Pedras vulcânicas como substrato


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou neste momento a montar um aquário, com 275L , onde irei colocar um Óscar (possivelmente véu), ainda por decidir se será um pet ou se lhe juntarei dois ou três colegas compatíveis (o espaço também não é muito).

 

Ao pesquisar uns materiais na Leroy Merlin deparei-me com umas pedras vulcânicas, de granulometria de 12-20mm (salvo erro) e, visto que sempre fui fã da utilização de pedras vulcânicas em aquascaping, deu-me a ideia de colocar este granulado como substrato do meu novo aquário.

 

Ora bem, a minha dúvida vai no sentido de perceber se já alguém fez esta tentativa. A granulometria não é das mais pequenas, daí a minha dúvida.Será que vai juntar muita sujeira nos espaços criados por este substrato? Alguém arrisca uma opinião?

 

Quanto ao facto de este poder baixar um pouco o Ph, não me preocupa muito, dado que os Óscares gostam dele um pouco mais baixo mesmo.A dúvida seria principalmente quanto à granulometria e talvez também porosidade (poder aleijar os peixes).

 

Já que aqui estou (eheh), aproveito para colocar também outro dilema.Tenho aqui em casa uns valentes kg de pedra que apanhei junto ao rio Mondego. Agora, o problema é que esta é calcária, e sendo assim pode alcalinizar a água, o que seria um problema com o Óscar. Alguém conhece o real poder de alcalinização destas pedras (sei que deverá variar muito consoante a pedra, e sendo que não sei exactamente o tipo fica dificil, mas coloquei vinagre, e ela borbulhou, emboras so fosse perceptivel ao ouvido, visualmente não se viam bolhas). Para além disso, será que com substrato vulcanico e pedras calcarias a coisas ficaria equilibrada?;)

 

Cumprimentos

Editado por pedrof44

Pedro Ferreira

 

 

BLUE TERROR JUNGLE - 250L Ciclideos americanos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

as pedras vulcânicas não baixam o pH. Aliás, não baixam nem sobem nada. Não alteram o kH. Pelo que não vão compensar nada. Se forem muito grandes e com arestas há sempre a possibilidade de ferir o peixe e acumular muita porcaria como dizes.

 

Se são pedras calcáreas não as deves usar ponto final. A não ser que tenhas ciclídeos dos grandes lagos africanos. Arranja antes uns xistos ou assim.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

A unica vantagem que encontro , á parte da estética que lhe agrada, é a de serem excelentes para abrigar nitrosomonas e nitrobacter, ou seja boms mediums de filtragem biológica.

 

Considerando que um Oscar é um peixe que polui bastante até é capaz de não ser má ideia.

 

Se a pedra é calcária não use, vai subir demasiado a dureza da água. (se tiver duvidas quanto a uma pedra utilize vinagre, se borbulhar em contacto com a superficie é cálcaria).

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Já tive duas montagens com esse tipo de pedras a servir de "areão", nunca tive problemas com a sujidade nem com feridas nos peixes, antes pelo contrário, a filtração biológica parecia de facto funcionar melhor. Visualmente acho-as muito bonitas no fundo de um aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.