1º Aquário... e agora?


MárioGuppy

Recommended Posts

Boas,

Andava às voltas na net e descobri este fórum, o qual já me ajudou muito até agora! É a primeira vez que vou lidar com o mundo da aquariofilia. Depois de muito pesquisar e ler, adquiri o meu primeiro aquário. Como já tinha algum material por causa de uma tartaruga, aproveitei-o e decidi entrar agora no mundo dos peixes... Nada elaborado, pelo contrário, tudo muito básico, para começar.

Então, tenho um aquário de 60cm x 30cm x 30cm, termostato, termómetro, bomba e filtro (interno de esponja), plantas artificiais (não quero naturais, pois pelo que li, envolvem outros parâmetros, como luz, co2, substrato).

Tenho também o areão, mas estou indeciso entre o areão e pedras pequenas mais branquinhas...

Ainda estou a montar tudo, e depois... o ciclo do azoto...! Basta um pouco de comida para iniciar a amónia, correcto?

Como os peixes que pretendo são guppys (talvez 1 macho e 3 fêmeas) e 3 corydoras (destas ainda estou indeciso entre pandas e outras)

As minhas dúvidas são as seguintes....:

- o 1º teste a fazer, o do pH, certo? Mas só depois de 1 semana, mais ou menos? E depois o da amónia (com comida no aquário), e por fim o dos nitratos, correcto?

- as corydoras, tem de ser um casal mais um/uma ou é indiferente?

- qual o 1º peixe a entrar no aquário? 1 ou 2 guppys ou 1 corydora?

- posso arranjar qualquer pedra/ areão na rua e depois de muito lavar, meter no aquário?

- perguntei numa loja sobre a combinação de peixes que quero, e a sra disse-me que os guppys devem ter o pH pouco acima de 7, mas as corydoras devem tê-lo nos 7, ou seja para essa combinação deverei ter o pH nos 7, será assim?

Peço desculpa pelo testamento, bem sei que isto mais parece a lista do pai natal.... mas se me pudessem ajudar, agradecia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

antes de mais bem vindo!!

 

relativamente ao areao deves ter cuidado com o areao que tem as pontas afiadas como vais ter corys convem que tenham os cantos aredondados!! O areao que vais apanhar da rua tens que ter ainda mais cuidado em ferver o areao varias vezes e mesmo assim nao sei se e aconselhado dado os quimicos que pode conter e ate mesmo outras substancias!

As corys convem ter em grupo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Marciofo pelas dicas! Por acaso não sabia desse pormenor das pedras arredondadas, mas claro, faz sentido! Chegam 3 corys ou sentem-se sós? E têm de ser todas da mesma espécie ou podem ser 2 de uma e 1 ou mais 2 de outra, perfazendo 4?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e muito bem vindo.

Ora bem, analisando o aquário, leva cerca de 54 litros brutos. Isso deve dar qualquer coisa como uns 45 litros de água depois de introduzires o areão, plantas, pedras, resistência, etc.

 

Os guppys aguentam muito bem o Ph a 7 (e até a menos), não te preocupes.

O teu filtro faz quantos litros por hora? O ideal é fazer pelo menos 5x o volume do áqua, o que daria cerca de 300l/hora.

 

Em relação ao ciclo, podes ir pondo um pouco de comida no aquário todos os dias. mas prepara-te que isso não se faz em 2 ou 3 dias e está pronto.

Se conheceres alguém que tenha um aquário sem doenças, pede-lhe 5 ou 6 litros da água dele e coloca no teu, acelera a ciclagem.

 

Em relação ao areão, já foi tudo dito. Sem arestas e sem cores (para não largarem tinta na água).

 

Quantidade de peixes: segue a regra de 1cm de peixe (adulto, não te esqueças que crescem) por cada litro de água. Com as Corys e Guppies há muitos que podes juntar e vivem pacificamente.

 

 

Espero ter ajudado.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Obrigado Jorge pela ajuda. O areão tem misturado aquilo que me parece ser areão de xisto, do mesmo tamanho do outro, mas são pequenas lasquinhas pretas, farão mal às corys? Se não, troco-o. O filtro tem 650l/h. Não tenho ninguém conhecido com aquários, não faz mal, eu espero... Sendo assim, leva umas 3/4 semanas a fazer o ciclo, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Antes demais bem vindo!

 

Quanto à tua opção de não usares plantas naturais acho que é uma grande asneira. Elas servem para te ajudar a estabelecer o ecossistema que precisas para que os teus peixes vivam e não sobrevivam apenas.

 

Quanto à ideia que precisas de CO2, fertilizações e luzes especiais estás enganado. Tens bastantes plantas que não precisam desses cuidados. Procura aqui no fórum por plantas low tech.

 

Quanto aos peixes acho que tens bom gosto! ;)

 

Depois de umas 2 semanas a ciclar junta as corydoras. São bons elementos para te ajudar nesse trabalho.

 

Se quiseres dar um "empurraozinho" à ciclagem podes adicionar bactérias para esse efeito. SERA NITRIVEC por exemplo.

 

Abraço e boa aquariofilia!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mais uma vez, obrigado!

Quanto às plantas, para já fico assim..., daqui por uns tempos, quem sabe se me aventuro mais :naughty: ! Também depende do resultado desta 1ª experiência...

Agora, ainda ninguém respondeu em relação ao areão, por ter o que penso ser lascas pequeninas de xisto misturado, fará mal às corys?

