Recommended Posts

Publicado

Pelo que li ai pela internet, o UVC para trabalhar como deve fazer um máximo de 15 l/hora por cada watt.

Isto é verdade? Se assim for, 15x18= 270 l/hora (no máximo).

A minha ideia é coloca-lo a trabalhar com um temporizador uma hora por dia. Acham que chega?

E se eu colocar um "T" com uma torneira pouco aberta para passar no UVC?

No esquema em baixo esqueci-me das legendas. As bolas são as torneiras e a torneira que falo é a que fica entre o "T" e o filtro UVC:

LigaoUVC.jpg

Publicado:

Jorge

Não podes dizer taxativamente "15 l/hora por cada watt" isto depende da conceção de como é feito próprio filtro. Tirando o exemplo do meu filtro UV-C da Helimax, a estrutura interna do filtro é em tipo "rosca", o que faz com que a água esteja mais tempo exposta à radiação aumentado tb a capacidade de eliminação de elementos patogénicos, esporos de algas entre outras coisas.

Cada filtro UV-C tem de ser montado de acordo o fabricante a nível de Potencia vs Caudal e conforme o objetivo que queremos atingir, o que não se traduz em funcionar bem ou mal. Se quiseres apenas eliminar algas por Watt podes ter mais caudal, se quiseres eliminar algas e elementos patogénicos tens de ter menos caudal por W.

Analogamente e extrapolando a instalação que tenho e o que tu pretendes e o número de horas, como sabes tenho 2 filtro o 2078 e o 2180, tenho o UV-C de 55w ligado ao 2180, que faz 1500L/h durante 8h. Isto pq?Pq nem toda a água que passa no filtro UV-C apesar de ter sido exposta sai nas mesmas condições, e realmente filtrado, é necessário várias passagens para realmente se atingir o objetivo pretendido

Posso-te mostrar a tabela referente ao meu filtro que será diferente se comprares JBL ou qualquer outra marca

gallery_27303_1555_39654.jpg

O teu esquema está bem, mas eu optaria por fazer o seguinte, logo a seguir ao "T" colocava outra torneira para a poder fechar e obrigar o caudal a passar todo pelo filtro UV-C, aumentaria a potencia da Lâmpada do Filtro eu sei, mas na configuração que tens o fluxo que iria passar no Filtro seria mínimo e não regulável.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

O teu esquema está bem, mas eu optaria por fazer o seguinte, logo a seguir ao "T" colocava outra torneira para a poder fechar e obrigar o caudal a passar todo pelo filtro UV-C, aumentaria a potencia da Lâmpada do Filtro eu sei, mas na configuração que tens o fluxo que iria passar no Filtro seria mínimo e não regulável.

A lâmpada para aumentar a potência teria também que trocar o balastro.

Pela tabela que apresentaste, diz que pode ter um máximo de 1000 l/hora. Ora bem, o meu filtro faz um máximo de 750 l/hora (quando limpinho).

Não percebi essa de outra torneira. Para passar o caudal todo basta-me colocar o UVC entre a saída do filtro e a entrada de água para o aquário.

Explica lá isso como se eu fosse uma criança de 5 anos :)

Publicado: (editado)

A tabela é referente ao Helimax, existem outras tabelas, depende do fabricante. Pelo que eu andei a ler na altura pela concepção que o Helimax tem, com menor potencia pode-se ter maior caudal, pq a água tb está mais tempo exposta à radiação, possivelmente agora existem outros modelos de outras marcas semelhantes

Nota do Manual:

"Water clarifier for fresh- and saltwater aquariums and garden ponds

Helix Max UV sterilisers can eliminate single cell algaes giving crystal clear water in aquariums and ponds. The water is directed in a spiral path around the quartz tube resulting in more efficient use of the UV radiation than in standard units. The inlet and outlet fittings can be rotated through 360° for easy mounting at any angle."

A torneira seria como pensei que não queres ter sempre água a passar pelo UV-C e que por isso é que colocaste uma torneira logo antes do filtro, se colocares uma torneia imediatamente após o "T" toda a água passará pelo UV-C, depois quando quiseres deixar que passe voltas a abrir a torneira.

Eu tenho o meu UV-C ligado à saída do meu filtro e com um relógio, liga e desliga automaticamente

Estive a ler o manual do Helimax, sim pq eu não sei o manual de cór e cheguei à seguinte conclusão.

Na tabela que coloquei, o caudal máximo indicado para cada filtro na coluna do"fresh water" significa que até esse caudal o filtro esteriliza e elimina algas, na coluna do "Pond (lago)" apenas elimina algas e por isso permite maiores caudais

Editado por jpospr

Publicado:

Eu tenho o meu UV-C ligado à saída do meu filtro e com um relógio, liga e desliga automaticamente

A ideia da torneira que coloquei era apenas para reduzir o caudal de água para os tais 270 l/hora. O UVC vou ligar a um temporizador. mesmo estando desligado a água pode passar por lá que não faz mal (acho eu).

Publicado:

Não, não faz mal

Mas então em vez de um "T" coloca um "V" pq com um "T" a água tem tendência para seguir em linha recta e vais ter menos caudal do que tu queres no UV-C.

Qualquer das formas sou mais apologista de não haver "T" nem "V", e vai tudo ligado diretamente, pq aí temos melhor perceção de quanto caudal está a passar pelo UV-C nem que seja pelos valores da bomba do filtro, com "T" e "V" deixas de saber

PS: Editei o meu post anterior Jorge

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!