Preciso de ajuda com os niveis de NO3


Recommended Posts

Boas tardes pessoal.

 

estive a ler alguns dos topicos relacionados com os nitratos ja existentes, mas cada aquario é um caso e o meu está critico.

 

vou passar a descrever o aquario que ja está a funcionar vai fazer 8 meses

 

. medidas: 100x30x40

 

. filtro: EHEIM 300 L/Hora

 

- Ceramica

 

- Uma embalagem de matérias naturais contra nitratos, nitritos, reguladores de ph etc... ( se necessario consigo saber o nome na loja..ja nao tenho a caixa)

 

- Esponja filtrante branca

 

P.S. - o carvao activo foi substituido pela tal embalagem referida em cima

 

Peixes:

 

1 plecostomo grande de entre 20 a 25cm

20 neons

2 espadas

1 moly adulta + 3 em fase de crescimento

4 gupys

3 corydoras

2 botias zebra

e + 1 piranha em fase de quarentena em uma maternidade grande 15 x 10 cms para futuramente juntar num aquario que possui ja 4 tubaroes de 20cms.

 

Tenho ainda acrescentado a 2 semanas:

 

. 5 vazos com varios pés de plantas diversas. (das quais tem vindo a morrer algumas folhas e outras ja apresentam rasgos e deterioramentos)

 

. o areao sao pedras de talvez 2, 3cm e tem ainda um corredor com um areao branco fininho.

 

. varias plantas artificiais

 

. um elemento de decoraçao

 

 

Niveis :

 

ph: 7

 

No3- : superior a 80

 

 

infelizmente nao tenho um teste de NO2 mas vou agora pegar uma amostra da agua e levar a loja de animais a tentar saber o nivel.

 

 

tentem baixar com Bio Nitrivec e olhem...Nestum...

 

Tentativas:

 

. plantas (nada)

. Bio Nitrivec (sopa)

. sistema de filtragem no filtro.. a tal embalagem de P. naturais... (Milupa)

. mudas de agua ( volta ao mesmo passado uns dias e quase nao baixa os niveis)

 

 

alguem me consegue dizer o que esta mal? é que eu nao estou a ver

 

será por nao ter iluminaçao?

 

colocarei um video para poderem dar uma olhada no aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais parece-me que o teu filtro é insuficiente para o aqua que tens...

 

O filtro deve fazer no mínimo 3 vezes a capacidade do aquário sendo aconselhável 5.

 

No teu caso tens 120l de aqua o que eu apostaria em pelo menos 500l / 600l.

 

Com plantas naturais é obrigatório ter iluminação... Provavelmente a falta dele é a razão pela qual algumas já estão a morrer...

 

Atenção ao uso de carvão no filtro! Não é para usar sempre! Apenas em determinadas situações.

 

Quanto à fauna, esse pleco parece-me um pouco grande demais para esse aquário e essa quantidade de peixes... E cuidado com a piranha... Vai achar um petisco os guppys, mollys e afins...

 

Costumas fazer TPA?

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes pessoal.

 

estive a ler alguns dos topicos relacionados com os nitratos ja existentes, mas cada aquario é um caso e o meu está critico.

 

vou passar a descrever o aquario que ja está a funcionar vai fazer 8 meses

 

. medidas: 100x30x40

 

. filtro: EHEIM 300 L/Hora

 

- Ceramica

 

- Uma embalagem de matérias naturais contra nitratos, nitritos, reguladores de ph etc... ( se necessario consigo saber o nome na loja..ja nao tenho a caixa)

 

- Esponja filtrante branca

 

P.S. - o carvao activo foi substituido pela tal embalagem referida em cima

 

Peixes:

 

1 plecostomo grande de entre 20 a 25cm

20 neons

2 espadas

1 moly adulta + 3 em fase de crescimento

4 gupys

3 corydoras

2 botias zebra

e + 1 piranha em fase de quarentena em uma maternidade grande 15 x 10 cms para futuramente juntar num aquario que possui ja 4 tubaroes de 20cms.

 

Tenho ainda acrescentado a 2 semanas:

 

. 5 vazos com varios pés de plantas diversas. (das quais tem vindo a morrer algumas folhas e outras ja apresentam rasgos e deterioramentos)

 

. o areao sao pedras de talvez 2, 3cm e tem ainda um corredor com um areao branco fininho.

 

. varias plantas artificiais

 

. um elemento de decoraçao

 

 

Niveis :

 

ph: 7

 

No3- : superior a 80

 

 

infelizmente nao tenho um teste de NO2 mas vou agora pegar uma amostra da agua e levar a loja de animais a tentar saber o nivel.

