Alimento para Anentome Helena


miguel 4x4

Recommended Posts

Boas pessoal

Espero que me possam ajudar,quem tiver helenas principalmente.

Hora bem o meu problema é seguinte:

Tenho helenas e fizeram criaçao, mas no aquario onde estao os caracois foram extintos, o que o pessoal costuma lhes dar como alimento quando se deparam com esta situaçao?

Ja li que lhes dao carne outros flocos outros dizem que nao precisam de ser alimentadas porque comem os restos da comida dos peixes.

Ja andei aqui a procura mas só falam que é uma boa opçao para as pragas de caracois mas nao encontro nada de como as manter depois de eles acabarem.

O que pretendo e relatos na 1 pessoa de como alimentam as vossas.

Obrigado pelos comentarios e a ajuda desde já.

Editado por miguel 4x4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Comigo também aconteceu o mesmo: os Anentome helena reproduziram-se bastante e já há uns meses que não tenho "caracóis-praga". Um facto curioso que reparei é que, na ausência de presas, os helena colocaram um travão na sua reprodução e estabilizaram a população, com os juvenis a crescerem mas sem aparecerem mais helena bebés.

O que eu reparo é que, se os conseguirem apanhar a jeito, eles também vão ao granulado dos peixes. No então, o que lhes desperta mesmo a atenção é quando alimento os peixes com comida congelada (desde artémia a larvas de mosquito vermelho), mais rica em proteína. Eles até parece que sentem o cheiro! Eu coloco a comida congelada dentro de um cone de alimentação que apanha com o caudal do filtro e assim é distribuída lentamente por todo aquário e o que vejo são os helena a desenterrarem-se e começarem a subir o vidro em direcção ao cone.

Suponho que, desde que haja mais fauna no aquário, os helena alimentam-se dos restos de comida e não irão morrer à fome. No entanto, claramente um tipo de alimento com maior proteína animal (seja comida congelada ou granulado para peixes carnívoros) será a melhor alternativa para eles.

O único "senão" penso que seja a possibilidade de se habituarem demasiado a esta alimentação alternativa, ou seja, se os mudares para outro aquário para tratar de uma praga de caracóis e existir muita comida para os peixes em excesso, eles podem preferir este alimento em vez dos caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pela experiência que tenho tido com eles é isso que verifico.

Eu tive os primeiros há cerca de um ano atrás e desde então nunca vi conchas vazias. E desde que acabaram as presas nunca mais vi nascerem novos.

Na ausência dos caracóis que lhes servem de alimento eles também não se atacam uns aos outros.

Também é mito que eles ataquem outros caracóis, pelo menos no que diz respeito às neritinas. Mantenho os meus com caracóis clithon corona (bem mais pequenos que as neritina zebra) e nunca assisti a nenhuma perseguição. Não ponho as mãos no fogo por outras espécies que nunca tive, mas para mim esta coabitação com neritinas é totalmente pacífica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também tenho com clithon e neritina natalensis e com ciclideos africanos, e não tenho caracois, com ciclideos isso é impossivel. Os neritideos em geral têm uma boa defesa.

 

As helenas estão também seguras com africanos com certos botias é que não.

 

dar carne às helenas num aquário não é boa ideia. Eu tenho a versão marinha das helenas (são uns bons pontos acima das helenas e mais activos) e alimento-os com metade de um mexilhão cozido. pode ser uma ideia para as helenas. Estes animais de facto sentem o cheiro na água, como os nassarios são mais activos que as helenas aparecem quase imediatamente. Apesar de toda a informação disponivel. Pela enésima vez, as helenas não são caracois, são buzios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Quo obrigado por partilhares as tuas experiências com as helenas e as ditas primas afastadas.

Axas que deva dar tipo camaroes para elas comerem?as minhas esta sempre da parte de cima do aquario e mexem se pouco nao sei tao com 25graus e ph 7 pelo que tenho lido por aqui ta tudo bem mas nao é habito estarem ao cimo de agua.

Axo que ninguem chamou caracois as helenas pelo menos que eu desse conta.

Editado por miguel 4x4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...