Recommended Posts

Boas a todos...

 

Tenho um aqua de 100*30*40, cerca de 120l, e como estava parado, um primo meu deu-me a ideia de o fazer, e sugeriu piranhas...claro que antes de ir correr comprar, vi quais eram as condições mínimas para as ter...

 

De fundo tenho cascalho, e com um simples ornamento no meio do aqua, de momento está sempre plantas e sem pedras, que já teve...tenho 3piranhas, sendo que a maior deverá ter +/- 11cm, e a mais pequena +/- 8cm...

 

Tenho bomba de ar, e tenho filtro interno (não perguntem características em si, que sou um autentico noob nisso), é o meu primeiro aqua, e já o tenho há cerca de 6meses, com as piranhas lá.

 

Já tive alguns problemas, mas sempre resolvidos, faço mudas frequentes, dependendo do ph a que está o aqua, faço mudas de cerca de 15%/20% de 2 em 2semanas, e quando não faço de 2em2semanas, faço maior percentagem com um tempo maior...

 

Mas a duvida está agora, que elas já devem estar quase na "idade" em que se podem reproduzir, e eu quero prevenir, quaisquer desgraças, caso aconteça acasalamento, e consequente desova...claro que ainda não sei ao certo se tenho um casal no aqua, e nem sei como diferenciar macho de fêmea...

 

Com a ajuda de vocês, gostaria de ver esclarecidos algumas duvidas, e agradeço a todos os que ajudarem, criticarem e tudo o resto...

 

Tentarei meter fotos assim que conseguir o melhor ângulo delas...entretanto aqui vão estas...

 

Aqui as três meninas num ângulo mais próximo:

SAM_0525.jpg

 

Num ângulo mais afastado:

SAM_0524.jpg

 

E a ultima foto do aqua antes se ser "modificado", não não tem as pedras nem as plantas, só um meia jarra, e por lá sai o ar:

aquasmall.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olha é muito dificil a reprodução de piranhas no aquario... Mas digo desde já que no teu é quase impossivel...

Tinhas que mudar quase tudo ( plantas/filtro e provavelmente a iluminação )

 

Mas tirando isso, dizes que tens duvidas . É só com respeito à reprodução ?

Editado por tupi-guarani
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

 

Tenho um aqua de 100*30*40, cerca de 120l, e como estava parado, um primo meu deu-me a ideia de o fazer, e sugeriu piranhas...claro que antes de ir correr comprar, vi quais eram as condições mínimas para as ter...

 

De fundo tenho cascalho, e com um simples ornamento no meio do aqua, de momento está sempre plantas e sem pedras, que já teve...tenho 3piranhas, sendo que a maior deverá ter +/- 11cm, e a mais pequena +/- 8cm...

 

Tenho bomba de ar, e tenho filtro interno (não perguntem características em si, que sou um autentico noob nisso), é o meu primeiro aqua, e já o tenho há cerca de 6meses, com as piranhas lá.

 

Já tive alguns problemas, mas sempre resolvidos, faço mudas frequentes, dependendo do ph a que está o aqua, faço mudas de cerca de 15%/20% de 2 em 2semanas, e quando não faço de 2em2semanas, faço maior percentagem com um tempo maior...

 

Mas a duvida está agora, que elas já devem estar quase na "idade" em que se podem reproduzir, e eu quero prevenir, quaisquer desgraças, caso aconteça acasalamento, e consequente desova...claro que ainda não sei ao certo se tenho um casal no aqua, e nem sei como diferenciar macho de fêmea...

 

Com a ajuda de vocês, gostaria de ver esclarecidos algumas duvidas, e agradeço a todos os que ajudarem, criticarem e tudo o resto...

 

Tentarei meter fotos assim que conseguir o melhor ângulo delas...entretanto aqui vão estas...

 

Aqui as três meninas num ângulo mais próximo:

SAM_0525.jpg

 

Num ângulo mais afastado:

SAM_0524.jpg

 

E a ultima foto do aqua antes se ser "modificado", não não tem as pedras nem as plantas, só um meia jarra, e por lá sai o ar:

aquasmall.jpg

 

Desculpa não percebi que querias saber o sexo.

Penso que ainda é difícil definir. Quando são maiores já dá para notar diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Olha não tenho experiência nenhuma com piranhas, mas pelo que já vi aqui no forum de alguns membros que as têm, sou da mesma opinião que o tupi-guarani, mas não era quase tudo e sim tudo, não quero que penses que sou uma desmancha prazeres, mas o teu aqua é muito pequeno para piranhas, pelo menos é essa a minha opinião, e depois um filtro interno não é bom em nenhum aqua, os externos são os melhores, em relação as plantas e a luz isso já não sei pois não sei o que as piranhas preferem, mas dá uma vista de olhos no forum que encontras alguns membros com piranhas, pede-lhes ajuda é o melhor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. quando falei de mudanças refiro-me ao seguinte:

Para que as red se possam reproduzir num aquário o mais importante não é o tamanho do mesmo mas se for pequeno ainda é mais difícil….

Precisas de muitas plantas como Valisnerias para que o macho possa fazer uma espécie de ninho, o mais difícil é que nesse espaço onde colocas as plantas tens que ter pouca circulação de agua e a iluminação deve ser baixa ( as valisnerias já ajudam no processo).

Fundo branco não ajuda no que diz respeito à reprodução. São peixes muito tímidos e isso não da uma sensação de segurança.

Durante todo o processo ( que é bem difícil de identificar ) NÃO podes limpar o fundo nem fazer trocas parciais. Qualquer alteração que estresse os peixes deita tudo a perder.

Se por acaso conseguires ver o ninho vais no bom caminho mas tranquilo, normalmente não passa daí.

Isto sem falar nos parâmetros etc…

As minhas já fizeram ninho e eu pensando que só andavam a estragar as plantas sempre os desfiz, mas mesmo depois de perceber o que se passava percebi que não da para mais nada.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Realmente a reprodução de piranhas em aquario não e la muito facil.. mas nao custa nada tentar.. aconcelho nao trocar a agua e colocar algumas plantas no aqua.. e manter sempre a temperatura a volta dos 25ªC

 

Tenho um aquario da mesma dimensão do teu e tenho la 3 piranhas red adaptaram muito bem no aqua. e comem de tudo desde granulado, carne, coração e figado de frango, e tambem outros peixes vivos.. que vou dando de vez enquando para manter o instinto selvagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais