ajuda ciclo


guppyboy

Recommended Posts

Não laves mais com agua da torneira.

Faz Tpa´s de 20% de agua de 3 em 3 dias ate baixar o valor,aumenta o caudal do filtro e poem mais a superficie para o caudal fazer bolhas de oxigenio.Usa um bomba se necessario tb.

Diminui o tempo de iluminação umas 3 horas.O ph elevado, compra agua de garrafao com ph baixo e mistura nas tpa,´para baixar gradualmente.Reduz a comida ao necessario deves estar a dar comida em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Vou tentar ajudar!

A meu ver, começou mal... mas ainda pode resolver!

 

Se começou a ciclar o seu aqua a 9 de Dezembro, o ciclo já está feito e mais que feito... o que seria preciso era começar a limpar, com tpa's, uma vez que já lá tem peixes e não os deveria ter! Mas, uma vez que os têm...

 

Então o facto da amónia estar elevada, diz-lhe precisamente que precisa de fazer uma troca de água, para regular e também para acertar o ph (creio que deve estar a usar água da torneira, certo?), não utilize quimicos para baixar o ph nem agua de garrafão, porque pior que um ph alto, é um ph instavel...

 

Deve reduzir o tempo de iluminação para 8 horas.

 

O seu filtro está bem. tem as tais cerâmicas de que já falaram (que é a mesma coisa que porcelana). E pode lavar com água da torneira, mas não lave demasiado, mas deve fazê-lo em dias alternados das tpas. as tais bactérias não se encontram apenas nos filtros... elas estão na agua que fica ainda no aqua, no areão, etc...

 

Diz que não tem substrato, mas tem areão, verdade?

 

Se puder coloque uma foto para podermos ajudar melhor, é que assim é tudo muito vago.

 

Se tiver mais dúvidas, pergunte porque tentaremos ajudar.

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Vou tentar ajudar!

A meu ver, começou mal... mas ainda pode resolver!

 

Se começou a ciclar o seu aqua a 9 de Dezembro, o ciclo já está feito e mais que feito... o que seria preciso era começar a limpar, com tpa's, uma vez que já lá tem peixes e não os deveria ter! Mas, uma vez que os têm...

 

 

Não concordo, se a Amónia está com nivel alto e ainda não há Nitratos é pq o Ciclo não começou, sem TPA's como já foi dito os valores de Nitratos após o ciclo começar obrigatoriamente tem de ser superior a 0

 

Então o facto da amónia estar elevada, diz-lhe precisamente que precisa de fazer uma troca de água, para regular e também para acertar o ph (creio que deve estar a usar água da torneira, certo?), não utilize quimicos para baixar o ph nem agua de garrafão, porque pior que um ph alto, é um ph instavel...

 

Concordo

 

Deve reduzir o tempo de iluminação para 8 horas.

 

O seu filtro está bem. tem as tais cerâmicas de que já falaram (que é a mesma coisa que porcelana). E pode lavar com água da torneira, mas não lave demasiado, mas deve fazê-lo em dias alternados das tpas. as tais bactérias não se encontram apenas nos filtros... elas estão na agua que fica ainda no aqua, no areão, etc...

 

Parece-me que não leste bem o Post, tem cerâmicas em pequena quantidade que nem dava para preencher o fundo do cesto do filtro, logo pouco espaço para alojar uma colónica de bactérias significativa, embora algumas bactérias se possam alojar no substrato a maioria aloja-se no filtro e precisamente nas cerâmicas.

Devemos aconselhar sempre o melhor, dizer que se pode lavar com água da torneira, nós até podemos fazer (eu não faço) mas não podemos recomendar tal coisa, água da torneira tem Cloro que tem o principal objetivo de eliminar bactérias, ora bem, o cloro em contacto com as nossas bactérias vai eliminá-las, poderá não o fazer na totalidade mas fragiliza a colónia

 

Diz que não tem substrato, mas tem areão, verdade?

 

Se puder coloque uma foto para podermos ajudar melhor, é que assim é tudo muito vago.

 

Se tiver mais dúvidas, pergunte porque tentaremos ajudar.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que a amónia está alta e o colega tem peixes no aqua, essa amónia resulta inevitavelmente dos excrementos dos peixes e da decomposição, que por sua vez tem que ser processada e originar nitritos para mais tarde dar os tais nitratos... impossivel não estar feito! Para mim... pode sim, estar mal medido!

 

O filtro que o forista está a usar é bio... tem caudal para o aqua que ele tem, e pode fazer o que lhe compete... até poderia fazer só com esponjas, que é o que eu tenho no meu e funciona muito bem! Mas pode efectivamente limpar o filtro com água da torneira, porque lavar o filtro, não é levar agua com cloro, para dentro do aqua... é sim limpar as impurezas do filtro e levá-lo limpo lá para dentro! As bactérias acumulam-se em tudo o que está dentro do áqua... e o filtro logo que é colocado, rapidamente volta a ser povoado de bactérias!

 

De inicio também eu usava agua do aquario, mas o filtro ficava sempre com residuos que me voltavam a sujar a agua.

 

Eu lavo o meu sempre com água da torneira e nunca tive algas no meu aqua! nem mortes por causa disso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que a amónia está alta e o colega tem peixes no aqua, essa amónia resulta inevitavelmente dos excrementos dos peixes e da decomposição, que por sua vez tem que ser processada e originar nitritos para mais tarde dar os tais nitratos... impossivel não estar feito! Para mim... pode sim, estar mal medido!

 

Temos que nos cingir aos valores que nos são dados, se os valores de Nitratos é igual a zero teremos de acreditar neles e colocar em suposição que são outros. Com peixes e sem TPA's com o Ciclo já começado tem de haver Nitratos, na ausência deles é sinal que o Ciclo ainda não dse deu, e neste caso a razão mais provável é a ausência de "substratos" para as bactérias se fixarem

 

O filtro que o forista está a usar é bio... tem caudal para o aqua que ele tem, e pode fazer o que lhe compete... até poderia fazer só com esponjas, que é o que eu tenho no meu e funciona muito bem! Mas pode efectivamente limpar o filtro com água da torneira, porque lavar o filtro, não é levar agua com cloro, para dentro do aqua... é sim limpar as impurezas do filtro e levá-lo limpo lá para dentro! As bactérias acumulam-se em tudo o que está dentro do áqua... e o filtro logo que é colocado, rapidamente volta a ser povoado de bactérias!

 

Todos os filtros são Bio (biológicos) pois é através das bactérias nitrificantes que a decomposição da Amónia se tranforma em Nitritos e posteriormente em Nitratos, há tb quem chame de Filtragem Quimica , o qual é julgo ser um exagero, na realidade é biológica

 

De inicio também eu usava agua do aquario, mas o filtro ficava sempre com residuos que me voltavam a sujar a agua.

 

Eu lavo o meu sempre com água da torneira e nunca tive algas no meu aqua! nem mortes por causa disso!

 

Se funciona ctg não quer dizer que funcione com todos, obviamente que estás a contribuir com a tua experiência, mas tb deverás ter ideia que regra geral filtros apenas com esponjas não são tão eficientes a nível de reduzir a Amónia como filtros em que permitem alojar convenientemente as bactérias Nitrificantes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mau feitio...deves ter muito amigos tu tb! Olha vai....fazer móveis!

 

Móveis agora não, preciso é de ir "fanar" pedras para o Skinny e não sei onde... :(

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não havia aí um membro que arranjava Xistos à barda? Que tipo de calhaus queres?

Pois... nem sei bem, tenho que olhar para eles. Xisto é bonito. Hoje também vi umas giras na Aquaplante, mas o preço por quilo... mais vale ir comer lavagantes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Pois... cada um contribui com os conhecimentos adquiridos...

 

Contribuir com móveis, também é bom! :lol: com calhaus... depende do tamanho!

 

Helena, se tiveres calhaus para dar, são para o The Skinny

Se quiseres vazer um móvel... Tens pouco dinheiro? Então constrói o armário para o teu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.