E tenho outra bomba mais pequena que tem entre 120l/h e 260l/h, serve para este aquário ou acham pouco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

parece que vou ter de tirar tudo (ainda não tenho os peixes... vá lá!) e lavar de novo, pôr nova água e fazer novo ciclo... é que acho que a água não está bem.... junto às coisas como o filtro, está a ficar gelatinoso meio viscoso, transparente, penso que foi de ter ficado uns dias com o filtro parado, e a água deve ter ficado choca... :unsure: Acho que não é suposto, pois não?

Fiz um teste de 5 em 1 da JBL e os valores são estes:

NO3 - 10

NO2 - 0,5

GH - >4ºd

KH - 6ºd

pH - entre 8 e 8,4

 

Ainda me falta o da amónia, não consegui arranjar. O pH está alto, como posso baixar? Através de peças de cerâmica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso na agua pode ser algas tenta por ai uma fotos pode ser algas, fungos e com fotos é mais fácil...

 

o meu aquário é do tamanho do teu o Ph da minha rede é 8 eu para baixar uso agua engarrafada de PH baixo por voltas dos 5, o que faço é usar 1 garrafão de agua engarrafa para 10LT de agua da torneira fico com um Ph de 7 como uso CO2 anda baixa mais um pouco para 6,8...

 

Sempre que faço um TPA retiro 10LT...

 

Uso um garrafão de agua engarrafada por semana acho que não é muito dispendioso, mas podes usar trufa para baixar também procura ai no fórum que há muito tópico a falar da trufa...

 

A agua do aquário cheira a podre?(mal)

 

Acho que não necessitas de retirar tudo e lavares ainda não vi como isso esta mas só em caso radicais, faz um TPA de 50% para ver como se comporta...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselho a leitura atenta de http://faq.thekrib.com/pt/, aliás aconselho a todos os iniciados e também aos que já andam nisto há algum tempo (às vezes esquecemos de algum promenor...)

 

Quanto ao ph ele tem tendência a baixar um pouco, sobre tudo se tiveres alguns troncos no aqua.

 

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu sei que é para ficar ligado sempre, foi sem querer que se desligou a tomada errada.... :unsure:

Quanto ao cheiro, não cheira mal propriamente dito, cheira a vaso de plantas (o cheiro da terra molhada), mas só tenho plantas artificiais....

Estão é a aparecer uns pontos pequenos (manchas), e poucos ainda, acastanhados, no vidro, suponho que sejam algas.

Pelos vistos terei de pôr uns troncos. Ainda não consegui arranjar maneira de tirar umas fotos, quando puder, coloco.

Então devo fazer uma TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

O meu 1º residente foi e é uma corydora panda, uma semana depois, coloquei um guppy macho (lindo, com a cauda amarela com pintas, parecia um leopardo, e de olhos pretos), este pareceu bem durante 24h mas depois morreu...

Durante o 1º dia andava dum lado para o outro, ia para o fluxo da corrente (como a cory gosta também), mas depois começou a ficar muito quieto num canto, no fundo do aquário... e ontem passou o dia no fundo, nem comeu, e hoje fui dar com ele morto lá num canto. Não aparenta nada da anormal, acho eu, a cory continua na mesma... não entendo... :unsure:

O que notei foi que ele tinha uma respiração mais acelerada que a cory, 2/3 vezes mais depressa, mas pensei que fosse por ser de espécie diferente e mais pequeno...!

Será que foi de stress, de estar sozinho? A minha intenção era juntar 3 fêmeas a esse macho, assim como mais 3 corys, mas aos poucos para não fazer um pico de amónia. Pensei que o guppy fosse mais resistente que a cory. Ela continua toda lambona :tongue: !

 

Os valores da água..

NO3mg/l - 10

NO2mg/l - 0 (ou até 0,5)

GH - < 4ºd

KH - 5º/6ºd

pH - 7,3 (+-)

 

temperatura 27º

 

Entretanto, até arranjar o tronco o pH baixei-o com pH- Minus da JBL.

 

Nota: (ainda não tenho fotos, eu sei que seria mais fácil...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se, como disseste a 19 de Dezembro, lavaste tudo e começaste de novo, provavelmente quando introduziste os peixes o ciclo ainda não estava feito, tiveste cerca de 15 dias.

As Corys são mais resistentes que os guppies (a meu ver). Para ambos o ph e a temperatura está no ideal.

Ou então o Guppy já vinha doente, mas eu aposto num ciclo incompleto.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não cheguei a mudar nada, achei os valores normais, por isso... deixei estar. Arranjei outro guppy ontem, muito mais enérgico, vamos lá ver se este se dá melhor! Este "surfa" no fluxo da corrente!!! De tal maneira que salta fora de água!!! Ganda maluco... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggrin:' />

Vamos ver o que acontece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizando...

Este 2º macho aguentou-se até agora. Há uns dias arranjei duas fêmeas para ele, no dia seguinte morreu uma.....

Fiquei então com um casal de guppys e a cory. Mas o saldo ficou a positivo!!! biggrin.png' alt=':biggn:'> Morreram esses dois, mas hoje nasceram pelo menos 8 pequenos!

Vamos por enquanto deixar o curso da natureza.... se arranjar entretanto um aquecedor, monto uma maternidade para eles, vamos ver. :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.