Toda a ajuda possivel neste projeto


Edgar Pais

Recommended Posts

Ola a todos, sou novo nestas andanças e precisava de toda a ajuda possivel e como ja pude reparar por aqui é só gente dedicada e disposta a ajudar resolvi postar.

Já sei que há por ai muitos topicos de ajuda para que necessitar mas nada como uma ajuda e aconselhamento no problema exato. Bem ha umas semanas ofereceram-me um globo de 10 Lt com 4 peixinhos. Eu nao percebia la grande coisa desta arte pelo que a unica coisa coisa que me explicaram foi para por um pouco de comida todos os dias e trocar a agua de vez em quando. Ora como ja seria de esperar 3 deles morreram passado 2 semanas ja so me restava 1. eles começaram me a morrer e eu fiquei intrigado e comecei a pesquisar. Ora havia e ha imensa coisa que não eu sabia. para salvar o meu unico pequeno amigo comprei o condicionador de agua e como ele estava doente com ictio apliquei lhe o medicamento como devido. Eu adorei este hobby mas preciso de material em condiçoes e muito aconselhamento. Esta semana estou a pensar em compra-lo. estava a pensar em :

 

aquario de agua quente de 30/40 Lt ja sei que e pequeno mas por falta de espaço e dinheiro tem de ser;

o filtro externo que ja pesquisei e pelo que sei é melhor do que o interior;

o filtro biologico (que ainda nao entendi muito bem se possivel agradecia uma boa explicação)

a iluminação (a qual pensa que seja de um ratio de 1w/L)

sustrato (estaria a pensar em comprar um sustrato simples de pedras pq por ora nao penso por plantas reais )

alguma decoração

nitrivec para acelerar o ciclo e penso que é tudo.

testes ph, amonia etc

 

Andei a pesquisar e sei que só se deve por peixes quando o ciclo estiver completo ou seja amonia a 0's. Como quero fazer tudo certinho esta é a maneira que penso faze-lo e gostaria que me dissessem se esta correto o que farei e que apontem correçoes. e seria:

comprar o material, limpar o aquario todo por dentro e fora, aplicar o sustrato (ainda a decidir),colocar as decorações, instalar os filtros externo mecanico e o filtro biologico, encher o aquario com agua ja condicionada e administrar o nitrivec para acelerar o ciclo e depois ir medindo os valores de amonia para ver quando o ciclo acabar para comprar 2 peixinhos para começar devagar. Esta é a minha ideia, agora ajudas, criticas, conselhos? É tudo muito bem vindo agradecia toda a ajuda possivel para ser sucedido pois nao quero peixes mortos por falta de informação ou erros. Obrigada pelo paciencia e compreensao. aguardarei as respostas.

 

Cumprimentos

Editado por Edgar Pais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 378
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem vindo Edgar ;)

 

Pois os globos não prestam, têm pouca litragem e o seu formato não é bom para os peixes. Eu também já cometi esses erros de excesso de população, que obviamente teve como consequência a morte dos peixes. No entanto desde que venho a este fórum tenho aprendido muito. Podes ficar descansado que aqui existem muitos artigos com muita informação, e os membros são mestres nisto!

 

Antes de qualquer compra deves pensar que fauna queres ter. Assim todo o material que comprares (aqua, filtro, plantas, etc...) deve ser de acordo com essa fauna, para lhe dar as melhores condições.

 

Se não queres plantas naturais não precisas de 1 W/L na iluminação, podes ter lâmpadas menos potentes, o suficiente para ver os peixes. A relação W/L serve de referência para a plantas poderem ter um desenvolvimento saudável no aquário.

 

Todo o substrato inerte deve ser fervido antes de ser colocado no aquário.

 

O filtro biológico é composto pelas bactérias que se alojam no filtro e areão que decompõem amónia/amónio em nitritos, e nitritos em nitratos. Para teres uma boa colónia de bactérias deves ter cerâmicas no filtro.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e o termostato obviamente esqueci me de mencionar obg pela observação.

Outra coisa caros amigos, o filtro biologico é um "tubinho" e uma placa que fica por baixo do substato nao é? que fica debaixo de agua o qual suga a agua para fazer a filtragem

Quanto custa um filtro biologico bom o suficiente para um aqua de 40 L +-?

Editado por Edgar Pais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas desse tipo de filtro (filtro de fundo), já não se usa porque ao longo do tempo perde eficiência por o substrato perder permeabilidade. Com o filtro externo ficas bem servido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edgar

 

Bem vindo ao forum e à aquariofilia, vais divertir-te muito, mas isto é um hobby necessita de várias coisas, a mais importante talvez é a paciência ::D:

 

Vamos mais devagar pois vejo que estás com várias dúvidas e a confundir conceitos.

