Iniciante - peixes


Rikass

Recommended Posts

Boas a todos, começo por me apresentar chamo-me Ricardo Santos e tenho 20 anos...Como já devem ter reparado sou novo por aqui e como é normal tenho algumas dúvidas...Bom, eu comprei um aquário com 100/40/30 cm (comprimento/altura/profundidade) com 100 litros...Até agora tudo bem tenho acrescentado plantas estou a tentar fazer ao máximo um biótopo amazónico com troncos, que por acaso tive um problema comprei um tronco na AVIPEIXE (Almada) e ele foi apodrecendo mas felizmente vão trocar por outro..Já fiz os testes da água tudo bem amónia, nitratos, nitritos - 0; pH - 6.8/6.9; Gh - 8 e qualquer coisa; cloro - 0 pronto posto isto pensei vou comprar o primeiro peixe e isto veio a propósito de ter aparecido uns caracóis no aquário que penso chamarem-se physas, pensei numa bótia palhaço apesar de ir contra o que quero pois não são amazónicas, mas seria uma excepção só para acabar com a praga...Fui as minhas lojas habituais (jumbo natureza(só mesmo em ultimo caso), AVIPEIXE e KoiPark) nenhum tinha de momento bótias palhaço então fui a Happy Pets do Almada fórum e também não tinham, mas disseram-me que as bótias zebra faziam a mesma coisa então trouxe uma...Fiz o processo de ambientação e parecia estar tudo bem, pus a bótia na água e nem chegou a 4 minutos morreu do nada...Fiz os teste de novo e estava tudo correcto...Telefonei para lá e disseram-me que não é muito aconselhável para iniciantes pois são frágeis...Posto isto quais os peixes que deva por primeiro tendo em conta que quero um biótopo amazónico e quero acabar com os caracóis?

 

P.S - o aquário está em ciclagem a mais ou menos uma semana e quase meia...

 

Obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se calhar em vez do botia, podias pensar num caracol assasino (Helena) a única desvantagem que vejo é se depois quiseres colocar umas caracoletas para comerem os restos tens de tirar a Helena que também se vai a ele... Ou então fazes como eu que os cato à mão e vou tirando o maximo que consigo... Os ovos é que é mesmo uma grande praga, mais mais os dos planorbis acho eu.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, acho que quando te referes aos ovos estás a pensar nas neritinas, certo?

Quanto às physas, elas são úteis para ir limpando as plantas de algas, só tens que ter cuidado para não alastrarem demasiado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, quando poderes coloca umas fotos para vermos como isto está ficando.

 

Em relação á praga caracois existem varias soluçoes no mercado desde vivos (botias), armadilhas e quimicos (não aconselho).

 

Pelo pouco que li (P.S - o aquário está em ciclagem a mais ou menos uma semana e quase meia...) este aquario ainda não está pronto para receber os primeiros habitantes não te esqueças que a fase de ciclagem é muito instavel (nitritos - nitratos - amonia).

 

A meu ver o teu botia morreu por causa disso, o meu conselho é deixares as coisas estabilizar podes adquirir sera nitrivec colocas directamente na agua (a agua fica branca mas depois normaliza é normal) e sera biostart (coloca-se directamente no filtro). Estes 2 produtos em conjunto acelera toda a biologia do aquario (bacterias nitrificantes e não so...) e depois de um modo gradual vais juntando a fauna podes começar pelos botias e depois substituis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto acho que devias deixar os physas no aqua, pelo menos até conseguir ter o aquário ciclado e arranjar um comedor de algas.

Eu não dispenso os meus planorbis corneus, mas também depende de cada um...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, acho que quando te referes aos ovos estás a pensar nas neritinas, certo?

Quanto às physas, elas são úteis para ir limpando as plantas de algas, só tens que ter cuidado para não alastrarem demasiado.

 

Boas António,

 

Acho que os ovos são dos planorbis, pelo menos parece-me, são pequenas conchas tipo lapas que se vão criando nos vidros, e que ficam feias por isso.

 

Physias só encontrei aquelas duas iniciais, mas planorbis é aos molhos, decidi-me por ir controlando a populaça através de remoçao manual :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Editado por razões de engano: Boas, obrigado pelas repostas a todos...Pois BrunoPereira_44091, mas a nível de agua está mesmo tudo bem, como já disse nitritos, nitratos, amónia, etc. está a zeros, pH está a 6.8/6.9..Cloro não á...Fui a loja e disseram-me que provavelmente morreu por causa de stress se fosse da agua tinha morrido quando acrescentei no saco do peixe a mesma...Alias eu acho que posso por mesmo peixes pois com as bactérias que pus diz lá que o processo é de tal maneira acelerado que posso colocar passado 24 horas, mas achei duvidoso então esperei esta semana e meia...Acham que posso por umas corys? A propósito voltei a fazer os testes e está tudo na mesma nitritos e nitratos zero cloro 0, temperatura 27ºC...

 

Fotos(desculpem para já tenho estas, mas vou tirar bem mais...e ainda vai ficar diferente tenho de arranjar fita cola para por o fundo escuro que a proposito são raizes de arvores fica ;) )

 

 

20111129082131.jpg

 

 

 

20111129082135.jpg

 

 

Desculpem lá a qualidade...

 

Flora:

*Cabomba caroliniana

*Egeria Densa

*Vallisneria spiralis

*Valisnéria americana

 

Fauna:

*Physas 8)

Editado por Rikass
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu estou de acordo com o Bruno....44091.

Penso que é cedo para peixes... uma prova é a botia que morreu....pode não ser peixe para principiantes mas pegas num balde com agua sem nenhum tratamento pões lá a botia e ela não morre em 4 nem em 5 minutos...

 

Tens o ecossistema instavel por isso morreu.....podes por uns peixes de agua fria para acelerar o processo....(ciclagem)

Ainda vais ter surpresas....(algas/ agua turva/ subida brusca de alguns parametros..etc) Mas não stresses.....

Não tentes resolver tudo de uma vez......Trocas parciais de vez em quando e a coisa vai ao sitio....

 

Depois sim podes tratar dos caracois.... assim os peixes não morrem.

 

Força.

Manda fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, parece que o bótia foi mesmo azar, pois fui a outra loja onde disseram-me que se os parâmetros da agua estão bons foi de stress...Acabei por trazer 3 corydoras bronze e estão muito bem :D Muito extrovertidas e muito engraçadas de se observar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

como te disseram anteriormente e muito bem passou-se alguma coisa com a agua(parametros)para ele te morrer em 4 minutos.

os peixes nao morrem por azar,mas sim por culpa nossa.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

como te disseram anteriormente e muito bem passou-se alguma coisa com a agua(parametros)para ele te morrer em 4 minutos.

os peixes nao morrem por azar,mas sim por culpa nossa.

 

Por muito que tentemos controlar tudo na vida de qualquer ser vivo é impossível, diria que a situação é 90% provocada pelo dono e 10% de puro azar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.