Novo Aqua 54L - Começo de um projecto


Rogério Gomes

Recommended Posts

Bons dias a todos

 

Como alguns já sabem, neste momento tenho um pequeno aqua de 15L, que serviu para me iniciar neste fantástico mundo subaquático. Aproveito também a todos os que me ajudaram a manter esta aquário, que sozinho não teria conseguido chegar a este ponto.

 

Mas voltemos ao assunto do tópico. Como o título indica, comprei este fim de semana um aqua de 54L com as medidas 60x30x30cm (60x30x30/1000=54L certo?). Axo que fiz um bom negócio, uma vez que comprei este aqua po 35€ com tampa e lampada (esta não vai ser utilizada uma vez que apenas tem 15W o que é muito pouco para este aqua).

 

Foto do Aqua (esta é a foto que vi quando o comprei. tudo o que está no interior estava incluído, mas não vai ser usado. talvez um pouco do areão, mas ainda estou em dúvida)

9012413255302304560.jpg

 

Passemos a parte mais técnica, onde gostaria de vos pedir opiniões:

 

neste momento tenho 2neons azuis e 2 pretos, 1 cory e um beta macho SD Multicolor, e a minha intenção é colcocar mais uns quantos neons e + 3 corys da mesma espécie.

 

estou a pensar também em fazer um plantado para estes meninos, algumas plantas, e duas coisas que gostava de saber se acham que é viável ou não, uma "caverna" revestida musgo de java, e tenho um bonsai da minha mãe que morreu. queria prepara-lo para aqua, revestir os ramos com musgo de modo a fazer uma copa, resltado um "bonsai aquático).

 

para isto tudo segue a lista de material que tenho em vista adquirir:

 

-filtro EHEIM aquacompact 40 350L/hora (ja tinha encomendado uma vez que estava a pensar num aqua de 40L, mas se não der vendo e compro um "maior")

-Termostato EHEIM/JAEGER 75W

-Iluminação- ??? ainda estou a procura do ideal. se calhar vou seguir o tópico do Jorge Ferreira da tampa para o Skinny.

-Substrato Fértil- JBL manado (5l chega para este aqua? pelas contas deve de chegar 60compx30largx3alt/1000=5,4L)

-Substrato Inerte - Areão preto + areia branca silica sugar size

 

Estou aberto a sugestões e críticas para poder ser mais um caso de sucesso deste fantástico forum.

 

Cumps

 

Rogério Gomes

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já deverias ter atenção ao Beta com Guppies.

O bonsai pode não dar, depende que tipo de bonsai é que tipo de madeira é feito

Testa o substrato que veio caso o queiras usar com vinagre, se fizer enfervercencia não uses, é composto por pedras alcalinas

Em relação ao JBL Manado parece-me uma boa quantidade sim

O areão inerte, mete só preto, o branco suja-se muito e fica rapidamente amarelo, e preto + branco acabam-se os 2 por se misturar, ainda por cima queres por corys

Atenção corys são peixes de cardume, só uma não vai andar feliz

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Em relação ao filtro, eu prefiro dos que só entram as mangueiras dentro do aquário, mas mais vale esse do que um interno ou de cascata.

O termostáto também serve, mas por mais uns cêntimos compras de 100w que te faz poupar na conta da electricidade.

Plantas consegues ter, nem que sejasm low-tec, mas optava também por fazer uma tampa com mais luz (se precisares de dicas "apita") ;)

O substrato acho que estás a fazer as contas mal. 5 Lts chega e sobra. Não ponhas 3 cm de substrato. Colocas 1 ou 1,5 de Madado e depois 2 ou 3 de areão (respectivamente).

A foto aqui não consigo ver,  mas logo já digo qualquer coisa (o problema não é da foto, é mesmo dos computadores do serviço) :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já deverias ter atenção ao Beta com Guppies.

O bonsai pode não dar, depende que tipo de bonsai é que tipo de madeira é feito

Testa o substrato que veio caso o queiras usar com vinagre, se fizer enfervercencia não uses, é composto por pedras alcalinas

Em relação ao JBL Manado parece-me uma boa quantidade sim

O areão inerte, mete só preto, o branco suja-se muito e fica rapidamente amarelo, e preto + branco acabam-se os 2 por se misturar, ainda por cima queres por corys

Atenção corys são peixes de cardume, só uma não vai andar feliz

 

antes de +, obrigado pela rapida resposta

 

não são Guppies jpospr, são neons, já tenho os 4 junto com o betta e não tenho tido problemas. aliás, é um dos neons que volta e meia se mete com o betta, e não o contrário... só visto mesmo como ele "brinca" com o betta...Em relação as corys tenho uma e vou meter +3 (total 4)

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Em relação ao filtro, eu prefiro dos que só entram as mangueiras dentro do aquário, mas mais vale esse do que um interno ou de cascata.

O termostáto também serve, mas por mais uns cêntimos compras de 100w que te faz poupar na conta da electricidade.

Plantas consegues ter, nem que sejasm low-tec, mas optava também por fazer uma tampa com mais luz (se precisares de dicas "apita") ;)

O substrato acho que estás a fazer as contas mal. 5 Lts chega e sobra. Não ponhas 3 cm de substrato. Colocas 1 ou 1,5 de Madado e depois 2 ou 3 de areão (respectivamente).

A foto aqui não consigo ver, mas logo já digo qualquer coisa (o problema não é da foto, é mesmo dos computadores do serviço) :(

 

obrigado pela disponibilidade de ajudar na tampa. vou estar atento ao tópico.em relação ao filtro, posso retirar esse aplique e colocar mangueira directa no aqua. tenho uma mangueira de 3mts para uma bomba de agua que só preciso de 50cm para ela...

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o betta pode ser ensinado João Pedro, a portar-se bem em comunitário :)

 

acho que o jbl manado é substrato inerte de suporte ao fértil e não substrato fértil

 

aqui diz que é fertil... http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-manado.html e pelo que li em varios posts, é usado como tal...

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de qualquer das formas acaba por funcionar como tal pois absorve a fertilização líquida....

 

Como ai o bettinha ? :) (sabes que não resisto :P)

 

ta lindo... é o meu "menino"... sempre imperial perante os outros looool. eu coloquei umas fotos no Bettaportugal para beta do mês. 37/38/39.

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois há betas que podem ser ensinados e aqueles que não podem, tb não seu onde fui ler guppies, lol

 

os bettas reagem à cor e tamanho e muitos guppies tem cores e tamanhos semelhantes a eles. deve ser por isso que te lembraste isso. No entanto os bettas são espertos e podem se ensinados :)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois há betas que podem ser ensinados e aqueles que não podem, tb não seu onde fui ler guppies, lol

 

o meu já está acostumado... é como disse anteriormente, não é o betta atras dos neons... mas sim um neon que volta e meia mete-se com ele... parece mesmo que tem ums gosto especial por se meter com ele quando o betta se prepara para "durmir... quando está deitadinho, lá vem o neon dá-lhe um encosto... lool so visto mesmo. eu sei que é o mesmo pk as linhas azuis deste são mais claras...

 

cumps

Editado por Rogério Gomes
assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já compraste o filtro, mas espreita aqui: http://www.aquaristic.net/EHEIM-aquacompact-40-2004-incl-filtermedia.html

 

Está para abrir uma encomenda em grupo, pode-te sair mais barato (ainda tens 10% de desconto sobre esse preço).

 

Vê como funciona aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190258&st=0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já compraste o filtro, mas espreita aqui: http://www.aquaristi...iltermedia.html

 

Está para abrir uma encomenda em grupo, pode-te sair mais barato (ainda tens 10% de desconto sobre esse preço).

 

Vê como funciona aqui:http://www.aquariofi...pic=190258&st=0

 

ja tou na encomenda 20 com esse filtro.. loool. mas obrigado na mesma pela dica

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Roger...devias ter ido ao site da JBL

 

JBL

  • Does not require mixing with gravel.
  • Contains all essential nutrients such as iron, minerals and trace elements.
  • Clay pellets act as a nutrient store, absorbing excess nutrients and releasing them again as required.
  • Does not contain the algae nutrients phosphate and nitrate.
  • Effective for minimum 3 years.

 

Pelas características é fértil

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Roger...devias ter ido ao site da JBL

 

JBL

  • Does not require mixing with gravel.
  • Contains all essential nutrients such as iron, minerals and trace elements.
  • Clay pellets act as a nutrient store, absorbing excess nutrients and releasing them again as required.
  • Does not contain the algae nutrients phosphate and nitrate.
  • Effective for minimum 3 years.

Pelas características é fértil

 

eu traduzi o texto que tem no sita da aquaristic e li isso, mas como sou ainda pouco noob nisto queria saber a opinião dos prós... ;)

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.