InCoGniTuS Publicado Fevereiro 10, 2012 Publicado Fevereiro 10, 2012 Ora bom dia! Agradecia a vossa ajuda para tentar perceber o que se passa com a minha Red Rubin. Para começar dizer que tenho um aqua com cerca de 240l reais (280l brutos), faço fertilização semanal com TPN+ (2x a dose recomendada - 50ml) e Flourish Excel às 2ªs, 4ªs e 6ªs (2x a dose recomendada - 10ml/dia), Co2 caseiro (em breve irá mudar para garrafa pressurizada com solenoide...) e o indicador de CO2 dá como bom. Tenho alguma fauna e toda saudável à excepção desta. A planta em questão está assim: Parece-me claramente carência de algum nutriente, até porque têm "caído" bastantes folhas. Sendo que uso um fertilizante completo e ainda complemento com o Excel o que estará em falta? Eu penso que será carência de ferro, mas para não estar a deitar fertilizante e dinheiro ao lixo peço a vossa ajuda! Obrigado! Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Julius Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 Pah, eu não sou a pessoa que melhor te pode ajudar a nível de flora... Não conheço essa planta, não sei as exigencias delas, mas conforme já te disse tu tens pouca iluminação para essa litragem toda. 85 Watts para 240 litros não chega sequer a 0,5. Para algumas plantas até pode nao dar mau resultado, mas para essa (não tenho a certeza) pode ser insufeciente. Olhando para ela diria que Ferro pode dar uma ajuda, o Ferropol da JBL foi me bem aconselhado, mas lá está, não sei se não sera falta de uma luz mais indicada para ela. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
gmmartins Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 Viva, estas situações são sempre difíceis de diagnosticar - pelo menos para mim. De qualquer maneira... introduzi o teu regime de fertilizações (50ml de TPN+ para 240L) na calculadora do wet e deu-me o seguinte: Element ppm/degree B 0.01 Cu 0.01 Fe 0.15 K 2.15 Mg 0.81 Mn 0.0042 Mo 0.0042 N 2.79 NO3 12.29 P 0.21 PO4 0.64 S 1.90 Zn 0.0042 Como podes ver, para alguns nutrientes, nomeadamente os macros (NPK), estás um pouco aquém do ideal: Nitrate (NO3) 20ppm per week Potassium (K) 30ppm per week Phosphate (PO4) 3ppm per week Magnesium (Mg) 10ppm per week Iron (Fe) 0.5ppm per week From: UKAPS Portanto, poderá ser uma carência ou várias... Pode ainda ser falta de CO2 que normalmente resulta em folhas transparentes que depois acabam por criar buracos. O que eu te aconselho: revê os níveis de CO2 e circulação dentro do aqua de modo a garantir que o CO2 (e nutrientes) chegam a todos os lados, nomeadamente à planta em questão. Para além disto, tenta aumentar a dose de nutrientes e vê o que acontece durante as próximas 3 semanas. Eu sei, eu sei, é muito TPN+!!! Dado o tamanho do teu aqua eu aconselho-te a usar os sais. Acima de tudo, saem muito mais barato do que qualquer produto comercial o que no caso de aquas grandes faz diferença no final do mês. Desculpa não ter uma solução directa e simples mas... acho que com isto cobri todas as possibilidades. É impossível ter a certeza do que é. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
gmmartins Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 ah... não me parece que seja falta de luz. Se fosse, ou a planta não crescia ou, caso estivesse abaixo do ponto de compensação luminosa, definhava. Não me parece que seja o caso... Raramente é... GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
InCoGniTuS Publicado: Fevereiro 10, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2012 (editado) Desculpa não ter uma solução directa e simples mas... acho que com isto cobri todas as possibilidades. É impossível ter a certeza do que é. Se fosse directo e simples... Não tinha piada! Deste uma grande ajuda! Bem sei que com os sais é mais barato, mas... é preciso saber o que estamos a fazer! Estou a ver que vai ter de ser a próxima área a estudar com mais detalhe.... Sabes de algum site (preferencialmente em "tuguês") que me possa informar e aprender a preparar e dosear os nutrientes? De qualquer maneira começo aqui... De qualquer forma até aprender alguma coisa de jeito lá terei de usar o TPN+... Pela página que me deste da calculadora, para atingir os 20ppm de NO3 aconselha 81ml por semana... É isso ou estou a usar mal a "ferramenta"? Obrigado pela ajuda! Editado Fevereiro 10, 2012 por InCoGniTuS Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
gmmartins Publicado: Fevereiro 10, 2012 Publicado: Fevereiro 10, 2012 De qualquer forma até aprender alguma coisa de jeito lá terei de usar o TPN+... Pela página que me deste da calculadora, para atingir os 20ppm de NO3 aconselha 81ml por semana... É isso ou estou a usar mal a "ferramenta"? Estás a usar bem Bem sei que com os sais é mais barato, mas... é preciso saber o que estamos a fazer! Estou a ver que vai ter de ser a próxima área a estudar com mais detalhe.... Parece mais complicado do que é na realidade. Afinal, estamos apenas a falar de "comidinha" para plantas. Não há que ter medo. Sabes de algum site (preferencialmente em "tuguês") que me possa informar e aprender a preparar e dosear os nutrientes? De qualquer maneira começo aqui... eu uso a receita daqui mas é em inglês... Em PT já deve haver muita coisa aqui no fórum. Tenta usar a função pesquisar. Além disso, podes usar a mesma calculadora para fazeres a tua receita. E também podes sempre colocar aqui que eu ou mais alguém te ajuda nas contas... GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts