9 peixes mortos em 3h


daniel berto

Recommended Posts

Bem, no meio de pescada cozida e seitas piscícolas vou também meter a minha colherada.

 

Uma vez que morreram os 9 ao mesmo tempo, e partindo do principio que os peixes não se juntaram a nenhuma seita, a primeira coisa que diria é que se trata de facto ou de um vírus desses que atacam de repente, provavelmente trazido do exterior através do contacto de mãos, pés ou nariz na água (=P), ou uma alteração química provocada por dum-dum ou qualquer outro produto nocivo que entrou em contacto com a água do aquário.Em qualquer um dos caso, ou na verdade, se fosse eu, qualquer que tivesse sido o caso, eu tratava de tirar a água toda ao aquário, tirar o cascalho, e limpar bem tanto o cascalho como o aquário e só então reintroduzir o que quer que fosse no mesmo.

 

Mas como dizia, uma vez que foi de repente, a provável razão terá sido uma dessas duas, no entanto, mais remota poderá ser a hipótese de estares com um pico de amónia na água, causada talvez por esse filtro de fundo (se percebi bem) que o aquário tem, que muitas vezes acumula muito lixo lá debaixo (a propósito, o cascalho pode parecer ainda mais alto por ter esta placa no fundo.Caso queiras verificar se foi essa a razão, é bem mais fácil, basta fazer um teste aos níveis de amónia.

Pedro Ferreira

 

 

BLUE TERROR JUNGLE - 250L Ciclideos americanos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

vou analisar a amónia, se estiver normal, tiro tudo, limpo tudo, meto a ciclar de novo e começo do 0

 

E podes retirar essa placa do fundo.

Aconselhava também a um areão mais fino ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, partilho da mesma opinião do Jorge, essa placa de fundo temo que suje mais do que o que ajuda.

 

No que toca à lavagem, ferve também as pedras e se possível até o areão.Caso troques de areão melhor.

Pedro Ferreira

 

 

BLUE TERROR JUNGLE - 250L Ciclideos americanos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras difusoras debaixo do substrato fértil?

 

Poder até pode, se quiseres fazer mer... ups... porcaria.

 

Queres pedras difusoras para quê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu debaixo do tal cascalho, tenho tipo uma armação em plastico que vinha com o aquario com uns espaços, é la onde estão as pedras difusoras, nao sei se intressa para o caso.

 

Isso, se é o que eu presumo, é um filtro. Muito usado antigamente, mas que hoje em dia está "fora de moda" até é porreiro, mas sempre que tens que limpar, implica desmontar o aquário para teres acesso a parte de baixo (o porquê de estar fora de moda). à quanto tempo tens o aquário a funcionar? Poderia ser um excesso de detritos nesse "filtro" e pum, matou tudo. Mas, e agora os mais experientes que me corrijam, isso não aconteceria do dia para a noite, ou de entrar para sair do ginásio, digo eu.

 

Hummmmmmmmmmm, será que os peixes pertencem a uma dessas religiões que cometem suicídio em conjunto???????

 

Coitados dos bichinhos, também têm liberdade de expressão, se essa foi a opção deles, só temos que a respeitar :P

 

Tens cães ou gatos em casa?

 

Eu por acaso não tenho, mas conheço pessoas com muitos anos de aquariofilia, que sempre tiverem gatos em casa, os quais dormiam em cima do aquário, e as únicas mortes que aconteciam devido aos gatos, eram mesmo as que eles provocavam quando andavam à pesca ou a brincar com os peixitos

 

E sim limpei o filtro á cerca de 2/3 semanas

 

Agora, a parte do filtro, uma vez mais, como o limpaste? se o limpaste com água da torneira, mataste todas as bactérias, o que faz re-iniciar o ciclo de novo, e os peixes poluem o aqua, aumenta a amónia, e mata os peixes, mas uma vez mais, seria algo estranho de acontecer de uma hora para a outra com todos os peixes. E visto que tinhas guppys e estes morreram, duvido muito que tenha sido pelos parâmetros da água.

 

 

Tens a certeza que não houve quimico nenhum perto do aqua? Qualquer coisa, até o mais insignificante spray que nós usamos pode envenenar os peixes.

Ou então houve alguma aquisição recente de peixes/plantas, que tenhas posto no aquário com a água que vinha da loja?

 

Se de facto queres meter peixes novamente, ou das duas uma:

1 - Arriscas, e compras peixes outra vez (não é que o aconselhe pois não sabes o que matou estes, logo poderás matar os futuros habitantes)

ou então,

2 - Desmontas o aquário, ferves tudo, excepto as plantas como é lógico, limpas muito bem as plantas (acho que há uns produtos próprios para o fazer, mas não sou a melhor pessoa para te dizer isso pois não sei), e por fim voltas a montar o aqua, deixas ciclar e começas tudo de novo.

 

PS.: Sinceramente, usar o anti cloro aquasafe, não acho necessário. Lembro-me de umas discussões aqui pelo forúm sobre o uso disto, e retirar o cloro da água, mas na minha opinião não é necessário o uso, excepto de fizeres mudas de 90 ou 95% diariamente.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge pedras difusoras é para fazer bolhinhas tambem nao sei bem o objectivo disso :x

jpmartins

por tópicos

-sim agora que dizes isso faz sentido a parte debaixo ser um filtro antigo, o aquario deve ter uns anos valentes :x

-sim limpei o filtro com agua da torneira, ate pq tava cheio de filamentos do musgo :x

-nao intruduzi nada de novo no aquario

-e tambem acho que nao entrou la nenhum quimico.

 

Não vou arriscar meter lá mais peixes, vou esvasiar tudo ferver tudo, comprar um substrato fertil, meter a ciclar e começar de novo :)

O que acho mais estranho é morrerem os 9 (todos) num tão curto espaço de tempo :/

Não sou grande pro na aquariofilia como devem ter reparado, mas nao creio que morte de uma comunidade em 3h seja normal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegaste a medir a amónia? Se lavaste o filtro com água da torneira pode ter sido isso e evitar ferver tudo a torto e a direito

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge pedras difusoras é para fazer bolhinhas tambem nao sei bem o objectivo disso :x

 

Não ponhas pedras difusoras. Se colocares por baixo do substrato, quando ligares, o substrato vai subir e estragar tudo.

Utiliza as pedras difusoras só e apenas se utilizares CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ponhas pedras difusoras. Se colocares por baixo do substrato, quando ligares, o substrato vai subir e estragar tudo.

Utiliza as pedras difusoras só e apenas se utilizares CO2.

 

Jorge, mas isso não vai contrariar o efeito do CO2?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, mas isso não vai contrariar o efeito do CO2?

 

Sim, mas se tiveres CO2 sempre a ser injectado, durante a noite podes necessitar de O2 para os peixes sobreviverem.

Durante a noite as plantas não produzem O2, produzem CO2. Se juntares o criado pelas plantas com o que estás a injectar e não tiveres entrada de O2, o mais natural é no dia seguinte os peixes estarem a nadar... de lado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: Sim, claro, tens toda a razão (o meu CO2 acaba 1 hora antes de desligarem as luzes)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me a um pico de amónia... Limpaste o filtro com água da torneira e isso certamente matou as bactérias benéficas para o ciclo de azoto.

 

Deves lavar sempre o filtro com água do aquário para que as bactérias não morram.

 

Quanto a ser cascalho a mais a i já não partilho da opinião dos demais, já vi aquários com muito mais cascalho incluindo substrato fértil como na foto que se segue mas é claro que falamos noutro tipo de nivel em que nada é comparável

DSC02759.JPG

no entanto concordo a 100% que deves tirar a tal placa. qualquer das maneiras não foi o excesso de cascalho essa a causa de morte dos peixes.

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge pedras difusoras é para fazer bolhinhas tambem nao sei bem o objectivo disso :x

jpmartins

por tópicos

-sim agora que dizes isso faz sentido a parte debaixo ser um filtro antigo, o aquario deve ter uns anos valentes :x

Isso é normal, mas a verdade é que há uns tempos andei a procura de uma placa para mim (se não tiveres substracto, até pode ser uma grande ajuda para apanhar lixo, e sempre é fácil de limpar)

-sim limpei o filtro com agua da torneira, ate pq tava cheio de filamentos do musgo :x

Como já disseram, isso não se deve fazer. Sempre que fizeres um TPA, usas a água para limpar o filtro

-nao intruduzi nada de novo no aquario

Isso era uma remota possibilidade, mas pronto..

-e tambem acho que nao entrou la nenhum quimico.

Já perguntaste ai em casa se por acaso ninguém andou a limpar ai ao pé? É que dentro de todas as possibilidades que já se puseram, sinceramente, continuo a achar que seja a mais provável, porque é mesmo muito estranho....

 

Ou então, eles decidiram mesmo mudar de religião :naughty: Mas caso tenha sido isso, volto a afirmar que também têm liberdade de expressão para fazerem as suas decisões, e já eram cresciditos para escolher o que queriam da vida.

Ou então pode ter sido um atentado á bomba, e que teve 100% de sucesso. Ainda ninguém se tinha lembrado desta :P

 

Chegaste a medir a amónia? Se lavaste o filtro com água da torneira pode ter sido isso e evitar ferver tudo a torto e a direito

 

Sinceramente discordo, apesar de ser uma possibilidade, porque ele lavou á duas ou três semanas, por isso não seria passado esse tempo todo, e de uma hora para a outra, sem antes darem sinais. Mas concordo que deva medir a amónia. Se estiver dentro de níveis aceitáveis (o que para mim é certo), ai sim desmontas tudo e limpas tudo como deve ser.

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver o que sai do teste ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As seitas continuam a ser o mais viável, mas há quem não acredite nisso ainda :P

 

Olha por acaso, não sei não, impossível tambem não era :P Mais uma possibilidade....

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teste de amónia deu 0.1 acho que nao é suficiente para matar peixes :x

ja aprendi que nao se deve limpar o filtro com agua da torneira ^^

vou montar tudo do 0 so tenho medo por causa da anubia e do musgo nao sei se morrem enquanto começo do 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou grande expert nos testes, mas acho que isso nao seria o suficiente.... O problema é não termos medições anteriores

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa tens 0.10 ou 0.01? que teste tens? eu também não percebo muito bem mas penso que depende dos testes este apresenta valores diferentes, a alguns que mede em mg/l e penso que outros em PPM se for 0,1mg/l penso que estas safo no entanto neste teste a coisa é diferente deve ser em PPM digo eu, no entanto também acabei de ver um teste que diz mg/l/ppm se alguém me poder esclarecer a nivel de testes de amonia...

 

7433083GG.jpg

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

existe forma de saber se a água está contaminada por algum quimico ?

 

É que também tenho sido assolado por suicidios ao longo das últimas duas semanas :( .

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais