Recommended Posts

boas pessoal

reparei agora neste topico.

venho aqui deixar a minha experiencia com co2 caseiro que uso a cerca de 10 meses.

eu uso o preparado sem gelatina e dura-me no minimo 25 dias.

deixo aqui as medidas que uso.

1,5 l de agua

300g açucar

1 colher de chá de fermento de padeiro(saquetas) que nao chega a uma saqueta(o resto vai fora)

meia colher de chá de bicarbonato de sodio.

sempre usei com um tubo directo,sem torneiras e com um difusor co2,sempre com resultados excelentes.

já usei num aqua de 100l e aparecia-me apenas umas algas filamentosas que facilmente retirava a mao,mas actualmente uso num de 300l e apenas com 70w de luz 12 horas diarias.

posso dizer que as plantas estao vistosas e sem uma alga sequer.

cumprimentos

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa quando o preparado com gelatina acaba, removes a gelatina que está sólida e fazes novo preparado com gelatina? ou a parte sólida da gelatina fica? só adicionas o restante preparado?

 

Boas deitas fora e depois fazes tudo de novo...

 

Nova preparação de gelatina...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

reparei agora neste topico.

venho aqui deixar a minha experiencia com co2 caseiro que uso a cerca de 10 meses.

eu uso o preparado sem gelatina e dura-me no minimo 25 dias.

deixo aqui as medidas que uso.

1,5 l de agua

300g açucar

1 colher de chá de fermento de padeiro(saquetas) que nao chega a uma saqueta(o resto vai fora)

meia colher de chá de bicarbonato de sodio.

sempre usei com um tubo directo,sem torneiras e com um difusor co2,sempre com resultados excelentes.

já usei num aqua de 100l e aparecia-me apenas umas algas filamentosas que facilmente retirava a mao,mas actualmente uso num de 300l e apenas com 70w de luz 12 horas diarias.

posso dizer que as plantas estao vistosas e sem uma alga sequer.

cumprimentos

 

Boas amigo já fiz como tu uma colher de chá de fermento fica muito a desejar para quem tem boas luz, passado um semana já não temos nem um bolha por segundo, penso que as tuas plantas são de baixa manutenção devido a tua luz por isso para outras plantas certamente terias de aumentar ao fermento...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo já fiz como tu uma colher de chá de fermento fica muito a desejar para quem tem boas luz, passado um semana já não temos nem um bolha por segundo, penso que as tuas plantas são de baixa manutenção devido a tua luz por isso para outras plantas certamente terias de aumentar ao fermento...

 

abraços

 

pois,eu axo que nem todas as minhas plantas sao de baixa manutençao.

tenho anubias,valisnerias,echinodorus,hz,lotus e outras 2 de que nao me recordo do nome em que 1 delas deve ter a volta de 80cm de tamanho.

alem disso eu tenho plantas flutuante que crescem de tal maneira que todas as semanas tenho que retirar uma mao cheia para deixar passar a iluminaçao.

nao sei se faz alguma diferença,mas o aqua tem uma tampa de plastico em que a parte de dentro é branca,entao toda a iluminaçao está centrada para dentro do aqua.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa quando o preparado com gelatina acaba, removes a gelatina que está sólida e fazes novo preparado com gelatina? ou a parte sólida da gelatina fica? só adicionas o restante preparado?

 

é uma questão pertinente, provavelmente a parte que ainda restou solidificada é capaz de ter bastante glocose e dar para aproveitar para fazer um novo preparado, no entanto nunca experimentei.

 

 

Com menos fermento, é natural que dure mais tempo, no entanto, conforme referiu o LuisBarroso, temos menos bolhas por segundo

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas novamente

 

Neste momento fiz a seguinte receita

 

200gr de açucar

1 saqueta fermipam 11gr

meia colher de chá de bicabornato

1.5litro de água

 

Tou com aproximadamente 3 bolhas por segundo, tenho uma valvula anti retorno e uma pedra difusora normal pequenina das azuis mas não vejo qualquer bolha a sair da pedra... é normal? :fart004:

 

Já agora ao fim de 24 horas notei que 3 pés de uma planta cujo nome não sei arrebitou bastante será já efeito do co2?

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para começar, isso é fermento a mais, depois não te queixes que o preparado apenas dura no máximo 10 dias.

 

se não vez qualquer bolha a sair pela pedra difusora azul (não é o mais indicado) é porque deves ter uma fuga após o conta bolhas, ou seja, não está a entrar qualquer co2 no teu aquário.

 

assim, o facto da planta ter arrebitado, não tem nada a ver com o co2

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal há bolhas... eu é que vi mal são uma bolhinhas pequeninas a volta do difusor a sair devagar. será isso? Se durar 10 dias já não é mau até pensava que durava menos, retirei este receita de outro forum o utilizador diz que lhe durou cerca de 26 dias

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bolas algo se passa!! a mistura faz bolhas no conta gotas mas não tem força para as fazer sair pelo difusor ainda pensei que fose alguma fuga mas não é eu mal abano a garrafa com o sistema montado e começa logo a burbulhar pelo difusor mas sem esse estimulo nada! receita errada?

 

Tenho 3 explicação a vista desarmada. U

 

1º usei um tubo de diametro ligeiramente inferior aos tubos de ar se calhar é necessária mais pressão para movimentar o co2

2º Receita errada demasiado fermento ou demasiada qualquer coisa ou algo a menos...

3º utilizei agua directamente da torneira o cloro terá tido um efeito negativo não deixando produzir pressão suficiente.

 

Mas com 2-3 bolhas por segundo não deveria ser o suficiente??

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Essa receita com gelatina tira-me do sério.... :fart004:

 

Nunca consegui que funcionasse, de Verão era do calor, de Inverno foi do frio...

 

Felizmente no meu comunitário o CO2 pressurizado já bomba..., que descanso..., é só fechar/abrir a torneira..., é de facto dinheiro bem empregue!!!

 

No meu nano de camarões continuo a usar o caseiro, mas de facto, entre 1 e o outro, vai um abismo e, não consigo que o raio da mistela dure mais de 8/10 dias... :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

querem uma receita melhor???

 

 

eu digo comprem uma garrafa de um refrigerante, o que encontrarem mais barato e é só enroscar no sistema que têm.

 

atençao cuidado para nao agitar a garrafa senao ha refrigerante por todo o lado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a rever todos os meus passos e todo o sistema.

 

E dei conta de um possivel erro, .... bem acho fui um bucado burro na verdade suspeito que em vez de fazer 200gr de açucar na receita, esqueci-me de fazer a tara ao recepiente em que coloquei o açucar,

 

ou seja a balança marcava 200gr de açucar mas como não tirei o peso do recepiente são apenas 100gr (já pesei) grrrr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É possivel que seja mesmo da temperatura.

 

Fiz uma vez essa receita com fermento de padeiro (daquele em barra) e nada... esperei um dia ou 2, nada.

Lembrei-me que fosse do frio, fui buscar o secador da miuda, meti lá a bombar na direcção da gelatina , e pimbas, era só bolhinhas.

 

Deixar o secador ligado o dia todo, ou a luz ligada o dia todo com as garrafas por cima, são duas hipóteses que estão fora de questão.

 

Experimentei agr com fermento Vahiné, e é o mesmo.... falta-me experimentar sem gelatina.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.. sou principiante pela segunda vez neste mundo fascinate da aquriofilia

Adequiri recentemente um aqua de 120L..

Tá tudo ok à escessão da grande novidade para mim.. o CO2

Tenho um sistema da Hagen.. tipo DYI... aquilo não me está a produzir nada..

Duas questões:

1º será da mistura já ter perdido a força e não conseguir empurrar a agua que se encontra sempre dentro do tubo?.. apenas passaram 5 dias e bolhas só mesmo quando ao ínicio agitei um pouco o deposito.

2º futuramente se meter uma valvula anti-retorno não será perigoso, pois a pressão exercida poderá não ser suficiente para empurrar a valvula e ´haver concentração do gas dentro do depósito..?

 

Se alguem me puder ajudar antes de "mandar para o lixo" agradecia ;)

 

Abraço e votos de sucesso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. sou principiante pela segunda vez neste mundo fascinate da aquriofilia

Adequiri recentemente um aqua de 120L..

Tá tudo ok à escessão da grande novidade para mim.. o CO2

Tenho um sistema da Hagen.. tipo DYI... aquilo não me está a produzir nada..

Duas questões:

1º será da mistura já ter perdido a força e não conseguir empurrar a agua que se encontra sempre dentro do tubo?.. apenas passaram 5 dias e bolhas só mesmo quando ao ínicio agitei um pouco o deposito.

2º futuramente se meter uma valvula anti-retorno não será perigoso, pois a pressão exercida poderá não ser suficiente para empurrar a valvula e ´haver concentração do gas dentro do depósito..?

 

Se alguem me puder ajudar antes de "mandar para o lixo" agradecia ;)

 

Abraço e votos de sucesso

 

É o segundo tópico que respondo hoje com esta questão...

 

Tu não devias ter água no tubo do ar!

 

Depois do recipiente com a mistura deves ter uma válvula anti-retorno.

 

Depois garante que não há qualquer fuga nesse recipiente e que a mistura está com a dosagem correcta.

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depende de que aquário estamos a falar, se for um nano, se calhar uma bolha por segundo pode-se considerar bom, agora se for um aqua grande...

No meu caso, que tenho um aqua de 400 L, quando fico com 1 bolha a cada 5 segundos, considero-o morto e faço uma nova receita.

No entanto o ideal é fazer a receita mais cedo, pois convem que os niives de CO2 na agua sejam constantes, mas isso só é possivel tendo CO2 de botija ou se fizer-mos uma nova receita todas as semanas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel que seja mesmo da temperatura.

 

Fiz uma vez essa receita com fermento de padeiro (daquele em barra) e nada... esperei um dia ou 2, nada.

Lembrei-me que fosse do frio, fui buscar o secador da miuda, meti lá a bombar na direcção da gelatina , e pimbas, era só bolhinhas.

 

Deixar o secador ligado o dia todo, ou a luz ligada o dia todo com as garrafas por cima, são duas hipóteses que estão fora de questão.

 

Experimentei agr com fermento Vahiné, e é o mesmo.... falta-me experimentar sem gelatina.

Amigos

O meu grande problema sempre foram as fugas algo que foi resolvido á um mês com um diy que apresento num tópico.

 

A minha receita já está á 1 mês,2 bolhas por segundo e é a seguinte:

 

garrafa de 2 lts

3 chavenas de café com açucar

1 carteira de fermento Vahine

2 colheres de Chá de bicarbonato

àgua :até começar a curvatura para o gargalo da garrafa Talvez 1,75lts...

Agitar bem com uma tampa fechada e deixar ferver durante 1h e depois trocar para a rolha com o tubo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal! eu sei que isto já foi mais que batido!!!!

 

Mas, uma coisa que reparei, foi que com o fermento fresco, vende-se no pingo doce em cubos, a receita dura pelo menos mais uma semana, que feita com as saquetas.

 

Outra coisa, já vi que há pessoal que usa outra garrafa meia de agua. Começo a pensar que este é o melhor metodo, pois na minha ultima receita, reparei que o difusor estava carregado de "material castanho". Usando a outra garrafa, apenas o que vai sair para o aqua, é certamente, puro CO2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.