Materiais Filtrantes


Tiago Sabino

Recommended Posts

Boas.

 

Desde que descobri este fórum já esclareci dúvidas importantes que tinha, quer por consulta quer por perguntar aos membros :).

 

Uma das dúvidas que me ficou esclarecida foi a utilidade do carvão activado no filtro. Visto que a principal utilidade é a limpeza dos medicamentos inseridos, e que uma das desvantagens é que retira nutrientes benéficos para as plantas, retirei-o do meu filtro.

 

No entanto agora fiquei com aquele espaço vazio e queria preencher com materiais filtrantes, a minha pergunta é, que materiais filtrantes posso e devo utilizar? Já vi que porcelanas que se vendem no chinês mesmo para filtros servem, esponjas, também li algures que algodão branco dá, mas não tenho a certeza.

 

Que me aconselham? O espaço é pequeno visto ser um filtro interno num aquário de 15 L (muito pequeno :( e a troika não me deixa comprar outro lol).

 

Cumprimentos ;)

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

Podes comprar materiais filtrantes de cerâmica estes por exemplo (http://www.pet4you.n...-ehfi-mech.html) que vão provocar uma depuração biológica da água eliminando assim poluentes.Ou podes optar por lã filtrante (http://www.pet4you.n...-ehfisynth.html)sendo este método de filtragem mecanica, mas com caspacidade ainda assim de criar uma colonia de bactérias.

:) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

Podes comprar materiais filtrantes de cerâmica estes por exemplo (http://www.pet4you.n...-ehfi-mech.html) que vão provocar uma depuração biológica da água eliminando assim poluentes.Ou podes optar por lã filtrante (http://www.pet4you.n...-ehfisynth.html)sendo este método de filtragem mecanica, mas com caspacidade ainda assim de criar uma colonia de bactérias.

:)

Obrigado Nunes Rui ;) é isso então que vou usar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tiago,

Se disseres qual o filtro e quais as matérias filtrantes que já lá tens é mais fácil. eu aconselharia a colocares esponja e cerâmicas. se já tiveres esponja, adicionarias um saquinho de cerâmicas tipo siporax mini:

Sera%20Siporax%20Mini%2035%20gr%20bn.jpg

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tiago,

Se disseres qual o filtro e quais as matérias filtrantes que já lá tens é mais fácil. eu aconselharia a colocares esponja e cerâmicas. se já tiveres esponja, adicionarias um saquinho de cerâmicas tipo siporax mini:

Sera%20Siporax%20Mini%2035%20gr%20bn.jpg

 

 

cumps

Boas, o filtro é um pennplax cascade 300 e neste momento só tenho lá a esponja. Qual o valor desse saquinhos?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL obrigadão. Já agora, aconselham lã filtrante em conjunto com cerâmicas ou só cerâmicas chega visto que já tenho esponja e uma meia de senhora (para proteger os futuros hóspedes camarões lol)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lã branca ajuda muito a reter muita coisa que anda na água.

 

Utiliza as duas coisas.

 

Sent from my MT15i using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ao meteres só filtração mecânica não estás a disponibilizar muito espaço para uma boa filtração biológica, coisa que estas cerâmicas fazem, e bem! Eu optaria por uma filtração feita inicialmente por uma parte mecânica(esponja ou lã) e depois passava para a filtração biológica por cerâmicas ou algo do género que desse para uma boa colonização das baterias nitrificantes.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lã branca ajuda muito a reter muita coisa que anda na água.

 

Utiliza as duas coisas.

 

Sent from my MT15i using Tapatalk

Ok ;) vou tratar disso brevemente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ao meteres só filtração mecânica não estás a disponibilizar muito espaço para uma boa filtração biológica, coisa que estas cerâmicas fazem, e bem! Eu optaria por uma filtração feita inicialmente por uma parte mecânica(esponja ou lã) e depois passava para a filtração biológica por cerâmicas ou algo do género que desse para uma boa colonização das baterias nitrificantes.

 

abraços

Sim a filtração biológica era a minha dúvida quando abri este post. Tenho de procurar essas saquetas de cerâmicas. Já agora, essas mini saquetas encontram-se facilmente em muitas lojas de animais ou só em lojas mais especializadas em aquariofilia?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontram-se facilmente sim, eu sugeri estas cerâmicas, por já virem em saquinhos e serem mais baratas, mas podes optar por as anéis de cerâmica maiores e colocares num saco, ou numa meia de senhora...

abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK ;) eu compro as mini porque li algures que são mais indicadas para filtros pequenos por terem maior área total, logo podem alojar mais bactérias. Obrigado pelas respostas :)

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será?

 

Há diferentes cerâmicas e uma cerâmica com maior área pode não albergar mais bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será?

 

Há diferentes cerâmicas e uma cerâmica com maior área pode não albergar mais bactérias.

Li num site que esta cerâmica mini é mais porosa que a outra e por isso pode albergar mais bactérias, mas só é indicada para filtros pequenos, porque para filtros grandes pode colmatar, e por isso perde a eficiência que a porosidade extra lhe dá.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.