Gourami anão reprodução


scpaulo

Recommended Posts

Olá

 

Tenho 3 gouramis anão 2 azuis (macho/fêmea).. que foram os meus primeiros peixes e 1 às cores (macho) que não sei o nome mas também é anão...

 

tenho notado que a fêmea está muito "gorda" e penso que possa estar na altura de fazer uma postura... ouvi dizer que põem os ovos em bolhas de ar mas como tenho um filtro externo não dá muito bem pois a água é bastante agitada o k devo fazer? e um aqua com muitos peixes perigosos!!

 

PS tenho um aqua só para reprodução devo ponho-os lá? como? O que faço?

 

:) Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado josé

 

Desculpa, no entanto, a minha ignorância mas não sei como se reproduzem betas :)

 

Eu tenho musgo de java no meu aqua grande mas se puserem lá ovos vão todos ser destruidos, com certeza, ou pelo tubarão martelo de 8 cm ou pelo ciclídeo africano de 7 (mais conhecido pelo febre amarela)ou pelos barbos tigre... ou então pelas bótias palhaço

 

Como faço mudo-os de aqua? E o esferovite é para quê? não serve uma pedra lisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpe mas devo dizer que nao usou a funcao PESQUISAR, que lhe dara concerteza topico onde este tema ja foi discutido, inclusive com fotografias de varias espécies de colisa...

aqui esta um: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ht=colisa+lalia

ao menos tentem... nao custa nada poupar os bolsos ao fórum! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpe mas devo dizer que nao usou a funcao PESQUISAR, que lhe dara concerteza topico onde este tema ja foi discutido, inclusive com fotografias de varias espécies de colisa...

aqui esta um: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ht=colisa+lalia

ao menos tentem... não custa nada poupar os bolsos ao fórum! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Joana

 

entretanto pesquisei, através da dica que o José deu a reprodução dos betas e realmente parece que possa funcionar... A minha pergunta era apenas a de saber se a fêmea estando tão corpulenta está na altura de por ovos... e com que macho o azul ou o sunset... (a minha fêmea é azul)..

 

Vou tentar arranjar fotos dos 3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a femea nao poe ovos...a minha femea ja esta corpulenta ha por volta de dois meses... depende se o macho esta disposto a reproduzir se, pois este "aperta", graças ao tao famoso abraço, a femea que mais tade deita os ovos para este os posicionar no ninho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quando quero reproduzir anelideos, retiro-os para um recepiente de 5l nos quais encho com a agua do aquario em que eles estao ate uma altura que não ultrapassa os 9 cm.

ponho uma pequena placa de esferovite a um canto para ajudar a fazer o ninho de bolhas, um pouco de musgo de java para o caso das colisas que o usam para construir o ninho e uma pedra difusora desligada.

Temperatura da agua 28º e o ph 7.

Ponho o casal dentro do aquario, mas a femea fica dentro de uma chamine de vidro separada do macho.

O macho começa a cortejar a femea e a fazer o ninho, quando no caso das femeas colisas a barriga fica com um vermelho intenso e nas betas com o corpo listado solta-se a femea muito devagar para não destriuir o ninho de bolhas.

Depois tiras a femea quando o macho começa a correr com ela(um dia).

Ao fim de outro dia ja tens alevins e podes tirar o macho e ligar a pedra difusora. reproduzir nao custa custa e manteres os alevins nos primeiros dias, mas ja ha comida apropriada para eles.

Boa sorte

Jose Antonio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez a todos

 

Com água do aquário? :!:

 

Vou ter que tentar eu estava a fazer com água nova porque dizem que a ausência de nitritos favorece a reprodução :wink: Será?

 

O musgo já lá está...

 

E agora meto água do aqua.. ou deixo a água nova? ou misturo?

 

Quanto ao aqua é feito por mim e tem 30 por 15 e tem neste momento 10 cm de água o k dá cerca de 4,5 L parece-me bem..

 

Uma pergunta quando eu parar a bomba de ar a água vai ficar parada e vou ter alguma dificuldade em manter a temperatura igual em todo o aqua, importa? OU ELES ESCOLHEM A ZONA COM A TEMPERATURA MAIS FAVORÁVEL? :lol:

 

:lol: Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha a agua tem mesmo que estar parada

so ligas a pedra difusora depois dos alevins terem nascido

eles vao fazer o ninho debaixo do esferovite

faz como te digo e nao te aproximes mto

vais ver que é mto facil

com os melhores cumoprimentos

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô

 

Tenho uma pequena dúvida

 

Ontem num aqua dum amigo vi um gourami sunset que parecia estar a querer fazer ninho numa plantas que ficam a flutuar.. digo isto porque não deixava nenhum macho aproximar-se, aliás já haviam sinais de luta será que não é boa ideia por no aqua de reprodução um pouco dessas plantas?

 

:shock: Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá, olá já está

 

consegui... vamos agora ver se os consigo manter vivos...

 

Foi lindo e o "abraço" é um momento digno de nacional geographic... Eles deram vários abraços... e era possível ver a fêmea a por os ovitos

 

LINDO!! :)

 

Agora não sei se os alevins que vão para o fundo estão vivos!! é que não se mexem mas julgo que seja por serem "minusculos"... e recém nascidos..

 

Já comprei comida para alevins, e quando começarem a crescer vou começar a dar-lhes

 

:wink: sonia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais