrigado, jp.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes postar foto aqui, TENS que postar fotos aqui! Queremos ver isso :P nunca tinha escrito tanto num tópico (nem mesmo nos meus!) Por isso quero é ver fotos, isso é que é preciso :P

 

Não tens que agradecer, pelo menos a mim. Ajudei no que podia, e ainda aprendi coisas novas :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Tudo bem?

 

Vamos às fotos:

 

A primeira delas é de uma época de superação. Após quase desistir de vez do hobby, resolvi voltar e tentar pela última vez. É de novembro de 2011 e foi tirada assim que a limpeza geral acabou. Ainda estão presentes os kinguios, o jordani e a carpa.

 

6414373161_180daf7663_z.jpg

 

 

A segunda foto foi quando comprei novas plantas. 3 apenas. É de dezembro de 2011.

 

6473540461_b6367c308a_z.jpg

 

 

A terceira foto de hoje é a mais recente. Há poucos dias. Já está sem os kinguios, mas ainda abriga o jordani e a carpa.

 

6851778739_4940ab304b_z.jpg

 

Atualmente, o aquário está com um surto de algas e as plantas ficaram meio feias. Daqui a pouco vou realizar a TPA e arrumar as plantas de outra maneira. Não entendo absolutamente nada de aquapaisagismo. Por isso, meu layout está feio assim. Alguém tem dicas? Estejam à vontade. Mais tarde, se der, posto fotos da nova arrumação: já sem o jordani. Só falta a pequena carpa ir embora.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquapaisagismo também não perceo muito, mas é uma questão de gosto :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, pessoal. Como estão?

 

Não consigo adicionar fotos do Flickr aqui no fórum...

 

Continuo com problemas nas plantas......

 

O layout, na minha opinião, melhorou um pouco, apesar das plantas estarem horrorosas.

 

A carpa ainda espera o carro da adoção. (:

 

E as algas continuam lindas....

 

A água está suja, suja... Carvão ativado, cerâmica e perlon não estão dando mais jeito...

 

Até mais. Espero que, em breve, com notícias melhores e um aquário menos feio... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Aqui deixo a minha opinião sobre a fauna que poderias meter no aquário.

 

Em relação as Corydoras penso que esse numero já é bom, mas pensa se queres meter 12 iguais ou 2 espécies diferentes, eu sinceramente gosto de cardumes iguais, 12 corydoras juntas fazem um efeito muito bonito, que penso que com 6 não terá tanta beleza, mas aqui será uma opção pessoal que terás de tomar.

 

Em relação aos camarões, aconselharam-te (e bem Red Cherrys) porque aqui em Portugal são muito baratas, mas se ai é ao contrário, claro que deves apostar nas mais baratas. Aconselhava apenas a arranjares um pouco de musgo de java.

 

Cardumes

Neons e rodóstomos: 10 de cada. Total: 20 peixes.

Matogrossos: total de 10 peixes.

Tetras preto: 1 antigo + 9 novos. Total: 10 peixes.

 

Não achas cardumes a mais? Porque não apenas 2 cardumes? Se quiseres podem ser de 15 unidades…

Ao comprares estes cardumes podes dizer a loja que apenas compras se eles te ficarem com o TETRA PRETO. Ou entao deixas o tetra preto sozinho no aquario, é verdade que não potencializas o sem bem estar nem a sua beleza, mas não é por aqui que vem o mal ao mundo.

 

Depois de reduzir o numero de cardumes, apostaria em por exemplo 2 casais de peixes (gosto pessoal) com outras cores como por exemplo:

Ramirezis (German BLUE)

Tateurndina Ocellicauda

Apistagrammas (atenção ao comportamento da especie que escolheres)

Pelvicachromis Taeniatus (embora seja Kribensis são peixes pacificos)

 

Para colocares uma destas especies apenas teras de garantir esconderijos (musgo e talvez mais uma ou duas plantas) para os camaroes.

 

Penso que só com os cardumes que falaste vai faltar um pouco de cor ao Aquario.

 

 

P.S não sei se tens crianças em casa, mas se tiveres podes colocar um trio de viviparos (platys, guppyies, espadas e molly) visto elas adorarem ver os alevins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.