Fertilizante tropica TPN +


Manik48

Recommended Posts

Boas malta

 

Como alguns já saberão ando ocupado com o meu novo aqua - Wood Embrace

 

A minha questão é: uma vez que só tenho disponibilidade para tratar dele 3 dias por semana e não querendo estar a pedir ao meu irmão para o fazer e acrescentando que apesar de ser um plantado, não é propriamente um jardim holandês, acham que chega deitar-lhe uma vez por semana o tropica TPN+?

 

Já tem micros e macros, completo e pode ser aplicado só uma vez por semana...

 

O que vos parece para o aqua em questão?

 

Abraço e obrigado

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu uso fertilizante da Tropica e sempre tive bons resultados.

 

Para um aqua lowtech basta seguir as recomendações da Tropica.

 

Agora se for para um plantado mais exigente requer uma dose maior e adição de K e Fe.

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu utilizo o TPN+ o dobro da dose recomendada e agora também florish potássio... Pelos vistos também vou ter de ir para o ferro um destes dias... Só preciso é de estar alerta para qual é o sintoma da carência :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manik

 

O que tu dizes depende das exigências da tua flora, iluminação e CO2, só fazendo testes e verificando os valores é que podes tirar ilações.

 

Já sabes que para tudo esteja em harmonia a relação NPK deverá ser mantida, se fertilizares uma vez por semana e na 2ª vez que fores fertilizar, antes fizeres testes ao NO# e ao PO4 e ainda apresentar valores razoáveis, então funciona, se não apresentar (por exemplo algum estiver =0) então não irá funcionar a fertilização semanal.

 

PS: pela quantidade de plantas que tens e variedade não me parece que apenas 1x por semana a coisa se aguente, vais dar espaço às algas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lah, algas e que nao ::D: vou ter que comprar os testes, mas parece que vai ter que ser 2 vezes por semana.

 

Ja agora, de onde mandas vir os tpn+? vi que tem na aquaeden mas tenho que fazer transferencia bancaria, enviar mail com o talao, esperar... ::D: ha algum local mais pratico e rapido?

 

Abraco e obrigado

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mando, fertilizo com Seachem, Nitratos, Fosfatos, Potássio, Ferro e micros tudo em separado. Não gosto que os fabricantes me imponham como deve fertilizar. Até como tenho fauna não faz sentido nenhum fertilizar com Nitratos.

 

Na Pet4You não tem?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso num lowtech e dá conta do recado, tenho é que fertilizar com P e K à parte. Agora no teu caso acho que terás que ir vendo como se comportam as plantas, que tipo de carências surgem... Depende de muitos factores.

Quando a montagem é nova, demora sempre um bocado até a percebermos. O que gera de nutrientes e o que consume.

Atenção também à proveniência da água das tpa´s.

Aqui em Lisboa, na minha zona, a água vem praticamente zerada de nitratos e fosfatos. No entanto, na margem sul do tejo, a água vem carregada de nitratos. No Porto não sei como será, mas tu saberás com certeza.

Tens que ir controlando a situação.

Mas acho que o TPN + é um bom ponto de partida, caso não tenhas uma água de proveniência carregada de nitratos ou fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mando, fertilizo com Seachem, Nitratos, Fosfatos, Potássio, Ferro e micros tudo em separado. Não gosto que os fabricantes me imponham como deve fertilizar. Até como tenho fauna não faz sentido nenhum fertilizar com Nitratos.

 

Na Pet4You não tem?

 

Pet4you -> Tu sabes muitas coisas João ::D: hehehe

 

Obrigado, vou mandar vir ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso num lowtech e dá conta do recado, tenho é que fertilizar com P e K à parte. Agora no teu caso acho que terás que ir vendo como se comportam as plantas, que tipo de carências surgem... Depende de muitos factores.

Quando a montagem é nova, demora sempre um bocado até a percebermos. O que gera de nutrientes e o que consume.

Atenção também à proveniência da água das tpa´s.

Aqui em Lisboa, na minha zona, a água vem praticamente zerada de nitratos e fosfatos. No entanto, na margem sul do tejo, a água vem carregada de nitratos. No Porto não sei como será, mas tu saberás com certeza.

Tens que ir controlando a situação.

Mas acho que o TPN + é um bom ponto de partida, caso não tenhas uma água de proveniência carregada de nitratos ou fosfatos.

 

Eu comecei com o TPN+, e tive que passar para o TPN, fertilizando á parte Fosfatos.

A formula do TPN+ é algo estranha, carrega bastante nos nitratos. Como nem tenho o aquario muito carregado, acontecia-me ficar com os nitratos na casa dos 40/50.

Como não me sentia confortavel com NO3 nesses valores, mudei para o TPN.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.