 

Em primeiro lugar fazes MUITO BEM em livrar-te do globo. Suponho que o peixe que lá tens dentro seja de água fria. Não te esqueças que não o vais poder manter quando montares este novo aquário (devolve-o / troca-o na tua loja de aquariofilia).

 

Em segunda lugar era bom dizer-nos em que zona moras para te podemos aconselhar qual as melhores lojas para comprares peixes, plantas e material (desaconselho comprares em lojas de shoppings e parecido)

 

Agora em relação ao novo aquário:

 

Um aquário mais pequeno é mais dificil de manter (porque como há menos água, mais rapidamente esta sofre alterações brucas), mas com alguma dedicação não terás problemas e mesmo num aquário pequeno é possível fazer aquários espectaculares.

 

O que vais precisar:

 

1 - aquário: já não precisas de ajuda aqui

 

2 - Móvel - cuidado com o sítio onde o colocas. Tem que ser robusto (nada de contraplacados etc)

 

3 - iluminação - para quem está a iniciar não é necessário 1watt/litro. Se começares com plantas fáceis de manter podes ter menos de 0,5 w/l sem problema. Menos iluminação = aquario mais simples= menos algas, etc.

 

4 - Termostato - aqui deves respeitar a regra do 1watt/litro. para um aquário de 30/40 litros, talvez um de 50 watt

 

5 filtro - para esse aquário não sei se precisas de um filtro externo. Se calhar optava pelos chamados filtros de mochila ou cascata (ficam pendurados no aqua, não retiram espaço dentro dele e devem servir perfeitamente).

 

Os filtros têm 2 tipos de filtração: biológica e mecânica - a biológica é composta pelas bactérias que o colonizam (ciclo do azoto) e a mecânica é composta pelas esponjas, etc (o nitrivec acelera a colonização pelas bactérias) Ambos os tipos de filtração ocorrem DENTRO do filtro. as esponjas estão lá dentro e as bactérias também.

 

Acho que isto é o básico que tens que saber para já. Se tiveres dúvidas avisa.

 

Abraço

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah muito obrigado manik48. Portanto recapitulando terei de comprar iluminação 0.5w/L, filtro de mochila com 5 vezes a litragem certo?, os testes, montar tudo e deixar ciclar. E só depois comprar os peixes. É isto?

 

ah e sou da zona de Torres Vedras... se conhecerem alguma loja de confiança e boa façam favor

 

cumps

Editado por Edgar Pais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal desculpem a maçada mas preciso mesmo de reunir toda a informação para que os meus futuros amigos tenham uma vida feliz. Andei por aqui no forum a pesquisar e ouvi, ou melhor vi ai escrito em aspirar o fundo do aqua.... Como se aspira o fundo e com que?

 

Mais uma vez desculpem o incomodo

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes aspirar o fundo do aquário com um aspirador de fundo=sifão que pode ser manual ou, se quiseres uma coisa mais sofisticada, um aspirador a pilhas. Os manuais servem perfeitamente. Vê-se muito nas lojas, e até no continente, pingo doce, etc...

 

O meu custou-me 3,90 € no Continente, já vi iguais nas lojas de animais a 6 e 7 € ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadissimo, mais um objecto na listas das compras a fazer. quinta feira postarei foto do aqua nos seus "primordios"

uma ultima coisa por hoje, o filtro de cascata ja vem com tudo, carvao, a lã e a ceramica? com que frequencia terei de mudar estes componentes interiores?

 

obrigado pelo vosso tempo

 

 

Abraço

Editado por Edgar Pais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro de cascata acho que depende do modelo, mas se não vier com matérias filtrantes pode-se sempre comprar à parte (esponjas, cerâmicas, lã filtrante, bio balls, etc).

 

As cerâmicas são praticamente eternas, basta tirar a sujidade com a água das tpas. As esponjas duram mais que a lã filtrante, sendo que esta última deve-se substituir de duas em duas lavagens (penso eu).

 

Se quiseres colocar plantas basta teres substrato inerte, isto é, não fértil. Isto se apenas quiseres teres plantas com poucas exigências. As com mais exigências já precisam de substrato fértil. Se tiveres areão de rio podes ter na boa plantas que exigem poucos cuidados.

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não convém é ser areão muito grosso (eu tenho areão grosso mas vou mudar em breve) porque é mais difícil plantar do que se for fino. O areão grosso que estou a dizer que não convém é de 6-8 mm, se for de 4-6 mm ou 2-4 mm já dá perfeitamente. Mas espera por mais opiniões porque eu sou novato como tu ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serve, mas se amanhã quiseres colocar outro tipo de plantas.... tás lixado.

Não custa nada colocar um pouco de substracto.

Em relação ao resto, já o Manik e o Tiago disseram tudo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok caro amigo obrigado. comprarei o mais fino que la vir entao :)

 

Mas quanto mais fino comprares, mas difícil é de limpar (aspirar), pois é mais leve ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.