Ajuda - Setup e Limpeza de filtro.


pedro.m.p.silva

Recommended Posts

Boas!

 

Adquiri agora um filtro EHEIM 2040 para o meu aquário de 20L. As instruções são totalmente minimalistas e tenho dúvidas absolutamente primárias e quase estúpidas em relação à instalação do produto que agradecia que alguém me pudesse ajudar:

 

1) Antes de ligar à electricidade, devo encher a caixa do filtro com água do áquário?

 

2) O filtro vem apenas com a esponja azul para filtragem mecânica, para fazer também filtragem biológica o que devo fazer?

 

3) Quando fizer TPA's devo desligar o filtro? (pergunto isto, porque a agua ficará abaixo do limite minimo)

 

4) O que tenho de fazer para limpar o filtro e com que regularidade?

 

5) Ao regular o caudal, como é que sei que o caudal está bem regulado para o meu aquário?

 

6) Vou ter peixes pequenos (4cm) como posso prevenir que não sejam sugados pelo filtro?

 

Agradeço a vossa ajuda!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compraste um filtro só para filtragem mecânica?

 

Não te preocupes que a colónia de bactérias também se aloja na espuma.

 

Podes encher o filtro com água antes de ligar, a bomba trabalha menos tempo a seco

O tempo para limpar o filtro depende da fauna que tens.

Limpa a esponja sempre com água do aquário quando fazes um TPA

Podes regular o caudal de várias formas, acho que sses filtro não tem regulador, mas uma esponja lá dentro... resolve.

Para os peixes não serem sugados (e com 4 cm não vão ser de certeza), vais à discoteca e engatas uma gaja. Roubas-lhe as meias e colocas à volta da entrada do filtro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1) Antes de ligar à electricidade, devo encher a caixa do filtro com água do áquário?

 

 

Sim deves de forma a ele ferrar a bomba

 

 

2) O filtro vem apenas com a esponja azul para filtragem mecânica, para fazer também filtragem biológica o que devo fazer?

 

 

 

 

Acrescentar cerâmicas se quiseres uma filtragem mecânica mais ficas juntamente com a esponja azul deves adicionar lã de vidro

 

 

3) Quando fizer TPA's devo desligar o filtro? (pergunto isto, porque a agua ficará abaixo do limite minimo?

 

 

O filtro não deve estar a funcionar em seco, se não consegues fazer TPA's sem que o filtro continue a bombear água, sim deves desligá-lo temporariamente

 

 

 

4) O que tenho de fazer para limpar o filtro e com que regularidade?

 

 

Lavas a esponja azul, pois pode ser reutilizada, deitar fora a lá de vidro e lavar as ceramicas com água do aquário, pois em contacto com água da torneiras as bactérias Nitrificantes podem morrer. A regularidade deverá estar relacionada com a perda de caudal e quando detetares que o filtro já não está a funcionar como deve ser

 

 

 

5) Ao regular o caudal, como é que sei que o caudal está bem regulado para o meu aquário?

 

 

O filtro deverá ter uma capacidade de filtragem 5x o volume do aquário, se o teu tem mais que isso, sabes que podes reduzir através da agitação da água, ou se través de testes químicos da água tiveres valores fora do normal, geralmente filtros com capacidade inferior ao aconselhado faz com que os aquários tenham niveis consideráveis de amónia

 

 

 

6) Vou ter peixes pequenos (4cm) como posso prevenir que não sejam sugados pelo filtro?

 

 

Na zona do crivo (zona de admissão da água) colocar uma rede estreita com o fim de impedir a entrada de peixes para o filtro, ou em alternativa utilizar uma meia de vidro de senhora

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge e João!

 

Não podiam ser mais esclarecedores! E rápidos!

 

O filtro tem regulador de caudal, mas não tem numeração, ou seja, tenho que ir por experimentação.

 

Já agora em relação às cerâmicas... é coisa que se compra com facilidade nas lojas da especialidade? E será que cabem naquele espaço tão apertadinho?

 

Quanto às meias de senhora... não vai ser necessário ir à discoteca, vou mesmo à gaveta da roupa da minha mulher. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Quanto às meias de senhora... não vai ser necessário ir à discoteca, vou mesmo à gaveta da roupa da minha mulher. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O melhor é meias que não tenham sido usadas, pois as que já foram usadas podem conter cremes e detergentes.

 

Se utilizares umas usadas lava-as muito bem, e é melhor que a tua mulher não veja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cerâmicas compram-se com facilidade, eu não tenho esse filtro por isso não sei o espaço que tens, às vezes é preciso fazer um pouco de magia

 

O espaço é infimo para outras materias filtrantes... aliás não cabe quase nada!

 

Custa-me um bocado ir comprar um pacote de cerâmicas para usar apenas algumas. :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o desenho do filtro e de facto compreendo o que queres dizer, as matérias filtrantes entram dentro do filtro através de placas...

 

É isso! E a esponja que vem de origem ocupa o espaço todo. Eu já vi que há mais 2 placas que posso adquirir: a verde (tem malha mais estreita) e a preta (de carvão activo), mas para já não queria avançar com nenhuma delas até porque a que vem de origem não pode "conviver" com nenhuma delas já que ocupa o espaço todo.

 

Se lá couberem algumas cerâmicas serão para aí uma 4 ou 5 bem apertadinhas. :grouphug:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 ou 5 não fazem grande coisa

 

Tem atenção então ao lavares a esponja, pois será aí que as bactérias se vão fixar, não tinha noção que esses filtros Eheim eram uma bosta! Até os tinha em boa consideração

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também optar por usar cerâmicas Sera Siporax Mini. É um saquinho pequeno mas se não tens muito espaço acho que é o melhor.

 

Comprei por 2.90 numa loja quando se sai do metro para o Colombo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também optar por usar cerâmicas Sera Siporax Mini. É um saquinho pequeno mas se não tens muito espaço acho que é o melhor.

 

Comprei por 2.90 numa loja quando se sai do metro para o Colombo.

 

É uma boa ideia, resta saber se cabe mesmo naquele filtro. Porque o espaço é mesmo apertado.

 

Também tens um filtro pequeno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um ainda pior em termos de espaço e funcionalidade (filtro interno). Tirei carvão activado que não estava lá a fazer nada e meti essas cerâmicas e muita lã filtrante também para diminuir o caudal (demasiado para o tamanho do meu aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.