Ceratophyllum demerssum


tixxa

Recommended Posts

Boa noite

 

tenho um aqua com as seguintes caracteristicas:

 

75 litros

2x 21w, 5h diárias

temperatura cerca dos 24graus

fertilização seachem flourish 1,4 ml 2x por semana

não tenho areão fértil, apenas areia de sílica

testes nao tenho

 

As minhas ceratophyllum demerssum não crescem ou não noto o seu crescimento, nas limnophilas acontece o mesmo e noto que uma parte da planta tem um aspeto mais velho, tenho aqui foto mas nao sei se se consegue ver bem a diferença, a parte esquerda da planta é a parte que está mais escurecida

 

img3641e.jpg

 

 

durante algum tempo deixei de fertilizar (na altura com Sera Florena) pois tinha acabado o produto e as plantas ressentiram-se, principalmente as lotus red em que as folhas deixaram de nascer e começaram a cair, bem como as limnophilas e as ceratophyllum que pararam completamente de crescer, mas dias depois de começar com o flourish as lotus começaram a lançar logo novas folhas enquanto que as outras continuaram praticamente na mesma.

 

há algum tempo atrás tive o período de iluminaçao mais reduzido,cerca de 3h diarias, aumentei para 5h, mas continuo a nao ver reaçoes nas plantas e não posso aumentar mais o periodo de iluminação... Estou a ponderar fertilizar diariamente com 0,4ml de flourish, mas não sei se me resolverá o problema... é que não posso de momento adquirir os testes necessarios para ver qual o problema

 

As minhas lotus red quando as comprei eram bem vermelhas, agora estao mais para o escuro, a sua cor viva desapareceu (veem-se as folhas novas a nascer)

img3644y.jpg

 

img3657v.jpg

 

 

Esta planta (nao sei o nome, mas sei que também é de crescimento rapido) era de um aqua antigo e fui dar com ela no quintal dentro de uma taça de vidro grande onde esteve mais de um ano, a planta estava viçosa, linda, apenas tinha algas, agora não cresce, as folhas ficam cheias de buracos e apodrecem

 

img3656r.jpg

 

 

Será que alguém me pode ajudar? Será falta de macros? Já me disseram que para este tipo de aqua (sem co2) e este tipo de plantas (que supostamente não são das mais exigentes) não são necessários macros... Mas...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de as plantas serem relativamente fáceis, precisam de fertilização.

a areia de silica apenas não ajuda.

sugiro que faças fertilizações completas, com macros e micros.

as plantas parecem estar em bom estado, mas rapidamente aparecem algas e depois é dificil retirar as algas.

falta pelo menos o potássio, nos macros, os restantes parecem lá estar

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...