blyxas japonicas Podar


LuisBarroso

Recommended Posts

Boa pessoal acho que esta a chegar a hora de podar as minhas blyxas japonicas se não daqui a pouco os peixes não se mexem...

agora surgem as duvidas como aparar? sei que é no caule mas posso cortar com a tesoura mesmo o caule sem ser necessário desenterrar a planta mãe? esse caule cortado da planta mãe crescera outra vez?

 

cumps!

 

deixo aqui a foto para uma ajuda melhor,espero mais um pouco ou podo já?

nem sei o que fazer a isto :) (onde podar)

 

fotoaquario.jpg

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a blixa não se poda dessa forma, elas não se aparam.

 

Se reparares bem do pé principal começam a nascer outros pés laterais, esses podes cortar e plantar.

 

Qualquer duvida não hesites em colocar.

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a blixa não se poda dessa forma, elas não se aparam.

 

Se reparares bem do pé principal começam a nascer outros pés laterais, esses podes cortar e plantar.

 

Qualquer duvida não hesites em colocar.

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

 

sim amigo eu sei que que não posso cortar as folhas por vezes as folhas mais velhas podemos arrancar junto ao Pé, a minha duvida é mesmo sobre esses rebentos, tipo eu não queria estar a puxar pelas raízes imagino que esta cheio de raízes no substrato e ia fazer asneiras esse pés (rebentos novos) da para ver a sai da planta mãe posso os cortar? ou tenho mesmo que os separar pelas raízes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, tens mesmo de separar , muitas das vezes basta apertar ambos os pes que se solta, tip rasga, ficando ambas com raiz faz com cuidado pra nao separares a raiz das folhas e la se vai o pe à vida:)

o melhor metodo é mesmo desenterrar o pe de onde se quer separar e ai separar as que se pretender:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, tens mesmo de separar , muitas das vezes basta apertar ambos os pes que se solta, tip rasga, ficando ambas com raiz faz com cuidado pra nao separares a raiz das folhas e la se vai o pe à vida:)

o melhor metodo é mesmo desenterrar o pe de onde se quer separar e ai separar as que se pretender:)

 

pois mas eu tenho 3 a 4 pés de planta mãe o resto são rebentos já viste o que era levantar aquilo tudo?

 

nem é bom pensar :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica que tem raízes é a principal, as outras blixas apenas estão agarradas a esta apenas pelo pé. Podem ter uma raíz ou outra mas nada preocupante.

 

Se conseguires cortar esse pé sem a desenterrar melhor. Se o rebento lateral tiver dentro do substrato enfia lá a tesoura e corta.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica que tem raízes é a principal, as outras blixas apenas estão agarradas a esta apenas pelo pé. Podem ter uma raíz ou outra mas nada preocupante.

 

Se conseguires cortar esse pé sem a desenterrar melhor. Se o rebento lateral tiver dentro do substrato enfia lá a tesoura e corta.

 

ok é isso que vou tentar fazer e cortar mais na parte de traz mas não vai ser fácil ver os rebentos :)

 

agora a duvida será no fim de cortar esse rebento na planta mão não torna a crescer certo?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cresce e cresce.

 

A blixa é uma planta invasora, cresce por todo o lado.

 

Basta cortar (apenas os pés que vão surgindo lateralmente) e plantar, novos rebentos irão surgir..

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica que tem raízes é a principal, as outras blixas apenas estão agarradas a esta apenas pelo pé. Podem ter uma raíz ou outra mas nada preocupante.

curioso, todas as minhas bllyxas "japonicas" teem raizes e quando as separo da planta mae vejo que todas teem raizes e ate faço questao de as " separar " e nao cortar mesmo pelo facto de cuidadosamente ficarem com as raizes no rebento

vejamos a blyxa tem : as folhas agarradas a caule e por sua vez a raiz , correcto? se por sua vez ficar sem raizes e a cortar mos provavelmente por ser um rebento tera o caule curto logo as folhas soltar se ao... uma possibilidade ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

curioso, todas as minhas bllyxas "japonicas" teem raizes e quando as separo da planta mae vejo que todas teem raizes e ate faço questao de as " separar " e nao cortar mesmo pelo facto de cuidadosamente ficarem com as raizes no rebento

vejamos a blyxa tem : as folhas agarradas a caule e por sua vez a raiz , correcto? se por sua vez ficar sem raizes e a cortar mos provavelmente por ser um rebento tera o caule curto logo as folhas soltar se ao... uma possibilidade ...

 

Sim, elas ganham raízes mas numa fase mais avançada.

 

Inicialmente, esses pés que crescem agarrados à principal não apresentam raízes uma vez que são rebentos.

 

Elas consomem parcialmente nutrientes da blixa principal. À medida que vão crescendo, o consumo é maior ao nivel de nutrientes, nesta fase é que se começam a desenvolver as raízes. Estamos a falar de pés com cerca de 5cm ou até um pouco mais.

 

Pude tirar a experiência pela minha primeira montagem, dá uma vista de olhos http://www.aquariofi...ic=147217&st=50.

 

Quando foram para o aquário tinham cerca de 2 a 3cm.

 

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me interpretes mal , mas a blyxa mesmo os rebentos que saiem da planta mae ja devem vir com o caule e com raiz ou acabam as folhas ficando soltas ou mortas......... deu pra perceber que ja tives te blyxas , pois tb as tenho e mantenho e semanalmente as separo e planto noutras zonas , e as troco por outras plantas, e sempre que o faço tenho o cuidado de irem com raizes ....por vezes quando as corto ou separo e nao veem com raizes e volto a plantar o que sucede é o que descrevi acima, ou se soltam as folhas, ou acabam por morrer e ou dificilmente voltam a crescer

3 desses rebentos plantei os num aqua a parte, smente 2 pegaram e levaram 1 a 2 semanas a pegar ........seria que tavam a ganhar raiz??? pois ...

 

cumps e boa noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me interpretes mal , mas a blyxa mesmo os rebentos que saiem da planta mae ja devem vir com o caule e com raiz ou acabam as folhas ficando soltas ou mortas......... deu pra perceber que ja tives te blyxas , pois tb as tenho e mantenho e semanalmente as separo e planto noutras zonas , e as troco por outras plantas, e sempre que o faço tenho o cuidado de irem com raizes ....por vezes quando as corto ou separo e nao veem com raizes e volto a plantar o que sucede é o que descrevi acima, ou se soltam as folhas, ou acabam por morrer e ou dificilmente voltam a crescer

3 desses rebentos plantei os num aqua a parte, smente 2 pegaram e levaram 1 a 2 semanas a pegar ........seria que tavam a ganhar raiz??? pois ...

 

cumps e boa noite

 

Boas amigos aqui ninguém interpreta mal ninguém :)

 

mas para contradizer o que disseste as minhas blyxas quando comprei vinha sem raízes pelas fotos podes ver as mudas que tenho a planta pegou super bem hoje fiz a poda tirei 10 pés ;) e ainda assim ficaram muitas por isso o meu feedback com elas elas pegam muito bem sem a raiz agora imagino que também terá a ver com as condições que damos a ela ;)

 

abraço

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é que não tenho sorte nenhuma com blyxas.. é a planta que mais gosto.. todas dadas pelo Hugo.. e nenhuma vinga no meu aquário.. não consigo perceber o porquê :(

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é que não tenho sorte nenhuma com blyxas.. é a planta que mais gosto.. todas dadas pelo Hugo.. e nenhuma vinga no meu aquário.. não consigo perceber o porquê :(

 

algo esta mal então amigo pois acho um planta de fácil adaptação dês que tenhamos as condições para ela...

 

vejo que és de Leiria se fosses de cá de perto também te dava as podas de hoje ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu no meu aquário... algo não está mesmo bem.. porque fertilizo,tenho co2 pressurizado,luz q.b.. tudo para dar certo.. e a flora não me cresce.. não é so as blyxas é as plantas no geral... será que o uso de metade de osmose e metade da rede estará a retirar algum nutriente que não está nos fertilizantes que está a inibir o crescimento das plantas? Cálcio?

 

Não consigo mesmo entender..

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem amigo eu deixava de usar a agua de osmose, eu uso da rede com a de uma bica pois a da bica é muito mais rica em nutrientes para ter uma ideia vem com o NO3 para ai nos 30 por isso também não usar só essa agua.

 

e eu uso CO2 caseiro, e tudo cresce então as blyxas nem se fala, já agora esta a fertilizar com que?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso água de osmose, porque a minha água de rede vem com pH de 8 quando não é mais... daí o uso da osmose.. :( sei que possivelmente não é o melhor para plantados mas acho que todos os problemas que tenho tido.. deve-se contudo com a água.. é a unica explicação..

 

Tenho usado tudo produtos ADA.

 

Comecei com o Step 1 mais K da ADA e agora estou a usar Green brighty shade 10ml todos os dias, com excel 2 tampas dia sim dia não para combater as algas... e não vejo melhorias.. por isso só posso deduzir que a minha água não presta.. mesmo a adição da água de osmose.. que não deve estar a ajudar para o crescimento das plantas porque deve retirar algum nutriente da água e cheira-me que seja o cálcio..

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a minha da rede também vem nos 8 a da fonte nos 6 sempre que faço tpa e com 10lt da rede e 5 da fonte fico com um ph nos 7mas faço mais por causa do valor do NO3 por ao ph não ligo muito o mais importante será o GH, mas se compras essa agua porque não compras antes agua engarrafada nos hiper?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. já o fiz.. mas para um aquário de 450L é obra!!!!!!!! não achas? :(

 

Quando tinha aquários mais pequenos optei por água engarrafada sim e os resultados eram bons.. agora com água de osmose e metade da rede não é mau o resultado.. mas simplesmente as plantas estagnam.. não me crescem.. não consigo perceber mesmo.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nessa litragem é mesmo obra também podia optar por usar trufa no filtro para baixar o ph o meu que é pequeno eu ate peço para elas crescer mais devagar mas não querem abrandar pode ser que com as podas tenha mais um tempo de descanso agora :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais