Eleocharis Acicularis


Mnemosine

Recommended Posts

Ora muito boa tarde!

 

Arranjei esta planta, Eleocharis Acicularis, mas estou com uma dúvida... Vi em vários sítios (sites, blogs e posts aqui) que quando se introduz a planta no aquário que se deve imediatamente dar-lhe uma valente poda. mas também já li que não se deve poda-la antes dela enraizar... Portanto a minha dúvida é: deve ou não ser podada quando a introduzimos no aquário?

 

Gostava de ouvir opiniões de quem mantém esta planta pfv...

Editado por Mnemosine
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deves podar a eleocharis somente após teres confirmação que ela está bem enraízada. Ou seja, quando notares que há folhas novas a crescer no substracto. Caso contrário, estás a dificultar a adaptação da planta ao teu aquário. Sem contar que quando podas essa planta, no caso de ainda não teres muita massa vegetal que te possa consumr nutrientes da coluna de água, ela facilmente ganha algas de tufo preto na ponta da folha podada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, mais uma questão sobre a mesma planta. Comecei a notar que todas as plantas se desenvolvem bem excepto esta. Aliás até parece estar a começar a morrer, a ficar castanha...

 

sdc10103x.jpg

 

Se repararem, tem as pontas a ficar castanhas e, apesar de na foto não se ver bem, tem também alguns pedaços em baixo a ficar bem castanhos, como que podres.. será falta de luz? luz a mais? água demasiado quente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lapso meu, pensei que já tinha colocado:

 

Aquário: C-41.5 cm; L- 20 cm; A- 25 cm; cerca de 20lts

Bomba: faz 250l/h

Termostato: 50W

Luz: Lâmpada de 16W típica dos chineses, sei que não é o ideal, mas já tive dantes e não deu problemas... (quando a troika cá de casa permitir esta vai ser mudada)

Tem neste momento Limnophila Sessiflora, Eleocharis Acicularis, Feto de Java e uma que de momento não me recordo o nome mas mais logo posso verificar. Todas apresentam saúdee estao a crescer bem,excepto a Eleocharis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

como disse, pode ser uma fase de adaptação. Mas a verdade é também que esta planta normalmente precisa de injecção de co2. Não sei se se aguenta muito bem sem a mesma. Fazes alguma fertilização?

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

eu tenho essa planta no meu aquario, e assim depende para o efeito que queres a palnta, mas em todo o caso antes de a meteres no aquario deves cortar um bocadinho a raiz e cortar um bocadinho as folhas, isto ajuda a planta a puxar. mas ja te digo que e uma planta que precisa de co2 e luz, nao é luzinha é luz.

qualquer coisa dispoe

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha experiência não precisa de muita luz (vê em baixo em My Nano), mas CO2 faz toda a diferença. Ainda assim, é uma planta de crescimento relativamente lento pelo que é preciso dar tempo ao tempo...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais