Varios Zebrassomas Flavescens juntos???


zenga

Recommended Posts

Boas Zenga, Esses peixes para teres mais que um, tem que ser num aquario realmente grande, mesmo muito grande:), no teu é impraticavel ja que se vao matar até ficar so um.

Se tivesses um aquario realmente grande, terias que meter uns 5 ou 6 flavescens para minorar as hipoteses de conflito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 3 no meu akua.ja tinha um mas depois adicionei mais 2 ao mesmo tempo para ele nao ter uma so vtimima para atacar :lol: ja que os zebrassomas qd estao sos sao mt territoriais e atacam os novos residentes ou introdus exemplares de tamanho maior q o q ja tens.

no entanto os meus hoje em dia andam sempre juntos em cardume

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, nao leves a mal mas para um aquario desse tamanho (supondo que é 1,20x40x50) ou mesmo que ligeiramente maior é demasiado pequeno para esses peixes mesmo que se deem bem ( e supondo que o vao continuar a fazer durante muito tempo).

Deverias ter apenas um exemplar so pela questao do tamanho, nao considerando a questao da agressividade stress etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho k o aquario d 120 suporta bem esses 3 peixes (ainda por cima sao da mesma espécie e dão-s todos bem :D !

 

Mas obviamente k nao aconselho k coloques mais peixes desse tamanho ou maiores mas os 3 e mais uns peixitos + pequenos penso k não terás problemas.

 

Agora acho k é + interessante 1 aqua com espécies diferentes e até com peixes mais coloridos mas isto é uma questão d gosto e não d espaço...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois de cirurgioes tenho mais q ja vinham do outro aquaro elem dos 3 zebra. flaven. tenho 2 p.hepatus e um z xanthurius e nao me podia livrar delas mas tenho um sistema de filtragem reforçado alem do que ja vinha no aquario(sump escumador etc) tenho mais um escumador e sump e muito mais equipamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
As opinioes dividem-se...?!

 

Nestas situações é normal...

 

Mas aconselho 1 coisa (acho k nisto estamos todos d acordo): Já k tens 1 aqua d recife, enche-o em 1º lugar com corais e outros invertebrados e só depois é k deves colocar os peixes. Isto pq os corais têm 1 capacidade enorme d retirar da água matéria orgânica, pois alguns alimentam-s dessa matéria. Os melhores corais para isto são os moles! Há pessoas inclusivé k retiraram parte das algas no refúgio e colocaram xénias :) !

E então depois com muita rocha-viva, e bons sistemas d filtragem (escumador, etc...) podes sobrecarragar 1 pouco mais com peixes MAS, s fizeres ao contrário e colocares 1º muitos peixes o aqua fica sujo e instável!!!!

 

Como o teu aqua é novo acho perigoso sobrecarregares já com tantos peixes. Ainda por cima peixes grandes como os flavescens (grandes tendo em conta as dimensões do aqua...).

 

 

Gonçalo, o teu aqua já tem bastantes corais ou não? Pra ters tatos cirurgiões... Penso k os teus s dão todos bem precisamente por já viverem juntos há muito tempo...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno. O meu aqua esta prestes a fazer um ano. Tenho 60 kgs de rocha viva, alguns polipos, um Sarcophyton, uma anemona e os tres peixes que mencionei.

Estava para comecar a colocar corais a serio, mas em meados de Janeiro vim para o Dubai trabalhar, de resto onde estou neste momento. Essa e a razao pela qual ainda nao apostei a serio nos corais. De facto tens razao no que dizes, ate porque tambem tenho ideia de comecar com outro aqua la para o final do ano com tamanho bastante superior, acima de 2m de comprimento. Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

durante dois anos tive no meu aquario de 1,20 um zebrasoma xanthurum, um zebrasoma desjardin e um naso literatus ( isto relativo a cirugioes )

 

a ambientação foi complicada, o xanthurum andou muito a implicar com o desjardin mas ao fim de umas semanas já se davam bem.

 

o segeredo é po-los ao mesmo tempo ou na impossibilidade, dar um arranjo à rocha viva para que o zebrasoma residente nao reconheça o territorio e nao o tente defender, facilitando a entrada do novo

 

mais dois no teu caso seria exagero, foge do Sohal ou Lineatus porque são peixes que precisam de muito espaço. idem para o Naso ainda por cima é um fabricador :lol: de materia organica como poucos virão :D

 

aconselho um Ctenocahetus ( ha tantos tão bonitos ) agora manter um cardume de flavcens num aquario tão pequeno é inevitável confrontos a toda a hora. nem no meu actual ( 1,80m ) eu tentaria por um cardume ( 4-5 ) deles. agora se meteres outro cirugião de preferencia diferente, pode ( leia-se o PODE e não o vai ) resultar

 

abraços,

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais