Reprodução Cauda-de-espada


RASA

Recommended Posts

Boas quanto á reprodução dos espadas é muito fácil. Quando a femea tiver a parte debaixo da barriga é o momento de a fassares para a maternidade. Quanto á alimentação dos alvins podes transformar a comida em flocos em pó e dar ou então artémia salina viva.

Um abraço Ricky

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas,

 

Com as minhas desculpas pela insitência neste meu desabafo, aqui fica o que penso...

Embora não seja prática grave com espécies como os Guppys ( Poecilia reticulata ), evitem usar " maternidades " por favor...

Estas caixas de tortura apenas funcionam com algumas raras espécies mas têm a desvantagem de causar partos prematuros ou muito prolongados, “ stress “ às fêmeas com consequências graves na sua imunidade, poluição da água através dos alimentos não consumidos ( alimentos não vivos ) e aumentam o canibalismo e a agressividade das próprias parturientes e dos restantes peixes.

O ideal é um aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes para se salvar uma boa parte da ninhada.

Não interessa salvar TODOS os recém nascidos porque em breve teremos um aquário superlotado com peixes demasiado aparentados para os deixarmos reproduzirem-se entre si. ( A consanguinidade deteriora rapidamente uma população pequena ).

Desta forma evitam-se os males da ditas " maternidades " acima apontados, criamos uma atmosfera harmoniosa e natural para os nossos amados peixes e em certas espécies podemos mesmo acabar com os actos desesperados de canibalismo em pouco tempo se os adultos conviverem com crias no mesmo espaço ( mesmo que eventualmente consigam comer algum recém nascido ). Por outro lado, as crias que cresceram numa maternidade não sabem como enfrentar os ataques dos adultos se forem introduzidas no aquário.

As presas vivas ajudam a que muitas espécies se desinteressem pelas crias mesmo se o aquário for relativamente pouco plantado.

Algumas fêmeas destas espécies necessitam de bastante espaço e em certos casos ( como o das Molinésias ), muita luz, o que permite um crescimento excelente de algas e vegetação em geral. Deve ainda alimentar-se as parturientes com comida vegetal no caso das espécies mais vegetarianas e tentar manter uma temperatura próxima dos 24ºC para os Guppys com pequenas variações térmicas ao longo do dia.

Convém ainda “ invernar “ os Poecilídeos a uma temperatura próxima dos 20ºC promovendo em algumas espécies uma benéfica pausa no ciclo reprodutivo.

Eu sei que é difícil em muitas casas dispor de um segundo aquário mas se pensam reproduzir estes peixes a sério desistam da ideia do aquário comunitário... caso contrário, por brincadeira porque não ?

Se tiverem paciência para me aturarem sobre este tópico por favor consultem algumas das minhas mensagens anteriores.

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sem duvida que tens toda a razão.

Ainda não tinha lido nada como o que escreves-te.

Eu ainda só fiz reprodução de Espadas, e da segunda vez que coloquei a minha espada fêmea na maternidade, ela abortou, e passado 1 dia morreu, deixando-me 8 crias.

Agora já tenho mais fêmeas prenha, mas como o aquário não tem condições, para ter um grande plantado, vou tentar inventar uma caixa maternidade maior e com mais condições, para a fêmea, e para os juniores espada....

Talvez isso já ajude em todo o processo...

Espero conseguir encontrar uma solução...

Em relação ás questões do mesmo sangue, acho que em breve terei problemas desses, todos os peixes que tenho são da mesma mãe...

Vou arranjar uma solução..

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Espadas são uma espécie boa para começar, eu também sou daqueles que começou agora.

Basta pesquisares sobre este assunto, que encontrarás milhares de Informações, sobre os espadas, são um peixe muito comum entre os principiantes como nós.

HOJE VOU-TE ENVIAR UNS POUCOS DE SITES BONS NA Espada..

Um abraço e boa sorte

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não tiveres muitas plantas tenta agarar um bocado de musgo de java no canto oposto ao filtro para os bébés se esconderem o plantado vai-se fazendo e depois retiras o musgo de java se não gostares. Com os guppysresulta muito bem da ultima ninhada sobreviveram um tantos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas,

 

Concordo plenamente com a contribuição anterior.

Uma outra alternativa é um molhe denso de Ricia ( Riccia fluitans ) uma planta flutuante que forma um emaranhado muito útil para os filhotes se salvarem dos outros peixes.

As variações de salinidade e de temperatura também ajudam.

Fiz a propósito outras intervenções neste fórum e no do Guppy sobre essa matéria que podem ser úteis.

O maior segredo é proporcionar muito espaço a esta espécie.

Ao contrário de outros membros da sua família os exemplares adultos saudáveis e a habitarem em condições óptimas de espaço podem chegar a atingir 12 centímetros de comprimento ou mais.

Quando fiz criação de Caudas de Espada utilizava lagos de jardim feitos em PVC onde os deixava entre Março e Dezembro ( basta um lago bem plantado com 10 m3 ).

Sei perfeitamente que a maioria dos utilizadores deste fórum vivem em apartamentos, ( como eu agora ), e não têm condições para isso, contudo fica a informação.

Em aquário não são tão raros os casos como o que foi relatado pelo nosso colega Nuno Maltez.

Como já anteriormente tive oportunidade de escrever, se por motivos de “ stress “ ou de alguma incompatibilidade com o meio a maioria das fêmeas de poecilídeos ( como o Espada ) podem fazer uma “ guerra de nervos “ e adiarem os partos por bastante tempo ( nalgumas espécies para lá dos 9 meses ).

Tal como certas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] abortam no Outono para não serem surpreendidas pelas baixas temperaturas do Inverno em gestação, outras espécies podem adiar a vindas das suas crias ao mundo devido a súbitas alterações no seu meio ambiente que aconselham um parto noutra altura mais propícia à sobrevivência das crias.

Para quando ?... só as progenitoras podem decidir com base em mecanismos que a natureza dotou as suas antecessoras à muitas gerações atrás.

Como ultrapassar este dilema ?

Tentarmos criar as “ melhores condições “ físico-químicas na água onde vivem, dar-lhes alimentação estimulante ( alimento vivo, por exemplo ), controlar a temperatura ( isto implica por vezes variações térmicas diárias e temperaturas mais baixas no Inverno ), dar-lhes muito espaço e vegetação abundante e... depois de todo este esforço rezar para que não tenha faltado nada, para que a futura mãe não esteja a retardar o parto por motivos de saúde e para que quando voltarmos a olhar para o aquário no dia seguinte eles estejam lá... uma nova geração de Caudas de Espada.

Certas variedades desta espécie toleram temperaturas tão baixas no Inverno que há relatos ( alguns dos quais mesmo aqui no fórum ) que confirmam a sua existência em lagos ao ar livre aqui em Portugal.

Tive exemplares que sobreviveram todo um Inverno resistindo a temperaturas da ordem dos 9ºC, porém nem todas as variedades de Espada são tão tolerantes.

As linhagens selvagens são as mais resistentes.

As actuais variedades exóticas coloridas são fruto de uma longa experiência.

Nos anos 1920, o biólogo Norte-Americano Dr. Myron Gordon e os Alemães Haussel e Kossiwig descobriram que algumas espécies de Xiphophorus, nomeadamente alguns híbridos entre elas desenvolviam por vezes células cancerígenas idênticas às que tinham lugar no organismo humano, tornando-se por essa razão importantíssimos auxiliares na investigação e na luta da medicina contra o Cancro.

Alguns desses peixes ainda hoje são conservados na Universidade do Estado do Texas de acordo com uma linhagem pura que se tem mantido ao longo de todas estas gerações até aos dias de hoje.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas,

 

Uma outra alternativa é um molhe denso de Ricia ( Riccia fluitans ) uma planta flutuante que forma um emaranhado muito útil para os filhotes se .

 

 

 

Já tenho a riccia no aquario, agora podem nascer par aver o qeu acontece, obrigado...Os espadas adultos adoraram a ricia pareciam doidos a esfregarem-se nela...Um abraço e obrigado

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais