Fertilizantes em pó


A. Ferreira

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Os pós que comprei já chegaram e agora tenho algumas dúvidas...

 

Estou a pensar em usar o método PMDD + PO4 que está neste site: http://www.theplante....co.uk/PMDD.htm

 

Acontece que neste site que tem a calculadora não sei que valor devo introduzir, se o valor diário da fertilização se o total de ml semanais..., é o semanal? Certo?

 

semttuloef.jpg

 

Embora não atinja os níveis recomendados a água da torneira já traz alguma coisa, certo?

 

Deixo aqui o link da água que uso:

 

http://emarp.pt/imag...alise2011t3.pdf

 

Acham que deva reduzir a dose de Fosfatos (KH2PO4)?

 

Agradeço antecipadamente a V. preciosa ajuda.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

de acordo com o site do James:

 

"They are both dosed on a daily basis.

2 ml of Macros solution per 10 gallons (US) or 40 litres

1 ml of Micros solution per 10 gallons (US) or 40 litres"

 

Ao contrário do EI onde os nutrientes são dados por excesso, neste método são usados testes para dar apenas e só apenas aquilo que as plantas consomem. Por isso não há números mágicos. Tens que testar e ver o que é consumido e ir adaptando - cada caso é um caso. De qualquer forma, acho que é uma melhor estratégia começares por cima e depois ires reduzindo conforme as necessidade do que começares por defeito.

 

Espero ter ajudado,

 

Abraço,

 

GM

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu pensei em utilizar esse método porque o doseamento é cerca de 1/3 do EI, e como o meu áqua de 90 litros não tem tapete e apenas ligo 2 lâmpadas T5 de 24 W, seja mais adequado. Também apenas vou efectuar TPA'S semanais de 25/30 %.

 

Podes, SFF, confirmar se naquela imagem da calculadora devo introduzir o total de ml semanais? Obrigado.

 

Embora não perceba nada de análises, parece-me que a água da rede da minha zona já tem algum magnésio, daí questionar-me se não deverei reduzir um pouco a dosagem deste pó.

 

De qualquer forma o método do "olhómetro" vai estar atento ;)

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não conheço essa calculadora. Estive a experimentar mas não diz qualquer referência.

 

De qualquer modo, segundo a EI os valores que tens são:

nitratos (2 em 2 dias)

fosfatos (para a semana)

potássio (meia semana)

 

por isso não te sei dizer. Se fizeres todos os dias, tens excesso de tudo menos nitratos. Se fizeres diáriamente, tens muito excesso de fosfatos, etc...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um metodo com pós que desse para fazer TPA's semanais de 20% era mesmo o que eu poderia adoptar :)

 

Em principio devo conseguir ter os testes e tentar uma alternativa ao EI que me assusta as TPA's grandes :)

 

Amigo Ferreira vai dando noticias e partilha ai a experiencia para ver se vamos usar :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se menos TPAs é o desejo é muito simples. É só meter menos luz.

 

Ao baixarmos o metabolismo das plantas reduzimos as suas necessidades de CO2 e fertilizações logo não é tão necessário estar sempre a fazer TPAs. É uma questão de ir reduzindo devagar. Esperar 3 semanas e ver o que acontece. Reduzir outra vez e esperar a ver o que acontece. Quando notarmos algum efeito negativo é voltar ao nível anterior.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Amigo Gmmartins, não percebo porque dizes que fico com excessos…

 

Vê, SFF, a imagem com atenção.

 

semttuloan.jpg

 

As diluições que vou fazer são as seguintes:

 

Em 1000 ml: 50 gr de KNO3, 8 gr de KH2PO4, 20 gr de KCl e 40 gr MgSO4.

 

Vou dosear 30 ml/semana de solução macro, logo (segundo aquela calculadora) vou ter:

 

Nitratos = 9,2 (valores ideais 10-20)

PO4 = 1,7 (valores ideais 0.5-2.0)

K = 9,6 (valores ideais 10-20)

Mg = 1,6 (valores ideais 2.0-20)

 

Como a água da torneira já tem alguma coisa julgo que ficarei nos níveis recomendados…, ou estou a cometer algum erro que não estou a ver?

 

Grato por toda a ajuda que puderem dar.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que está tudo bem. Qualquer coisa também podes sempre aumentar um pouco a dose.

 

Agora pensando melhor, o valores ideias indicados são mesmo semanais. Podes portanto dosear tudo num só dia ou repartir os 30 ml pelo número de vezes que queres fertilizar.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado.

 

Quem quiser usar o EI com tpas menos generosos alem de ter de diminuir a luz tem obrigatoriamente de diminuir a fertilização em concordância, o EI até pode ser usado em aquario sem co2 e com pouca luz com a diferença que se fertiliza 10 vezes menos ou menos ainda e evitamos fazer tpas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais