Ramirezi+ictio


Vilela

Recommended Posts

Boas noites,

Bom, estranhamente (no meu ponto de vista), os meus 2 ramirezis apareceram com ictio (tenho + peixes no aqua mas nesses nada apareceu), digo estranhamente porque ultimamente tenho andado ocupado e nem TPA fiz, segundo sei, ictio aparece quando há algum choque térmico, certo?

 

Anyway, coloquei os 2 rams num aqua-hospital e fiz tratamento com protozin, ao 3º dia já não aparentam nenhum sinal da doença. Agora a duvida, continuo o tratamento até ao fim (falta o 6º dia, ja fiz o 1º,2º e 3º) ou posso voltar a mete-los no aqua principal?

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o tratamento tens de o seguir até ao fim para erradicar completamente o ictio, tens o exemplo dos anti-bioticos se não seguires até ao fim o tratamento arriscas-te a ficar mais atacado do que antes.

A que temperatura colocas-te o aqua-hospital?

Nem sempre o ictio aparece quando á um choque térmico, a grande razão da aparição é o efraquecimento das defesas dos peixes que pode ser derivado a inúmeras razões, o mais certo foi que o desleixo que tives-te em não fazer as tpas piorou a qualidade da agua enfraquecimento os peixes, e como os rams são peixes relativamente fracos apareceu somente neles..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite vilela, eu tive a pouco tempo o meu casal de ramirezi com ictio ( podes ver nas fotos nas Fotos/Comunitário/ One Way e Two wayz) e consegui com que desaparecesse só com o aumento de temperatura para 31º, mas tens de ver se os outros peixes aguentam, tive uma baixa, uma rasbora que não aguentou a temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a temp no aqua-hosp tá nos 28º +\-, pois possivelmente terá sido pela qualidade da agua. pensei nisso, alias quando os tirei para o aqua-hosp fiz TPA.

Por norma faço semanalmente TPA de 15/20%, a semana passada não fiz, teve cerca de 2 semanas sem TPA apenas.

 

Bom pelo que vejo dos peixes já estão impecáveis, Quarta-Feira será então o ultimo dia de tratamento, quinta-feira passo-os para o principal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é seguro ainda fazeres os rams passarem para o Aqua principal. Se foi de facto ictio precisarás de duas semanas para matares todas formas de vida do parasita. É como o antibiótico para nos, tens de seguir o tratamento até ao fim para nao haver recaídas.

 

E o fruto disso sao as faltas de TPA's, ictio é um ser vivo parasita e nao aparece do nada, o que o choque térmico pode ter provocado é uma baixa na imunidade dos teus rams mas já lá tinhas o ictio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais obrigado pelas respostas.

No aqua estão: casal de ramirezis, 2 ottos e 1 ancistrus

Nada mais.

Está montado à 3 meses a única mudança que fiz foi passar para um Eheim 2211 e tirar o interno, e mais recentemente adicionar 1 tronco Red Moor Wood.

Estranhei a Ram femea andar a raspar/coçar-se no JBL Manado e agora que penso, deve ter sido o 1º sinal de que o ictio já la estava efectivamente, mas só ànt 4 dias é que apareceram as ditas pintas brancas pelo corpo, não muitas, passei-os logo para o outro aqua e meti o protozin, ao fim do 2º dia já nao tinham nada, o ultimo dia de tratamento é amanhã, e Sexta-Feira é dia de TPA e volto a colocá-los no principal, ou deixo-os mais um tempo no aqua-hospital?

 

Setup

Aqua 54L (60x30x30)

Eheim 2211 (dentro de dias vou passar para um 2213)

Eheim Jagger 50W

JBL Aquabasis+JBL Manado

E muita flora. Vallisnerias+Echinodorus+Micranthemoides+Christmas Moss.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

News: O que temia acabou por acontecer. Terei que fazer tratamento no aqua principal também. Hoje ao chegar a casa reparei num dos ottos com os mesmos sintomas.

Existe a possibilidade de terem sido os ottos a contaminar o resto? os ottos foram os últimos a entrar e logo de seguida apareceram os ramirezis com ictio..

La vai ter que ser. Nao queria fazer no principal para tentar preservar ao máximo a flora mas nestas condiçoes, nao vou correr + riscos e faço tratamento no principal para irradiar de vez a doença.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Há plantas que nao sobre vivem tanto tempo a essa temporatura e vao acabar por sofrer bastante ou mesmo morrer. tens que ver que plantas tens ai. Mas na minha opiniao o melhor é retirares os rams ou os peixes e fazeres o tratamento a parte !

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, sou novo neste mundo dos aquarios e neste fórum também.

o que me levou a escrever aqui no fórum foi que a mais o menos 3 dias os meus 2 ramirezi começaram a comportar-se de maneira diferente e tem se vindo a agravar desde então..

comecei a pesquisar na Internet e acho que a doença que eles tem é aquela que surge no titulo deste tópico, o problema é que ha muita informação e nao consigo distinguir o que é suposto eu fazer ou não fazer.

 

os sintomas são, pouca actividade, pouco apetite e pintas brancas por todo o corpo.

 

o meu aquario e relativamente pequeno, cerca de 15/20 lts, tenho um termómetro e uma bomba para circular a aqua.

a temperatura da agua anda nos 27ºc e troco cerca de 1/3 da agua de 4 em 4 dias.

 

alguém me pode dizer o que devo fazer, peço desde já desculpas por estar a criar este tópico quando certamente já há alguns com as "ditas" curas para este peixe.

p1016578.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, sou novo neste mundo dos aquarios e neste fórum também.

o que me levou a escrever aqui no fórum foi que a mais o menos 3 dias os meus 2 ramirezi começaram a comportar-se de maneira diferente e tem se vindo a agravar desde então..

comecei a pesquisar na Internet e acho que a doença que eles tem é aquela que surge no titulo deste tópico, o problema é que ha muita informação e nao consigo distinguir o que é suposto eu fazer ou não fazer.

 

os sintomas são, pouca actividade, pouco apetite e pintas brancas por todo o corpo.

 

o meu aquario e relativamente pequeno, cerca de 15/20 lts, tenho um termómetro e uma bomba para circular a aqua.

a temperatura da agua anda nos 27ºc e troco cerca de 1/3 da agua de 4 em 4 dias.

 

alguém me pode dizer o que devo fazer, peço desde já desculpas por estar a criar este tópico quando certamente já há alguns com as "ditas" curas para este peixe.

p1016578.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Não vou poder de deixar de dizer que o pessoal só coloca as suas duvidas quando algo esta mal já não é mau é um principio, mas já viste que 15 a 20 LT para os Ram para mim é crime, porque antes de aderir não pesquiso um bocado? para mim é cruel...

 

E não tens filtro?

 

Sim o Ram estão com ictio deves aumentar a temperatura para 30 graus se tiveres outros peixes atenção que alguns podem não aguentar a Temp elevada (espero que não o tenhas nessas litragem)..

 

Tentar dar uma vida melhor a esses Ramirezi

 

Abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Faz o que te disseram anteriormente e amanhã compra um medicamento para o ictio.

Quanto ao aquário, tens de pensar rapidamente em mudar porque 20 litros é muito pequeno, mesmo para outro tipo de peixes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio já esta resolvido, infelizmente já fui um bocado tarde. pois já morreu um ramirezi..=(

 

pois agora fiquei a saber que o ramirezi é um peixe sensível as condições da agua..

 

chamei um amigo que me trouxe uma bomba com filtro, e um liquido azul que deitou na agua(não fiquei a perceber o que era) e subi a temperatura da agua para os 30ºc.

 

entretanto o ramirezi já se encontra mais activo e os restantes peixes livres de sintomas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais