Tipo de luz?


HugoFerreira

Recommended Posts

boa pergunta!este topico de iluminação é um pouco controverso...

Já me aconselharam aqui unicamente luz daylight... mas não sei se será a melhor opção... que me dizem os mais experientes?deve-se usar combinações ou só daylight?qual a melhor lampada entaõ?

 

Desculpa Hugo por estar a usar o teu topico mas é para reforçar esta questão que é a iluminação

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

eu só uso day-light e tenho tido excelentes resultados.

as gro-lux é apenas perda de dinheiro, enquanto que uma day-light de 18W custa 2,45€ uma gro-lux custa mais de 10€.

eu aconselho vivamente as day-light.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, as daylight possuem um espectro vermelho quaase minimo, enquanto que as grolux, tem os picos no azul e vermelho, precisamente os mais aproveitados pelas plantas. Alem disso no brasil esta lampada e considerada como a melhor opção, tirando hqi.

A minha unica duvida e se usar apenas grolux terei problemas com algas ou se a aparencia ficara demasiada "rosa".

Não ha por ai opinioes?

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

essas lampadas podem ser encontradas no Modelo, Continente, Feira Nova, AKI, ou em qualquer loja de eletrecidade.

se usares apenas gro-lux a água vai mesmo ficar com tons rosa.

eu já usei gro-lux e não gostei, as plantas NO MEU AQUÁRIO dão-se melhor com day-light que com gro-lux.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Tás lixado: Essas Daylight não te dão um aspecto amarelado á água, estou a experimentar uma Philips Daylight, que comprei no AKI por 2.38 euros e embora os peixes estejam com um comportamento normal e bonitos, a água parece amarelada. Tipo os candeiros da rua amarelos...!

 

Estou muito indeciso em relação ao tipo de lampadas fluorescentes que devo adquirir, pois em principio para já apenas posso montar 30 w para 90 litros reais: Power-Glo? Aqua-Glo? Life-Glo? Day light? Talvez daqui a uns tempos monte mais um suporte de 30 w...

 

Hugo Ferreira: Que marca são essas Gro-lux? São caras? qual é a sua indicação> plantas?

 

Desculpem a seca mas como sabem queremos sempre o melhor para as nossas amigas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá cory!

 

sabes que nas lampadas flourescentes existe um sitio onde está escrito a marca e uma referencia.

será que me podes dizer qual é a referencia da lampada?

é que tu provavel compraste lampadas ecotone e essas são lampadas para agradar á vista humana em casa e têm uma teperatura de côr um pouco mais baixa que as adequadas para uso em aquários plantados.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As melhores lâmpadas para plantados dentro da marca que falaram são as Life-Glow, são também e infelizmente mais caras, duram por outro lado mais tempo, podem comparar o número de horas de utilização no site da Hagen (www.hagen.com)

 

Quanto à melhor combinação de lâmpadas deves usar uma mistura de tonalidades, isso para ti é uma possibilidade uma vez que vais usar várias lâmpadas. Podes experimentar 1 Life, 2 Flora Glo (tem um excelente nível de espectro azul e promove um crescimento mais compacto das plantas) e uma Power Glo. Também podes ver o gráfico do espectro de cada uma e decidir, deves procura um equilibrio entre os espectros azul e vermelho, ou um pouco mais do azul.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma pequena contribuição:

 

De facto as lampadas da Gro-lux já deixaram de ser solução e isto porque apesar de continuarem a oferecer um bom espectro de luz (zona dos vermelhos) já estão ultrapassados na intensidade luminiosa (lumens), que é um dos factores mais importantes.

 

As Daylight poderão ser alternativa, mas apenas como complemento, nunca sozinhas. Apesar de abrangerem todo o espectro, fazem-no sem grandes picos nas principais zonas de influência da fotossíntese das plantas (azul, verde, amarelo, vermelho). Só com estas lampadas as algas terão mais facilidade em aparecer e a qualidade da luz não será a melhor.

 

Uma boa solução poderá passar por uma Life/Power Glo (esta é mais barata e faz praticamente o mesmo efeito) em conjunto com uma Aqua-Glo(semelhante à Gro-Lux mas com muitos mais lumens) e uma daylight.

Desta forma estaremos a oferecer às plantas o azul e verde (power) + os amarelos e vermelhos (aqua). As daylight complementam na quantidade de luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá prates!

 

discordo contigo quando referes o verde e o amarelo como duas das cores principais da fotossínteze, isto porque se as plantas são verdes e algumas amareladas é porque não absorvem radiação dessa cor, ou seja, não é aproveitada

 

o azul e o vermelo sim, mas o amarelo e verde não.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penso que seja assim. Se procurares em livros de plantas verás que o verde é inclusivé a cor mais utilizada durante todo o processo da fontossíntese (cerca de 40%). O azul é por exemplo mais utilizado na fase da gestação e por aí fora. Cada zona do espectro é especificamente utilizada em cada um dos processos utilizados pela planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer discordar está mais que comprovado que os espectros que influienciam o crescimento são o azul (crescimento mais compacto, mais folagem, etc) e o vermelho (crescimento em altura, mas menos folhagem, logo um aspecto menos natural).

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo Ferreira: Que marca são essas Gro-lux? São caras? qual é a sua indicação> plantas?

Estas lampadas são da sylvania, e possuem um espectro forte nos azul e vermelho, logo adequadas para plantas. Dentro das lampadas apropriadas para aquas, são das mais economicas.

 

Quanto ao facto de terem poucos lumens, sei que é verdade, mas tambem se fizerem uma pesquiza pela net, veem que muitos aquas bem plantados, utilizam somente gro-lux, e tem um optimo resultado.

 

Se bem que a minha indecisão continua... amanha vou ter que escolher, pois já tenho uma tampa nova só falta comprar os tubos de luz...

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranjem umas lampadas com bom CRI, de 4500-6500 kelvin e o resto é conversa...mais lumens por watt é conviniente por questões de eficiência.

 

claro também podem usar diferentes lampadas (das rascas) combinadas...

 

A estatistica diz pelo teorrema de limite central que a soma de muitas variáveis (as nossa lampadas e os seus picos em alguns espectros), irá (a maior parte das vezes), a soma destas se aproximar a uma normal...

 

a luz do sol é quase uma uniforme (outra distribuição, onde não há picos de radiações) no espectro visivel, pode ser que tenhamos uma normal com caudas longas (quase uniforme no tal espectro visivel)...

Convém que a média da temperatura delas esteja nos 5000-6500K

:P

 

Pela matemática que estudei, "cheira-me", mesmo sem testar que será isso que acontecerá...

 

comprem lampadas aleatóriamente (como no totoloto), e garanto que se forem muitas terão bons resultados..

8)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal e obrigado pela troca de conhecimentos!! Continuem...! :lol:

 

será que me podes dizer qual é a referencia da lampada?
Oi, Tás lixado! A referência da Lampâda é: TD 36w/54. A caixa tem uma etiqueta azulada, com a referência "daylight" e 2500 lumens,para além da escala de consumo, etc.

 

garanto que se forem muitas terão bons resultados..

 

Boas António Vitor! Pois é mas nem todos nós aqui no fórum podemos comprar a melhor iluminação e na quantidade desejada... Eu sei que o ideal é rondar o watt/L, mas a minha carteira tem uma certa afinidade com o vazio!?! :P

 

Estou a brincar, mas só gostava de dizer que as minhas perguntas têm sido no sentido de saber o melhor tipo de iluminação "económica" para evitar gastar o pouco que tenho disponível para o hobbie em material pouco eficaz. Tal como referiu o prates em relação ás Gro-lux existem equipamentos aparentemente mais baratos mas que não valem nada ou não são os mais adequados e ai o melhor é esperar para comprar algo melhor.

 

Obrigado a todos! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caros?

compra-se boa lampadas por 2 euros

se não queres nada amarelo compra umas de 6500 kelvin...

 

há aí umas da osram baratas (2 euros cada) com estes 6500 kelvin.

Osram Basic TD ou será DL não me lembro...

 

como são lampadas "rascas", existem variâncias em todas as lampadas a nivel de espectro...melhor ainda...mais uniforme teremos a nossa distribuição (i.e. mais proxima da luz do sol) ...(isto na combinação de todas as lampadas)

 

se não acreditas compra gro-lux...é simples..

:P

 

eu tenho um aquário que desprezo que nem fertilizo nem dou CO2 (com mudanças de água 1x por mês) tudo com lampadas das economicas das "rascas" tipo 5 euros 4 lampadas, e as plantas estão bem...

8)

não tão bem como no aquário principal (não é por causa das luzes) mas vivas e saudáveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo António! De facto a partilha aumenta muito o saber comum!

 

Obrigado pelos teus post's!

Já agora mais uma questão: Tenho tido bastante dificuldade em descobrir os Kelvin das lampadas, geralmente só encontro os lumens e nem sempre.... Existe alguma forma de saber as caracteristicas de cada lampada? Devo escolher as com o maior nº de Kelvin?

 

Até breve! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

A referência da Lampâda é: TD 36w/54. A caixa tem uma etiqueta azulada, com a referência "daylight" e 2500 lumens,para além da escala de consumo, etc.  
Essa lampada tem a "obrigação" de ser branca. A sua temperatura de cor é de 5400K (54).

 

Tenho tido bastante dificuldade em descobrir os Kelvin das lampadas, geralmente só encontro os lumens e nem sempre.... Existe alguma forma de saber as caracteristicas de cada lampada?

 

Muitos fabricantes (ex:Philips) indicam a temperatura de cor em 2 digitos, na lampada que indicaste a cor é 54 (5400K).

 

Devo escolher as com o maior nº de Kelvin?  

 

Não. Tal como o Antonio Vitor disse escolhe entre 4500-6500 K. Menos que isto são amarelas ou rosadas, mais quentes são azuladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, de facto a lampada é branca mas o que acontece é que a água fica ligeiramente amarelada, apesar de as cores dos peixes e das plantas estarem realçadas. Inicialmente utilizava uma lãmpada da Aquapor, das que vêm com os kits e isto não acontecia... :P8) Talvez o ideal seja montar 1 power-glo e uma destas daylight (no caso de montar 2 lampadas).

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que a água fica amarela porque é na realidade amarela?

:P

 

água com o tempo e com todas as trocas de substâncias, fica cada vez mais amarela...é a lei natural das coisas...

experimenta observar um balde com essa água ao sol, se calhar fica amarelada...

 

A combinação de lampadas fluorescentes diferentes pode ser benéfica (como referi atrás)...portanto...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Já não tenho muito a acrescentar ao que foi dito, só mesmo a minha experiência própria, já utilizei lâmpadas gro-lux e fluora, mas nunca obtive tão bons resultados como os obtidos com Daylights. Neste momento só tenho Osram Daylight de 6500K e PC de 6400K (lâmpadas económicas). Até o preço é excelente, assim junta-se o útil ao agradável.

 

Mas claro se se quer algo mais potente e se houver condições monetárias, as lâmpadas de iodetos metálicos são sempre a uma excelente escolha, e como o Antonio Vitor disse: "é o futuro"!!!

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais