Ajuda em escolha de iluminação adquada


Recommended Posts

Sou iniciante e inexperiente nestas andanças de aquários.

 

Foi-me oferecido no natal um aquário "aquapor junior 60", com 58 cm de vidro frontal e com uma litragem de aproximadamente 55 LTS comprado num hipermercado. Este aquário, no vidro frontal não é colado, tem o vidro dobrado, ficando meio arredondado.

Acontece que o aquário tem uma tampa de plástico e como iluminação tem uma lâmpada economizadora (originalmente com 15w, que troquei por 24w, acima da potencia inscrita na caixa da iluminação... Já entendi que a iluminação não presta e estou disposto a comprar uma iluminação adequada para ficar em condições.

 

Andei a pesquisar na NET, e neste fórum, e encontrei 2 soluções que me parecem ser boas, mas precisava de ajuda para escolher da melhor maneira possível, então as opções são estas:

 

1ª- Opção - colocar dentro da tampa uma calha dupla T5 L8 estanque de uma loja de um membro aqui do fórum, com 2 lâmpadas de 24w, uma aquastar de 10k e uma grolux de 8500k. (esta opção fica-me á volta de 75€)

 

LINK DO ARTIGO http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1266&pageNum_AquarioRS=0&idcat=132&cat=&subcat=&menu=7

 

2ª opção retirar a tampa plástica e ficar com armação da dita tampa, coloca vidro por cima, e comprar uma iluminação

que mando vir importada de colocar sobre o aquário, tem uns "pezinhos" de suporte para elevar a iluminação do aquário uns 10 cm., de 60 cm, com 2 lâmpadas PLL de 36w cada (esta opção fica-me á volta de 63€)

LINK DO ARTIGO http://www.aquariumhk.net/index.php?main_page=product_info&cPath=119_181&products_id=313

 

Alguém que me dê a sua opinião, o que faria ou dêem-me outra opção.

 

Desde já o meu mto obrigado

 

 

Filipe Caseiro

Vila Real

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao fórum e à Aquariofilia

 

Fico contente por teres andado a ler e a pesquisar.

 

Ambas as hipóteses são boas, depende da tua experiência. No 1º caso ficarias com 48w, ou seja quase 1w por Litro, na 2ª hipótese ficarias com 72w bem mais que 1w por Litro.

 

Eu já tive na mesma situação que tu, com um aqua semelhante ao teu e com 72w, mas fertilizava à grande, injetava CO2 e tinha plantas com fartura, se esse não for o teu objetivo para já, provavelmente a 1ª opção será a melhor para ti, pois luz a mais pode trazer-te problemas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já agradeço a sua disponibilidade.

 

Eu gosto de um aquário bastante plantado, quando o montei o aquário coloquei SERA Flordepot, ja instalei o sistema caseiro de co2 á umas 2 semanas.

 

Mas a minha questão maior é:

 

Qual das 2 opções será a melhor?

se as 2 lampadas T5 L8 de 10000k e 8500k cada uma de 24W

 

Ou se as 2 lampadas PLL de 36W (não sei se têm descrição de ......K´s se são semelhantes e se só diferem na potencia.

 

Agradeço ajuda. PLEASE,

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu deixava o aquário com os tais 24w por agora. Vê como é que as coisas se desenvolvem. O CO2 vai acelerar o crescimento das plantas... pode ser que nem precises de aumentar. Portanto a mina sugestão é manteres essa luz por mais 2-3 meses e depois logo decides. Entretanto podes ir pesquisando mais para perceber a relação entre luz, co2, fertilização, saúde das plantas e algas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.