 

 

tentem baixar com Bio Nitrivec e olhem...Nestum...

 

Tentativas:

 

. plantas (nada)

. Bio Nitrivec (sopa)

. sistema de filtragem no filtro.. a tal embalagem de P. naturais... (Milupa)

. mudas de agua ( volta ao mesmo passado uns dias e quase nao baixa os niveis)

 

 

alguem me consegue dizer o que esta mal? é que eu nao estou a ver

 

será por nao ter iluminaçao?

 

colocarei um video para poderem dar uma olhada no aquario

 

Não teres iluminação não ajuda... Porque as plantas necessitam dela para realizarem a fotossíntese. Mas com esses valores de nitratos... Eu apostaria em testar a água da rede ou então experimentar com outro teste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois pessoal eu tenho mesmo de arranjar uma iluminaçao para o aquario mas o filtro é que nao estava a espera...

o video esta a fazer o download para o youtube..mal acabe colocarei o link aqui para verem.

 

em relaçao a piranha.. por enquanto esta segura mas ja conseguiu rasgar a rede por 2 vezes.. uma em cada lateral.. e devorar 2 peixes.. 1 neon e uma molly . foi rede foi peixe foi tudo o que apanhou a frente. nem tive hipotese de intervir. cada dentada daquele bichinho é um abono

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou tentar dar uma ajuda

 

 

 

O teu aquário pelas medidas que apresentas tem a volta de 100 litros.

O teu filtro tem uma capacidade de 300 litros por hora, sendo que o calculo para se ver a potencia necessária é de: Numero total de livros X 5 = Potencia necessária

 

Precisarias de um filtro que ronda-sse os 500L/H

O teu Eheim é para um aquário de 60 litros.

 

Quanto aos teus peixes, repara na questão do PH

 

 

1 plecostomo grande de entre 20 a 25cm - 7 de PH OBS: O teu aquário é muito pequeno para ele

20 neons - 6.5 de PH - Não deviam estar nessas águas

2 espadas - PH 7,3 - Peixe de cardume que deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas

1 moly adulta + 3 em fase de crescimento PH 7,4 - Peixe de cardume que deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas e que gosta de águas salobras

4 gupys PH 7,3 - Peixe de cardume que deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas

3 corydoras - PH 7 - Peixe de cardume que devias ter pelo menos umas 4 ou 5, tanto elas como o Pleco não suportam sal na água como as mollys já necessitam.

2 botias zebra pH 7 - são escelentes para te comerem os alevins do teus viviparos, se foi por uma questão de controlo de natalidade foi bem jogado se não foi é um erro ter esses dois com os viviparos.

e + 1 piranha em fase de quarentena em uma maternidade grande 15 x 10 cms para futuramente juntar num aquario que possui ja 4 tubaroes de 20cms - 15 X 10 é grande?

 

Já agora, se me permites de quantos litros é o aquário onde já tens 4 tubaroes de 20 cms e onde vais meter uma piranha?

 

 

 

Conforme podes verificar, tens especies que nada têm haver umas com as outras a nível de habitos, de necessidades e de compatibilidades.

 

Relativamente ás tuas plantas, devias ter tirado os vasos e colocado as mesmas no areão.

Que plantas tens?

 

Claro que a falta de iluminação é causadora da degradação das mesmas, conheces plantas que não necessitem de luz?

 

Os teus valores de nitratos estão altissimos, (No3), tu fazes trocas parciais de água todas as semanas???

Fizeste o ciclo do azoto? Quantas vezes dás comida ao teus animais?

Muda 50% da água do teu aquário com urgencia.

 

 

Mete então o video para a malta dar uma olhada;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

em relaçao a piranha.. por enquanto esta segura mas ja conseguiu rasgar a rede por 2 vezes.. uma em cada lateral.. e devorar 2 peixes.. 1 neon e uma molly . foi rede foi peixe foi tudo o que apanhou a frente. nem tive hipotese de intervir. cada dentada daquele bichinho é um abono

 

 

É de lamentar para pessoas como eu que têm realmente amor pelos animais, ler uma coisa dessas.

Meter um animal como uma piranha, fechada num espaço de 15 X 10 já de si é condenável, agora mete-la dentro de um aquário onde ela vê fast food a disposição ainda pior.

O animal já de si fica stressado, com a questão da gula (natural dos peixes) ainda pior...

É que nem sei o que dizer perante uma das situações mais feias que vi descritas neste fórum.

Fico me por aqui e aqui não voltarei, nada contra ti, mas sim contra a situação.

Os colegas dão te uma ajuda certamente.

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

Vou contrariar aqui o pessoal e a mim próprio, mas tem de ser.

 

Se tens Nitratos a 80 significa que o teu filtro apesar de não recomendado está a funcionar bem, está a transformar toda a Amónia em Nitritos e depois em Nitratos, quem produz a amónia são os peixes através dos dejetos, no teu caso como tens peixes (desculpa a expressão) bastante cagões é normal que os teus valores de Nitratos estejam elevados.

 

Tens duas opções:

 

Ter plantas naturais que através do crescimento consomem Nitratos, mas com peixes desse tamanho parece-me pouco viável

Aumentar a frequência das TPA's e a percentagem de água trocada, esta opção parece-me ser a mais viável

 

 

PS: A ideia de aumentares de filtro não deverá ser colocada de parte

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius ao ler a tua ajuda.. fiquei a perceber que me esqueci de muita coisa a que devia ter dado atençao e que so fiz foi mer...vou aproveitar para colocar o link para verem.. acho que me deixei levar pela tentaçao de ir comprando os peixes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

o ciclo do azoto foi feito por a agua inicias do aquario foi dada por uma loja de animais amiga.

 

o plecostomos é sossegado... esta la dsd pequeno e parece nao ter problemas em relaçao ao tamanho do aquario. vem comer quando o chamo ao bater no vidro e ate deixa fazer.lhe festas mexendo a cauda tambem na minha mao.

 

 

alimento eles de manha quando acordo e a noite perto da 1h da manha

 

 

 

os tubaroes estao a espera dum aquario maior.. tal como a piranha que juntarei com eles por serem do dobro do tamanho dela

 

 

fica entao o link

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de lamentar para pessoas como eu que têm realmente amor pelos animais, ler uma coisa dessas.

Meter um animal como uma piranha, fechada num espaço de 15 X 10 já de si é condenável, agora mete-la dentro de um aquário onde ela vê fast food a disposição ainda pior.

O animal já de si fica stressado, com a questão da gula (natural dos peixes) ainda pior...

É que nem sei o que dizer perante uma das situações mais feias que vi descritas neste fórum.

Fico me por aqui e aqui não voltarei, nada contra ti, mas sim contra a situação.

Os colegas dão te uma ajuda certamente.

 

Um abraço

 

 

Concordo inteiramente, esse teu aquário não está com condições para albergar essa quantidade e essas espécies todas nesse espaço. Mesmo que tivesses um aqua de 500L tens espécies que não podem conviver juntas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu agora vou ter de sair porque tenho uma pessoa que vem ter comigo.. mas deixem as vossas sugestoes

 

estou disposto a mudar o aquario de acordo com o meu gosto e as vossas sugestoes.

 

mas preciso de 2 coisas... 1º de tratar do assunto.. AGUA

 

depois preciso de sugestoes.. porque das especies que tenho a unica que nao me custa a dispensar sao as mollys

 

todas as outras eu gosto. e acho estranho. . porque fora a piranha nao estar LOGICAMENTE bem ali..como eu disse.. é temporario..

todas as outras especies se dao bem uma com as outras.. nao é aconcelhado meter botias zebra com as coridoras mas como podem ver as botias sao pequenas e as coridoras sao adultas. as botias estao para combater os caracois. mas tornou.se um peixe bonito de se ver.. é movimentado e elegante a nadar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vejo vários problemas a i

 

 

1º - E isto é apenas uma hipótese que eu coloco - Esse aquário não fez um bom ciclo

2º - E isto é uma certeza - Esse filtro apesar de estar a trabalhar, é muito fraco pensa num upgrade rápidamente.

3º - E isto é outra certeza - Tens demasidos vivos a i dentro e bem diferente como o utilizador Julius explica.

 

Soluções:

 

Maior aquário

Melhor filtro

Faz uma triagem desses vivos todos se tens mais que um aquário tenta ver o que podes fazer

Na impossibilidade disto tudo:

 

TPA com força com urgencia!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. e ao fazer os TPA assim como me estao a indicar.. tipo 50% agua.. nao me vao morrer imensos peixes?

 

é que todos os niveis atuais vao alterar dastricamente :

 

. PH

 

. co2

 

. NH2

 

. NH3

 

. NO2

 

. oxigenio

 

. temperatura

 

... eu tinha isto regulado.. nao sei que aconteceu. no espaço de um dois meses mudou tudo e eu nada alterei nesse periudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50% é um esticão mas... antes 50% de TPA do que os valores que tens (na minha opinião mas há quem domine isto muito mais que eu sou um iniciado), tem é atenção em usarem um acondicionador de água, ou água sem cloro se não adeus bactérias!! e é pior a emenda... e atenção a temperatura, choques térmicos são fatais!

 

Atenção não é para fazer sempre 50% isso é uma medida de recurso, vai vigiando os valores e depois tpas de 20 por cento semanais talvez seja o ideal, mas espera mais opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. ja fiz tudo como me indicaram e nada resolveu.

 

fiz TPA dois dias seguidos e nada. os valores tornaram a subir em flexa.

 

hj tentei algo novo. refiz o filtro.

 

instroduzi novas bacterias, nova ceramica, nova esponja, tudo.

 

nao sei que fazer mais a nao ser comprar um produto que li num pafleto, que é da API..

 

API Nitra Zorb

Editado por Miguel Filipe Santos Alegre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com um filtro tão fraco para o aqua deves pegar pelos outros pontos, TPA's dia sim dia não de pelo menos 20 % com muita sifonagem do fundo (tanto peixe faz muita porcaria) e reduzir a alimentação ao mínimo necessário (quantas vezes os alimentas por dia e em que quantidade? quantos tipos/que tipos de comida dás?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entretanto o filtro ficou assim:

 

402027_2903336256512_1053642519_33031390_681393105_n.jpg

 

 

O filtro está mal montado

 

em baixo logo a seguir à 1ª grelha deverás colocar a esponja azul, logo a seguir á esponja azul 3cm de lá de vidro, encher de cerâmicas até a cima e colocar a 2ª grelha, deixando espaço para o motor encaixar

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MIguel,

tens muito trabalho para recuperar o teu aquário.

 

Tenta alimentar apenas uma vez por dia, e poucas quantidades.

Aproveita para guardar alguma água em garrafões destapados, para as mudanças de água.

Apesar de teres um filtro, e fazeres mudanças de água, não te esqueças se sifonar (aspirar) o areão, para remover os restos de alimento e escrementos dos peixes.

 

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pessoal continua com a mania da eheim classic que são filtros fracos, eu cheguei a ter um 2213 num de 120L e aquilo é fraco e tive baixas graças a ser um filtro de m..., imagino um 2211 num aquario com um pleco e botias grandes. A culpa é dos Eheim fan boys que so por ser de marca acham tudo bom, e o forum está contaminado com ideias erradas sobre os eheim classic, que são filtros fracos, permitem muitos poucos peixes, entopem facilmente, são complicados de ferrar e mesmo com torneiras duplas molham a casa e oxigenam muito mal o aquário, por terem pouca potencia, apenas dão para peixes pequenos e que vivam em águas mal oxigenadas.

 

comprem eheim, mas os ecco ou os pro, não gastem dinheiro com estes classic. Só mesmo os mais potentes desta gama é que poderiam ser exequiveis.

 

hoje tenho o 2213 num de 63L e tenho problemas de oxigenação do aquario, tive que por a água em cascata alta para que a gravidade faça o trabalho que o filtro não faz. se não se importarem com o som...

 

 

quanto aos nitratos, deves é limpar algumas esponjas com alguma regularidade, dar menos comida e colocar mais plantas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Han? Não sou fanático Eheim mas o 2217 com uma bomba de 1000L/h não me parece nada fraco!! Existem outras alternativas mais eficazes relativamente a gastos energéticos, mas de resto é um excelente filtro

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de excelente nao tem nada. é por andarem a dizer isso que as pessoas andam a comprar coisas sem saberem. sim, existe essas excepções (falei acima se lesses o meu post), mesmo assim, não aconselharia esses filtros. estou muito arrependido de ter comprado o meu que custou-me na altura 90 euros, tenho filtros externos que me custaram menos que isso e muito superiores.

 

o meu post segue como alerta para as pessoas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal.

 

bem.. resolvi começar tudo do incio.. a ver se isto corre melhor agora..

 

bem.. basicamente o que fiz ao filtro esta falado no video. por isso peço que percam 5minutos a ve-lo e no final me digam se esta tudo ok, pois ainda nao o liguei. so o coloquei a jeito no sitio dele.

 

abraço a todos e obrigado

 

http://www.youtube.com/watch?v=koBJvdrU9GE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.