Amanha eu e os meus filhos iniciamos a montagem do nosso aquário


Recommended Posts

Todas as dicas sao bem vindas.

O material já tenho acho eu todo:

 

Aquário 80x30x40

 

Termóstato

 

Filtro de carvão

 

Compressor e difusor tubos

 

Areao e plantas naturais

 

Amanha fica tudo montado

 

Quando posso depois colocar os peixes?

 

Agradecido desde já

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Em primeiro lugar bem vindo a este mundo sobretudo se arrastando pequenos. Eu comecei na aquariofilia desde que nasci, lembro-me de ser muito pequeno e ficar entretido a ver o meu pai tomar conta do aquario =D

 

Coisas básicas: julgo ser importante comprar também um termómetro para se ter sempre a certeza a que temperatura está a água. Caso o número de plantas não seja muito elevado se calhar também não era mal pensado um pequeno difusor com oxigénio.

 

Quanto ao filtro, qual é a litragem por hora dele? E o carvão que ele tem já vinha de origem? Isto porque o carvão só deverá ser utilizado após algum tratamento ao aquário para ajudar a retirar rapidamente as substancias como medicamentos. Qual é a marca e o modelo do filtro?

 

 

Depois de montarem o aquário, ele deve estar cerca de 1 mês sem peixes, até o valor da amónia ser 0 e o valor dos nitratos ter um pico máximo. Daqui a uns tempos tÊm que adquirir os testes para ver se isto já aconteceu.

 

É igualmente importante pensarem já no tipo de peixes que querem pois disso depende a temperatura da água e as plantas que usam. Já têm ideia?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o nosso obrigado, o aquário e a prenda de anos para o meu carlitos que faz amanha 8 anos, e como e obvio para os manos dele e para o pai tb :)

 

Tenho também o termómetro.

O filtro tem uma bomba de 400l de capacidade hora.

 

E leva o carvão dentro de uma espécie de meia e umas coisas cerâmicas e depois uma espécie de feltro.

Com rei três plantas para começar

Vai ser complicado aguentar os miúdos 1 mês sem peixes no aquário.

 

Agradecido pelas dicas

 

Já agora o que e TPA?

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA , quer dizer Troca Parcial de Água, deve ser feita uma vez por semana ou conforme achar necessário..

 

Deixo links que pode aproveitar para ler e aprender um pouco mais sobre este mundo fantástico.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

 

Pode visitar estes dois , mas dê mais importância ao primeiro link que é mesmo o básico que precisa saber por enquanto...

 

Compreendo que seja complicado não meter peixes durantes um mês, contudo pode comprar um activador biológico que contem bactérias nitrificantes para que o processo do ciclo de azoto se realize o mais rápido possível.. dada a situação.. embora prefira dar comida aos poucos e poucos durante um mês ou mais até que o ciclo fique terminado.

 

Espero que tenha ajudado e mais alguma dúvida que tenha, teremos todos o gosto em ajudar.

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como lhe disse.. pode por..

 

Veja estes produtos : http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/acondicionadores-de-agua/aceleradores-biologicos.html

 

O mais conhecido, pelo menos o que se encontra com mais facilidade será o Bio Start da Sera ou o Nitrivec da Sera.

 

O que o produto vai fazer depois de ligar tudo , é fazer com que as bacterias se fixem nas mat.filtrantes o mais rapido possível...embora digam que em 24h se pode meter 1 ou 2 peixes.. eu prefiro jogar pelo seguro e meter após 2 semanas.. metendo sempre as doses recomendadas na bula a cada semana que passa ou muda de água.

 

Como lhe disse, não é a forma mais natural.. mas pode ser feita.. porque já o usei em tempos e meti-o e depois de 2 semanas introduzi os primeiros peixes.. aconselho não mais que dois.. e que sejam resistentes..como guppy's platy's SAE's corydoras.. peixes de limpeza..

 

Agora é só decidir o que pretende fazer.

 

Cumprimentos.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E dizeres que o que e melhor,por os peixes já,e eles morrerem,

ou esperar pelo ciclo do azoto,e depois sim colocar os peixitos

poucos de cada vez,eles vão comprender.

Há bem vindo ao Mundo dos peixes,boa sorte.

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este mundo,

 

Eu sou aquele que quando aparece é para criticar ou dizer muito bem.

 

Vamos lá ver se consigo ajudar!

 

Ciclo de azoto: Já foi falado aqui pelo "colega" Rodolfo. É de extrema importancia seguir.

 

Termómetro: Claro que é importante.

 

O Manik já falou dos filtros e do carvão (deixa-o estar quietinho, não o metas)

 

 

Agora falta o importante:

Estamos a falar de um aquário de 90 litros com plantas naturais.

Que luz é que tens?

Fora isso... o termostato é de quantos watts?

Que decoração colocaste? Tipo de pedras, troncos, etc (isto tudo pode mudar o ph da água)?

Que tipo de peixes queres ter?

 

 

Parecem perguntas estúpidas, mas até o Rodolfo e o Manik devem concordar comigo.

 

Sempre ao dispor.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem esquecer substrato fértil...para algumas plantas naturais é sempre importante o ter...algumas requerem outras não...

Mais tarde pode querer colocar alguma que seja necessário substrato fértil...

 

Para toda a família, Bem vindos a este fantástico hobby

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem esquecer substrato fértil...para algumas plantas naturais é sempre importante o ter...algumas requerem outras não...

Mais tarde pode querer colocar alguma que seja necessário substrato fértil...

 

Para toda a família, Bem vindos a este fantástico hobby

 

cumps.

Hugo Oliveira

 

Fogo, esqueci-me dessa. Espero que sejam plantas Low-tech para ter uma desculpa por não ter perguntado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas esta tudo montado, e a funcionar em pleno, sem peixes como por vós dito.

Como e que se põe fotos aqui?

 

TAF

 

Carlos

 

Espreita este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que concordo Jorge ::D:

 

E essas fotos? Venham de lá elas.

 

Ps: Uma vez que vai colocar plantas naturais, a bomba difusora não é necessária, mas se já a tiver eu aconselho a por por um motivo muito simples: os miudos adoram ver as bolhinhas ::D: lol pelo menos lembro-me que gostava quando era mais novo.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos, o aquário esta a funcionar em pleno, com, 10 plantas, e os peixes sao os seguintes:

 

20 neons

2 escalares

1 tubarão bicolor

1plecostomus

3 guppys (1macho e 3 fêmeas)

2 espadas

6 platys

 

Já a uns dias e sem baixas :)

 

Quando devo fazer o primeiro TPA?

 

Nao sei se estou a dar pouca comida, que quantidade de flocos devo dar?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começando pela comida: deves dar comida que esteja toda consumida pelos peixes no máximo de 1 minuto.

 

TPA: com o filtro e fauna que tens, e visto que o aquário é pequeno, eu aconselhava 20% por semana.

 

OBS: Tens fauna que pedem qualidades de água diferentes :(

 

 

E umas fotos para nos aguçar o apetite? :)

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo à aquariofilia!

 

Em relação à flora que puseste não dizes quais são...

Fiquei com alguma curiosidade! ;)

Quando puderes põe aí para te ajudarmos em termos de fertilização, iluminações (mais uma que também ainda não disseste o que tens), etc.

 

Quanto à flora fiquei um pouco confuso com os guppys...

 

 

 

3 guppys (1macho e 3 fêmeas)

 

 

São 3 ou 4? De qualquer forma, de uma maneira ou outra a proporção está correcta, sendo que eu colocaria os 4 (1 Macho para 3 fêmeas)

 

Depois parece-me que isso foi um bocado escolhido pelo critério: "Que peixe bonito, vamos levar!". (O Jorge também já te referiu isto, mas foi mais "simpático" que eu!)

 

Esta é uma "asneira" comum em aquariofilistas recentes! Deves ter algum cuidado com isto e estudar bem o que queres e verificar se pode ser!

 

Os neons e os guppys pedem tipos de água um pouco diferentes, mas sendo "peixes de cativeiro" conseguem viver bem e felizes com parâmetros intermédios (eu tenho-os no meu aqua...).

 

Os espadas, sendo vivíparos pedem a mesma proporção que os guppys e as plattys.

Relativamente a estes últimos como tens a sua proporção macho / fêmea?

 

Devo ainda chamar-te à atenção que especialmente os guppys e os neons são um rico "petisco" para os escalares e alguns tubarões (não sei se será o caso do teu...). Tudo o que for crias de plattys e espadas também deverão servir de "petisco"...

 

Para terminar, parece-me que tens muito peixe para esse aquário. No caso de escalares não sei, mas no caso dos vivíparos (guppys, platty e espadas) e neons podes usar a regra de 1cm de peixe para 1l de água. Só neons tens 20. Admitindo que tem 3cm cada (e ficam um pouco maiores que maiores que isso...) dá qualquer coisa como 60l de água só para eles!

 

Para terminar, e como já te foi dito aqui, o pessoal alimenta-se com fotos, por isso toca a trabalhar! :P

 

Abraço e boa sorte!

 

P.S. - Desculpa lá o testamento... ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.