os meus primeiros escalares!1 já morreu!!!Ajuda!!


sandrodias

Recommended Posts

Boas noites caríssimos Srs.

 

Tenho um aquário de 150 lt (1m x 0,5m x 0,3m) o aquário já está a trabalhar á cerca de 1 mês e meio.

 

Comecei a pôr os primeiros peixes á cerca de duas semanas. Tenho 3 corydoras, 1 limpa vidros e 2 guppys colocados na 1ª semana após estar concluído o ciclo do azoto.

Na 2 semana coloquei 4 barbos ainda pequenos, 5 neons cardinal, 3 bêbados, 2 danio zebra.

A meio dessa mesma semana coloquei 2 escalares.

Tudo estava a correr bem, os barbos não chateiam os guppys nem nada, o que não é habitual. Os escalares não comem os neons.

Ontem fui á loja do costume e comprei mais um escalar, cumpri o processo normal de de colocação do peixe no aquário(saco dentro do aquário para habituação á temperatura e coloquei água do próprio aquário dentro do saco para habituação aos parâmetros da água do aquário.

Depois de colocar o escalar dentro do aquário constatei que os outros dois escalares não gostaram muito do novo inquilino, perseguiam-no e mordiam-no. Hoje quando cheguei a casa do trabalho por volta das 18:00 o escalar novo estava morto...

Fui á loja onde me deram um novo á borlix... mesmo procedimento e peixe dentro do aquário...Aconteceu exactamente o mesmo os outros dois escalares a perseguirem-no e a morde-lo.

O novo inquilino agora está muito parado no aquário, ficando apenas num dos cantos superiores do aquário só se mexendo quando os outros o atacam.

Não sei o que fazer... Tenho receio que amanhã quando chegar do trabalho tenha outro escalar morto.

Alguém me poderá dar uma dicas ainda hoje, é que não tenho muita experiência com escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que seja pelo facto dos escalares serem peixes territoriais. Como os outros já eram donos da "casa" quando o novo entrou levou pancada.

 

A única sugestão que tenho é: tirar os peixes, remodelar o aquário todo (mudando e trocando a decoração de sítio) e voltar a por os peixes todos. Como vai ser um ambiente novo eles vão ter que estabelecer novos territórios sendo que de início estarão os 3 no mesmo ponto de partida. Não sei se resulta mas mal não faz. Tem é cuidado com a amónia. Depois de fazeres as alterações faz uma TPA grande. E outra no dia seguinte.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não digo que faças um novo layout de novo mas consegues o estado de confusão dos escalares mudando peças chaves do layout como troncos, pedras, plantas grandes, etc.

Depois da mudança coloca os 3 escalares ao mesmo tempo dentro do aquário para que assim estejam os 3 a estabelecer territórios ao mesmo tempo.

Outra técnica, coloca o novo escalar dentro de uma rede tipo criadeira (que não deve ser demasiado pequena para que o escalar possa nadar dentro dela sem se magoar) de forma a que seja possível aos já residentes sentirem o novo inquilino mas sem o poderem magoar. A início irás ver a agressão que já testemunhaste mas com o tempo eles vão perceber que dada a rede de nada vale tentarem expulsar o novo inquilino e passam a aceitá-lo. Quando a agressividade dos mais velhos para com o mais novo cessar (pode durar dois a 3 dias) aí sim, libertas o novo inquilino no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Desde já agradeço as vossas dicas...No entanto hoje experimentei outra situação que ajudou bastante, o minha mãe comprou-me mais dois escalares :) de maiores dimensões que os que já tinha no aquário, são lindos :) bem isto para dizer o quê que ao colocar os novos inquilinos, o escalar mais antigo no aquário imediatamente começou a perseguir e mordiscar os novos inquilinos e os semi-novos. Conclusão retirei do aquário principal o escalar mais antigo, esteve cerca de 30 min, noutro aquário mais pequeno que tenho a funcionar, voltei a coloca-lo no aquário principal e como por magia não atacou mais nenhum dos outros escalares... Andam agora todos juntos e amigos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.