Urgente... Problemas no meu aquário!!!


Recommended Posts

Boa Noite,

 

Tenho aquario á 1 ano, mas ainda nao sei muito sobre aquariofilia...

Ja á algum tempo ando com problemas no meu aquario e nao sou capaz de resolver. Tenho algas no meu aqua.

Eu axo que sao cianobaterias, mas ja me disseram que sao algas verdes... nao sei ao certo o que sera.

Tenho um aqua com:

 

Aquário: 100 cmp x 40 alt x 30 largura = 80 Litros +/-

Filtro: Externo Elite Crystal Flo 40

Iluminação:2 Lâmpadas florescentes T5, Juwel Aquarium, High Lite 895mm – 45w, High Day 895mm- 45w

Substrato: Hobby Aqualit

 

Parâmetros da agua:

 

No3: 10 ppm

NO2: 0 ppm

Gh: 4ºd

Kh: 5ºd

pH: 7

PO4: 0 ppm

 

 

Fauna:

14 rodostomos

2 guppys

2 coridoras

1 comedor de algas

3 otos

2 cobras kulli

2 paratocinclos

 

Em relaçao á flora nao lhes sei dizer agora os nomes.

 

Gostava muito que me ajudassem pois já não sei o que fazer. Estou a pontos de desistir.

Tenho gasto imenso dinheiro para resolver o problemas das algas, mas não sou capaz de o resolver.

Tenho feito Tpa´s entre 1 a 2 vezes por semana.

Fertilizo as plantas com Seachem Flourish, Seachem Flourish Excell e Seachem Flourish Potassium.

Ponho Co2 em pastilhas, Sera reactor Start.

Tinha o PO4 alto e aconselharam me a por Seachem Phosguard no filtro, e agora tenho o po4 a zero.

Em relação á iluminação tenho só 6 horas.

Quando poder ponho fotos do aquário.

 

O que é que tenho de mal no aquário para ter a praga das algas.

Por isso preciso muito da vossa ajuda para saber o que fazer para resolver o problema.

Desde já agradeço muito quem me poder ajudar.

Bigada

 

Cumprimentos, Luzia Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A solução é muito simples. Desliga uma das lâmpadas e continua a fazer o que estás a fazer. Outra alternativa é aumentar uns 20-30 cm a distância da calha ao aquário (se for possível).

 

Vais ver que tudo vai ficar mais fácil de controlar e as plantas vão continuar a crescer.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Obrigada pelas dicas.

Ola xandre, eu pensava que o meu aqua fosse de 100L e que deveria ter para ai uns 80L brutos.

Ja pensei em comprar um UV mas nao tenho é possibilidades.

 

Ola gmmartins. Ja tinha pensado em desligar um lampada. Amanha vou ja fazer isso.

Quando poder vou por um pouco mais alta a calha.

 

Aqui esta uma foto do meu aqua:

hpim3523.jpg

 

Esta é a foto do meu aqua com as algas.

Quem poder dar mais dicas agradecia muito.

Bigada

 

Cumprimentos, Luzia Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

Pessoal preciso de mais dicas para resolver o problema do meu aqua.

Quando faço os tpa's é que fica um pouco melhor, depois volta logo a ficar pior das algas.

Que me aconselham a fazer?

 

Luzia Rocha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtros uv .. pessoalmente questiono a sua funcionalidade.. pois creio que a velocidade com que a agua passa no processo nao elimina assim tantos micro organismo .. nao sei mesmo se vale os euros... quanto ao teu aquario papagui nao me parece ser assim um grande problema de algas pelo menos pelas fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Neste momento tenho o aqua cheio de algas. As plantas tao horríveis, e n tem crescido nd.

Ja me disseram k tenho algas verdes ou cianobaterias.

Eu axo k sejam mais cianobaterias pq é uma película verde escuro k cobre as plantas tds e tem um cheiro horrível.

Qd faço o tpa's consigo tirar uma boa parte delas, mas no outro dia ja ta td na mesma.

Qd poder ponho umas fotos melhores, p verem o problema k tenho.

Obrigada por td...

 

Bj, Luzia Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora a agua k eu utilizo p o aqua é agua de garrafao do pingo doce.

Nao sei se a agua tera alguma coisa haver com o problema das algas.

A agua da torneira aki da minha zona é mt calcaria e tem o ph um pouco alto.

Pois eu tb n sei os valores químicos a agua tds pq n tenho os testes tds. Tenho o de ph, e os das tiras, mas esses tb n deve ser mt certo.

 

Bj...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas não a agua não tem nada ver com as algas...

 

Eu também ando no combate a elas :)

 

o importante é não faltar nenhum nutriente acho que não devias ter o PO4 a zero...

 

e dar tempo ao tempo eu ando no combate a mais de um mês. quanto tempo de luz fazes?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem antes de mais acho que te devias informar mais sobre a aquariofilia....nada que com tempo nao vas lá...a meu ver devias fazer o seguinte:

 

Desmontar o aqua todo e começar a montar outra vez....esse quantidade de areao e absurda nunca tinha visto nada assim nem parecido.. basta metade do areao tipo a primeira camada que tens fica giro e simples ,organizas as plantas e ai tens um novo lyout, pesquisa para tirares umas ideias, lava os filtros e ta novo. Esse problema de algas e luz a mais para mim. Reve a quantidade de luz que necessitas e tem cuidado pois mesmo que tenhas as luzes do aqua desligadas se estiver perto de uma janela ou algo semelhante vais ter sempre algas. quanto a uzares agua do pingo doce de garrafao acho um desperdicio de € se eu tivesse de fazer isso a quantidade de agua que tenho em aquas em casa ia a falencia. utiliza a agua da rede e se for necessario compra alo para estabilizar os valores acho que fica mais em conta, espero ter ajudado, alguma duvida ou questao dispoe....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

Ola Luis Barroso, Eu ja tenho é mt mais tempo, de momento faço so 6h de luz. Bigada

 

Ola Filipe, Bigada pela dica.

Eu tb axo k tenho muito areao. Mas kiseram por assim...

Eu tenho o meu aqua numa divisao k n tem janela.

Em relaçao ao produto k utiliza p por na agua qd faz os tpa's é bom?

E kal é o nome dele p eu poder ver.

Pois eu ja utilizei o da sera, axo k é o aquatan, e como aki na minha zona a agua tem um ph de kase 8, e eu kero telo a 7. E qd utilizei esse produto fikei c o ph em 7.5.

Pode ser k esse seja melhor k o da sera.

Se poder me dar mais umas dicas agradecia.

Obrigada

 

Ola Tiago, Eu por acaso tenho 1 comedor de algas chines, mas n dá conta das algas.

Bigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não serão velhas as lâmpadas? com o passar do tempo as lâmpadas perdem a sua qualidade, com tpa´s regulares e se não limpaste o filtro faz isso mas com agua do aquário para não perder a colónia de bactérias. na minha opinião acho que poderá ser por ai.

eu no inicio do meu aquário também tive um problema enorme de algas verdes filamentosas, e com varias tpa´s e limpeza constante, remoção manual das ditas, foi ao normal. experimenta

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o produto que o nosso amigo Filipe mencionou não é para baixar o ph mas sim para retirar metais e o cloro da agua, para baixar o ph podes colocar trufa no filtro dizem que resulta a vários postes por ia, mas o ph pouco importa há outros factores que deves ter mais atenção por ex GH...

 

eu só não gosto de o ph acima de 7 por se tiver um pico de amónia(espero nunca ter) ela é menos tóxica em ph ácidos...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia.

 

N sei á qt tempo tenho as lampadas, se calhar ja devem ter um pouco mais k 6 meses.

Estou a pensar em comprar outras lampadas, mas ainda n sei kais.

Kal é o melhor produto p por na agua da torneira p se por no aquario?

Kais sao os valores dos testes k deva ter no aquario, pois n sei ao certo como devem de estar.

 

Bj...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pessoal,

 

Hoje tive a fazer mais um tpa.

Fiz também uma limpeza ao filtro e retirei o carvão activo, estou a pensar em por as cerâmicas no lugar do carvão.

Tive também a plantar umas plantas de crescimento rápido. Agora é esperar para ver os resultados. se melhora ou não em relação as algas.

Por enquanto não vejo muitas diferenças.

Quem quiser dar mais umas dicas agradecia muito.

Obrigada.

 

Xau... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.