Sistema caseiro de CO2


Recommended Posts

Eu tentei fazer um sistema destes de CO2 através de um DIY que vi num site sobre aquariofilia, mas não o consigo pôr a funcionar.

A montagem é igual á que provavelmente toda a gente tem, mas as quantidades é que estão em dúvida.

Eles aconselhavam juntar duas colheres de bicarbonato de sódio, uma chávena de açúcar e duas colheres de levedura de fermento de padeiro. Até aqui tudo bem, o problema vem quando a montagem já está completamente feita, a pedra difusora do CO2 dentro d´agua, tudo pronto. Problema:Não saem bolhas nenhumas!!!! Já dei uns socos e uns safanões naquele aparelho maléfico e mesmo assim ele recusa-se a lançar qualquer bolha. já verifiquei todas as tubagens e selos e n vejo a raiz do problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

garrafa de sumo 2l furada na tampa por onde passa o tubo, isto bem selado com silicone.

quantidades de material:

2 chávenas de açucar "branco"

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher e meia de fermento de pastelaria, aquele que se compra na padaria, encher com àgua sem cloro, da fonte, até 2/3. abanar bem e depois passado uma hora, bolhinhas até daí a uma semana e meia fazer o mesmo. abraços e boa sorte dúvidas é so dizer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma coisa está mal, será o fermento?, seram as quatidades?

 

experimenta de novo, porque comigo funciona ás mil maravilhas...

 

o fermento que uso é o da foto....

 

Image3.jpg

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema não é bem produzir CO2, lançar bolhas até lança, o problema é que é por um curto periodo de tempo. Durante 10-20 segundos +-. Eu axo que não se gera pressão suficiente na garrafa para vencer a tensão da água, a pressão da água, não sei...

Utilizo o fermipan de facto, e o açucar é branco. As quantidades estão descritas no tópico.

 

Mto obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se produz bolhas por um curto periodo de tempo é porque provavelmente tens uma fuga algures, talvez no isolamento da tampa.

 

Eu uso:

- 500ml de açucar

- 1 colher raza de chá de bicarbonato de sódio

- 1 colher de sopa bem cheia de fermento (Fermipan)

- 1L de água sem cloro morna

 

Misturo tudo e meto numa garrafa de 1,5L, aquelas de cola.

 

Isto costumo dar para quase 2 semanas de CO2, o meu aqua é de 50L reais.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deita umas bolhas!

Afinal era um problema na vedação da tampa mas já está resolvido. Outra coisa que tb gostaria de saber, onde devo por a pedra difusora?

Junto da saída do filtro? junto ao substracto? a meia água?

Alguem me pode dizer a onde ficava melhor, a onde proporcionava uma difusão mais homogenea?

Mto Obrigado

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Outra coisa que também (palavra corrigida) gostaria de saber, onde devo por a pedra difusora?  

Junto da saída do filtro? junto ao substracto? a meia água?  

Alguem me pode dizer a onde ficava melhor, a onde proporcionava uma difusão mais homogenea?  

muito (palavra corrigida)

Quanto mais baixa a pedra difusora, melhor se dissolve o CO2 na água do teu aquário. E consequentemente, mais baixo será o pH. Acho que é questão de ires experimentando. Começa para aí uns 7-8 cms debaixo do nível de água. Se vires que o pH não baixa muito, ou que os peixes não se ressentem muito, podes ir baixando gradualmente.

Toma é atenção porque se tiveres um aquário com pouca litragem, poderás num curto espaço (horas) baixa drasticamente o pH ao teu aquário. A mim já me aconteceu isso. Em cerca de 3 horas baixei o pH em cerca de uma unidade de pH :lol:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

Tou a ver que és como eu. Apareces cá a tarde e a más horas :lol:

 

Ok, tudo bem, e quanto á boca de saída de água do filtro?  

A pedra difusora deve ficar perto ou longe?

Isso depende sempre da maneira como tens o in-take do filtro posto (se é que estamos a falar de um filtro externo). Uma coisa que tens de ter atenção é que com uma grande agitação superficial à tona de água vais cortar o efeito do reactor de CO2. Desta maneira vais fazer com que se atinja facilmente as concentrações normais de CO2. Por isso se tens a saída de água a fazer cascata/chuveiro ou muito perto da superfície, de modo a que a superfície esteja sempre em "rebuliço", teres injecção de CO2 não te adianta de nada.

Há até users que não usam filtros em aquários plantados, para terem assim a água "saturada" de CO2, e evitar assim, que se perca algum por troca gasosa (promovida pela a agitação superficial, como já referi anteriormente).

 

Se tens o intake do filtro debaixo de água, e a tua superfície está practicamente parada, então acho que deves colocar a pedra difusora o mais afastada possível da corrente para o CO2 se dissolver o melhor possível. Há também quem use na ponta do tubo, labirintos, ou copos invertidos. Estes utensílios obrigam, de certa forma, as bolhas de CO2 a permanecer mais tempo em contacto com a água o que faz com que se dissolva mais eficazmente.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu por mim maximizava a difusão do CO2 na água com esse processo, o meu único medo é o ph começar a descer devido a produção de ácido carbónico, resultante da reacção. Isto pode mto bem estragar o equilíbrio que estableci, com tanto esforço e suor!!

A minha água não faz efeito de tampão. Não será preferível manter a água em movimentação, mantendo os níveis de CO2 razoáveis, e evitar uma potencial catastrofe biológica?

Como posso fazer com que a água funcione como uma solução tampão?

 

Mto obrigado a todos

Fishhh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

 

Pois, eu por mim maximizava a difusão do CO2 na água com esse processo, o meu único medo é o ph começar a descer devido a produção de ácido carbónico, resultante da reacção. Isto pode muito (palavra corrigida) bem estragar o equilíbrio que estableci, com tanto esforço e suor!!
Primeiro de tudo. Por mais CO2 que injectes no teu aquário, o pH nunca irá descer mais que 6.35-6.4, a não ser que tenhas mais coisas que possam também descer o pH. Já agora qual é o pH do teu aquário? Antes de usares o CO2? Para mim o maior problema que tens nem é o facto de diminuires o pH para 6.3-6.4, é sim teres muito CO2 dentro de água e os peixes começarem a sentir-se sufocados/ofegantes. Porque a maior parte dos peixes até se aguenta muito bem a esse pH. Eu por exemplo, uso turfa e troncos no filtro e tenho o pH do meu aquário estável (bom tampão) a cerca de 5.5. E tenho peixes que supostamente nem gostam desse tipo de pH. Tenho bótias, guppy's, um barbo cereja, SAE's... e todos eles respiram saúde.

 

A minha água não faz efeito de tampão. Não será preferível manter a água em movimentação, mantendo os níveis de CO2 razoáveis, e evitar uma potencial catastrofe biológica?  

Como posso fazer com que a água funcione como uma solução tampão?

Porque dizes que a tua água não é um bom tampão? Quando fazes TPA's o pH varia assim tanto? Para mim, a melhor maneira de tamponizares um aquário ácido é usares turfa e troncos. Tudo bem que tem o "inconveniente" de a água ficar amarelada. Eu até gosto, dá um ar mais natural. Também podes tamponizar o pH com CO2 apenas, mas é a maneira mais arriscada. Por um lado, porque podes sufocar os peixes, por outro, que acabando o CO2, ou diminuindo o caudal do reactor, a concentração já não será tão grande e o pH poderá aumentar um pouco.

A minha opinião face aos aquários plantados é que devem ter o menor número de peixes possível :twisted: Se queremos um aquário centrado nas plantas exclusivamente, creio que os únicos peixes que se devem manter é apenas para dar um pouco de cor ao aquário e movimento. Mas como é óbvio, tudo isto depende do tamanho do aquário e do gosto do seu dono.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.