Iniciado - Aquario de 600L


Recommended Posts

Boas,

 

Vou começar o meu primeiro salgado a serio :)

 

Dado que a minha experiencia e quase nula peço a quem tem mais experiencia que me vá dando umas dicas :)

 

Comecei pelo desenho do Aquario/Movel/Sump:

 

projectoaquario.png

 

screenshot20120129at610.png

 

screenshot20120129at610.png

 

A sump ainda não tem as divisorias (e é aqui que começam as minhas duvidas)..

Do lado esquerdo fica o reservatorio de agua de osmose para reposição automatica (87 litros +\-) no resto da sump terei de fazer as divisórias para os restantes componentes (ainda não os escolhi por isso é que ainda não dividi), estava a pensar em ter o "normal", 1ª divisoria para sacos com carvão, 2ª para o escumador, 3ª para a bomba de retorno.

 

O aquario optei em vez de ter uma ou duas colunas secas no canto em ter uma coluna seca no fundo do aquario para aumentar a area para as bacterias e tentar fazer com que a agua não faça tanto barulho a cair.

 

Em relação aos equipamentos ainda só escolhi 2 MP40, e uma Ehein 1262 para retorno.

 

Estou com duvidas em relação ao escumador qual aconselham?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo

tenho um aquário dessas mesmas dimensões da scalare, e a minha sump está no mesmo sitio onde desenhas-te o teu plano.

parece-me que aqui tens de colocar as divisórias ( no mínimo 3 como referes) para a mesma ter o efeito para a qual se propõe!!

quanto ao escumador o que tenho é o GORTECH HE 150 para 1000L, já vem equipado com bomba eheim e é uma maravilha...

a bomba de retorno é igual á minha tb, até agora tem sido muito boa, ou não fosse eheim!

as MP40 na minha opinião são muito boas, mas demasiado caras em relação ao serviço pretendido ao qual, tenho umas sunsun 3000L/H e para além de silenciosas são muito consistentes quanto são de veio em titânio e com íman!

pessoalmente, preferi investir em rocha de boa qualidade e deixar as "modestas" MP40 para depois. :naughty:

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O esquema está bom, mas pergunto o porquê de uma coluna seca a todo o comprimento?

 

O equipamento é bom, e caso queiras e possas investir nas MP40, força, são as melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

o teu esquema parece-me bem... não te esqueças é de deixar a sump um pouco mais curta para passar cabos e outros acessórios entre ela e o móvel.

 

A utilização de um overflow a todo o comprimento não é má ideia, mas também traz alguns potenciais problemas... é mais quantidade de água "parada" na totalidade do aquário e mais propícia à acumulação de detritos.

 

Na seleção de bombas escolheste bem... são óptimas

 

Quanto ao escumador vai depender dos € que tens para gastar... eu vejo 3 gamas para essa litragem:

 

- (Acima 1000€) Bubble King - Bubble King Supermarin 250 ou o 300 (podes optar pelo Deluxe)

- (Entre 500 e 1000€) Deltec- Deltec SC 2060

- (Abaixo 500€) Bubble Magus - Bubble-Magus NAC77

 

Tens também a marca ATB mas por vezes é dificil arranja-lo em Portugal

 

É claro que existem diferenças grandes entre estas gamas... tudo depende do € disponível e do que quiseres fazer do aquário no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais