O Discu não come!!!


Sutura

Recommended Posts

olá a todos:

 

Esta segunda feira faz oito dias que adquiri o meu primeiro discu, um red turquoise!

A sua adaptação foi no entanto calma, tem a cor normal, estão abertas as suas barbatanas, passeia pelo aqua, embora se esconda mas pelo que sei é normal, eles adoram se esconder atrás das plantas!

Agora, quando o alimento não come nada, nem tem qualquer estímulo de procurar a comida quando a coloco! Até digo mais ela passa em frente à sua boca e não tem qualquer resposta!

 

Alimentação:

 

Comida congelada caseira: coração de boi, artémia, ameijoa, vitaminas, etc

JBL Gala(comida de flocos).

 

Ps1 Na loja ele já era alimentado a flocos daí eu introduzir os flocos!

Ps2 Eu alimento dia com flocos, outro com comida congelada

Ps3 Alimento-o todos os dias

Ps4 Pequenas quantidade

Ps5 Fezes escuras normais (não terá parasitas!)

 

Se me poderem ajudar, agradecia, já que ele ainda se apresenta normal, mas penso que se não comer por mais tempo não irá resistir!

 

Sudações e obrigado pela vossa colaboração!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

começa por aumentar a temperatura para diminuir a probl de parasitas. tenta fazer uma desparasitação para verificar se não há mesmo problemas. eu utilizo tenilvet, um medicamento para animais tipo cães e gatos. 1 comprimido diluido para 50l. tb pode ser solidão pois os discus são peixes de cardume e não gostam de estar sozinhos. de momento não me ocorre mais nenhuma juda mas se me lembrar eu envio nova mensagem. abraço Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Desde ja o meu obrigado ao bruno oliveira pela ajuda!

Eu posso ajudar a dar-te umas dicas

 

Ps1 Temp- 26,5/27º

Ps2 Fezes aparentemente não estão brancas logo penso que não será parasitas intestinais

Ps3 Tenho um areão mega especial para discus que é espetacular reduz o pH logo para 6

Ps4 Quanto à companhia ainda nada fiz porque queria ver a adaptação do discu ja que fiz alterações ao aquario

 

Não sei! vou aguardar por mais sujestões de qualquer forma obrigado e vou estudar as tuas hipoteses!

 

Obrigado e saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha modesta opinião acho que devias, em primeiro lugar subir a temperatura para os 29- 30º.

 

Depois penso que um só discu é muito mau pois vai sentir-se muito sozinho e até porque a companhia de outro ou mais o vai estimular para comer.

 

NÃO utilizes medicamento nenhum nesta fase, até porque esse tipo de diagnóstico não é tão linear como aparenta.

 

Conclusão: Sobe a temperatura, arranja-lhe companhia e tenta outros alimentos: Granulado para discus da Sera (préviamente demolhado em água do aquário), larva de mosquito (adoram mas não exageres), krill, etc...

 

Vai dando notícias...

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João:

 

Eu ja flocos para discus pelo menos na caixa diz que tem um quantidade de coisas! (JBL gala com 5% de espirulina)

Quanto à subida da temp é o que eu vou fazer vou subir aos 29ºC!

A companhia esta semana vou tratar disso! De qualquer forma aguardo as vossas sugestões!

No proximo fim-de-semana irei dar notícias até lá espero que o meu discu se alimente!

 

Muito Obrigado pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

que areão é esse que tens? onde o compraste/arranjaste?

Acho que elevares a temperatura para 29º e deixa-la ficar por aí daí para a frente é boa medida... e já li que ha casos em que discus passam 2/3semanas sem comer no aquário após a sua introdução... depende da ambientação do discu... se a pudermos melhorar é o melhor que temos a fazer, tenta por mais 2 ou 3 discus para companhia ou mais, dependendo do teu aquario...

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,queria dar a minha opinião mas acho que já foi tudo dito e ainda bem,mas se o vês a defecar é sinal que ele come nem que seja só um pouco,tu é que não vês.Agora trata é de arranjar mais 2 pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sutura,

 

Os Discus são em geral um pouco tímidos. Inicialmente, quando mudam de "casa" levam algum tempo a adptar-se, mas depois tornam-se bastante sociáveis ao ponto de virem comer à mão do dono.

Contráriamente ao que algumas pessoas pensam, são muito resistentes.

 

É preciso ver que até chegar a tua casa, o teu Discu passou por uma "aventura" que lhe causou bastante stress, devido às viagens, mudanças de água, etc ...

Mesmo que esteja saudável, como parece ser o caso do teu, poderá demorar vários dias ou até mesmos semanas até que se alimente.

 

Dá-lhe sobretudo muito descanso, evitando movimentos bruscos junto ao aqua e visitas, por forma a não incomodá-lo. Não mexas no aquário.

Utiliza iluminação fraca e com pouca duração ou até mesmo só a luz do dia.

Se ele não se alimenta, evita dar comida com frequência para não poluires demasiado a água, com os excessos de alimento.

 

Aproveita para desparazitá-lo.

Eu utilizo únicamente medicamentos produzidos para aquáriofilia que se encontram normalmente à venda nas lojas da especialidade.

Após a desparazitação adiciona vitaminas na água, durante alguns dias.

 

É fundamental que tenhas um bom filtro em funcionamento e que mantenhas os parâmetros da agua estáveis, dentro do que é normal para os Discus: PH ligeiramente ácido; água macia; se possível sem Nitritos e Nitratos baixos.

 

E finalmente muita paciência ... dá-lhe tempo.

Espero que tenha ajudado.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O unico conselho que te dou, é meteres mais discus no Aquario, pelo aquilo que li só pode ser isso. Eu já tive esse problema e resolvi metendo mais Discus. e agora parecem Leões a comer, Só comem comida caseira. e artemia:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dos discus que tenho há um que nunca o vi comer :lol: assim que eu entro no escritorio o gajo esconde-se logo :oops:

Mas como já o tenho a mais de um mês e ele se apresenta saudavel e quando olho para o aqua na surra ele anda todo contente não me tenho chateado muito porque ele alguma coisa tem de comer quando não estou ao pé dele.

Se o discu tem boa cor, barbatanas abertas e nada pelo aqua, tás na boa, agora ter só um discu é que a medio prazo se pode tornar mau..... pelo que dizem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

Antes de mais o meu mto obrigado a todos pela vossa ajuda!

Respondendo por ordem de chegada :D o meu areão é um areão castanho claro de grao fino que na água parece seco! É fantástico! As sua particularidades é q reduz o pH, é optimo para as plantas por ser tipo "orgânico" e é mto recomendado para quem usa discus, o seu nome não sei, apenas que posso dizer q foi comprado na natantia/ porto.

Quanto a temperatura já está nos 29ºC ! Quanto há companhia tou a tratar disso!

Infelizmente ainda não o vi comer :D , ou ve-lo agitado atrás da comida, mas na realidade as sua cores e o seu aspecto estão fenomenais.

Para já não tenho mto mais a acrescentar e quando tiver novidades eu comunico! O meu mto obrigado e claro vão dando sugestões.

 

Um abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Não deixas claro o tamanho do animal em questão mas lembra que os discus normalmente "sentem" as mudanças.

Normalmente há alhguma diferença entre o PH da agua das lojas e o de casa. Duvido que na loja estivesse com um Ph abaixo de 7.

Poderias aproveitar a oportunidade para desparasita-lo:

Flagyl 2,5 Comprimidos P/ 100 Lt agua 3 dias seguidos 2 tratamentos (manhã e final tarde).

Antes de cada tratamento deves mudar + - 20% da agua.

Os discus, adultos ou semi-adultos, chegam a ficar (por exp. propria) 6 semanas sem comer o que pouco os afecta.

Experimenta a desparasitação. O Flagyl compra-se na farmácia, é barato e seguro.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos o único problema que o disco poderá ter é a adaptação, não se esqueçam que um disco pode estar 15 dias sem comer quando o adquirimos, é tudo uma questão de habituação.

Poderá no entanto ser feita uma desparatização como referiu o João Machado.

 

Um abraço

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

Obrigado pela vossa atenção e ajuda!

Caro João Machado o meu discu terá mais ou menos 7/8 cm!

Eu daqui a uma semana ja terei a sua nova companhia ;) ele vai ficar ;) e feliz espero eu ! Até lá se surgir novidades que eu pense serem relevantes eu publicarei.

 

O meu muito obrigado e um abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Mallta!

 

Tenho hoje a confirmação de que tenho parasitas intestinais! As fezes estão brancas com um filamento longo agarrado ao corpo! 8) ESTOU DOENTE!

Eu estudo fora do local onde resido, logo não tou em casa! Amanha venho de propopsito a casa administrar o flagyl ! Apenas quis partilhar convosco! Eu vou dando notícias !

 

Cumprimentos a todos! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

como ainda não tens as tais companhias para o dito discu e como tu dizes será para breve, acho que só devias fazer o tratamento sugerido pelo João Machado, quando estiverem todos juntos, ok.

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção Malta!

 

A MINHA MÃE VIU O DISCU A COMER!

Estou a desparazitar o meu discu já falta pouco! Pelas melhorias tá a correr bem :roll:

 

PS. Aguardem notícias!

PS2. NÃO SEI O Q SE PASSA TENHO UM TRONCO DA TROPICA JÁ 1 ANO E DESDE QUE MUDEI A AREÃO PARA O DISCU (pH=6) E COM A DESPARAZITAÇÃO (FLAGYL) DE 4ª PARA 5ª AS FOLHAS FICARAM TODAS CASTANHAS!HELLLLLLLLLLLLLLLLLLP!!!!!!!!!!! SÃO 50 EUROS DE TRONCO QUE TÃO A MORRER!

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais