Calha de LED's avaria depois de algumas horas de utilização.


Recommended Posts

Boas,

 

É assim, tenho um aquário de 300 L com tampa.

Comprei uma calha de 120 cm com duas réguas de Leds.

Instalei a calha debaixo da tampa do aquário. Supostamente a calha é estanque pois paguei um extra para isso.

Fiquei muito contente com o resultado tanto em termos de iluminação como em termos de aquecimento (as réguas T5 aquecem muito).

 

Porém, duas horas depois, uma régua deixa de funcionar.

Troquei a régua com a do outro lado e funcionava no outro lado, pelo que o problema não me parece ser com os Leds.

Três dias depois foi a outra régua que deixou de funcionar. Abri a tampa da calha para ver se não havia algo óbvio de errado, mas não vejo nada de anormal.

Pouco percebo de electricidade, mas testei com um busca-pólos e a corrente chega em ambos os terminais +.

Reparei que quando ligo a ficha de uma maneira, mesmo com o interruptor desligado, a corrente chega aos terminais, invertendo a ficha na tomada, já não. Não sei se com os leds isso tem importância?

 

Alguém me pode ajudar a entender o que está a acontecer e a resolver o meu problema?

 

Agradeço antecipadamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se colocares os polos invertidos as calhas não vão funcionar.

No caso dos Leds a maior parte das vezes deixam de funcionar porque aquecem demasiado. Isto pode ser apenas porque o transformador não tem potência suficiente para as réguas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim os leds tem positivo e negativo, não são como as lâmpadas normais....mas essas réguas têm um transformador ou como e que são ligadas? posta ai fotos para te podermos ajudar melhor

 

Sim, têm um transformador, depois meto fotografias para verem melhor. Obrigado desde já ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Se colocares os polos invertidos as calhas não vão funcionar. No caso dos Leds a maior parte das vezes deixam de funcionar porque aquecem demasiado. Isto pode ser apenas porque o transformador não tem potência suficiente para as réguas. Abraço, Diogo

Mas os Leds funcionavam quando eu os mudava de lado, pelo que não acho que tenha sido os leds.

Quanto ao transformador, tudo foi montado pelo vendedor, suponho que sabem o que fazem?

Como testo o que avariou, há maneira de testar os leds ou o transformador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim os leds tem positivo e negativo, não são como as lâmpadas normais....mas essas réguas têm um transformador ou como e que são ligadas? posta ai fotos para te podermos ajudar melhor

 

Estão aqui as fotos.

1- calha de leds fechada:

calhadeleds.jpg

 

2- calha de leds aberta (não dá para ver grande coisa, os transformadores estão protegidos:

calhadeleds2.jpg

 

Não consigo inserir fotos, o endereço para as fotografias são as seguintes:

 

1 - http://imageshack.us/photo/my-images/833/calhadeleds.jpg

2 - http://imageshack.us/photo/my-images/23/calhadeleds2.jpg

Editado por yoramdavid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz-me uma coisa já tentas-te virar as lâmpadas? tipo uma ponta para a outra ? não e troca uma lâmpada com a outra mas sim trocares o lado da mesma lâmpada, fiz-me entender? pode ser por causa dos polos isso não estar a funcionar...pelo que parece é uma calha diy não deve ter garantia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente o que tens é uma vulgar calha para lampadas T5 em que as lampadas em si sao tubos de leds.

Estes tubos de leds embora fracos para algum tipo de utlilizacao e no teu caso é sufeciente e podem ser usados em qualquer calha que suporte T5 abstanto retirar o balastro e fazer as ligacoes directas posi geralmente sao alimentados directamente com os 220V.

 

Pelas fotos nao dá para perceber bem se o teu tubo de leds é um destes standard que falo, se souberes as caracteristicas tecnicas do mesmo ajuda.

 

De qualquer forma pela tua descricao parece-me nitidamente um problema de maus contactos ou mesmo o contacto metalico interno do suporte onde encaixa o tubo estar partido por dentro. Alguns fabricantes nao produzem esse tipo de calhas para ser usado em aquarios ou até usam mesmo material de baixa qualidade que a funcionar num aquario com alguma humidade e vapores os terminias podem oxidar, partir e deixar de fazer contacto.

 

Como ao trocares a lampada para a outrao posiciao ela funcionou ja sabes que nao é problema das lampadas em si, logo necessitas de um multimetro de forma a ver que voltagem tens nos terminais onde ela encaixa, cuidado pois se forem das normais como falo terás aqui 220V o que podes apanhar um valente choque electrico e mais cuidado ainda ao mexer quer interiormente que ao testar esses terminais para nao ocurrer nenhum curto-circuito que possa queimar/derreter mais algum componente da calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não tem garantia? em vez de andares a desmontar e mexer nisso tudo, devias falar primeiro com o vendedor

 

Caro vitorfranco, essa carta foi a primeira a ser jogada, mas foi cortada pelo naipe do vendedor e está agora fora do baralho. Digamos que o vendedor surpreendeu-me com a atitude dele, tem sido sempre 5 estrelas, mas agora falhou-me. Digamos que já não posso contar com a garantia. E pelos vistos nem com a ajuda do vendedor.

Editado por yoramdavid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz-me uma coisa já tentas-te virar as lâmpadas? tipo uma ponta para a outra ? não e troca uma lâmpada com a outra mas sim trocares o lado da mesma lâmpada, fiz-me entender? pode ser por causa dos polos isso não estar a funcionar...pelo que parece é uma calha diy não deve ter garantia...

 

As lâmpadas estão devidamente identificadas com os polos - e + assim como na calha, nisso tenho a certeza que não há engano, mas não tentei virar as lâmpadas não. Lembro que uma ainda funciono

Editado por yoramdavid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente o que tens é uma vulgar calha para lampadas T5 em que as lampadas em si sao tubos de leds. Estes tubos de leds embora fracos para algum tipo de utlilizacao e no teu caso é sufeciente e podem ser usados em qualquer calha que suporte T5 abstanto retirar o balastro e fazer as ligacoes directas posi geralmente sao alimentados directamente com os 220V. Pelas fotos nao dá para perceber bem se o teu tubo de leds é um destes standard que falo, se souberes as caracteristicas tecnicas do mesmo ajuda. De qualquer forma pela tua descricao parece-me nitidamente um problema de maus contactos ou mesmo o contacto metalico interno do suporte onde encaixa o tubo estar partido por dentro. Alguns fabricantes nao produzem esse tipo de calhas para ser usado em aquarios ou até usam mesmo material de baixa qualidade que a funcionar num aquario com alguma humidade e vapores os terminias podem oxidar, partir e deixar de fazer contacto. Como ao trocares a lampada para a outrao posiciao ela funcionou ja sabes que nao é problema das lampadas em si, logo necessitas de um multimetro de forma a ver que voltagem tens nos terminais onde ela encaixa, cuidado pois se forem das normais como falo terás aqui 220V o que podes apanhar um valente choque electrico e mais cuidado ainda ao mexer quer interiormente que ao testar esses terminais para nao ocurrer nenhum curto-circuito que possa queimar/derreter mais algum componente da calha.

 

Não tenho muita informação sobre a régua de LED, pois esta não estava no site, foi contactando o vendedor directamente por correio-e.

Sei que é uma régua de 120cm 2x18w.

Quanto aos terminais oxidarem e perderem o contacto, não me parece que em 3 dias de tempo isso possa ter acontecido, muito menos em 3 horas de tempo.

Será que alguma coisa aqueceu? Lembro que a régua estava instalada debaixo da tampa do aquário, pouca respiração.

Sempre me dei bem com as réguas T5 normais.

Vou ver se tenho um multímetro para testar os terminais. Não sei em que posição o tenho de por. Depois digo o resultado sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, não estou a perceber mesmo nada, vejo uma ficha normal de 220V com um interruptor normal no fio que penso seja o geral para ligar e desligar, não consigo ver qualquer caixinha de transformador ou etc. dentro da parte plástica branca, logo acho estranho trabalharem a 12V. Se queres ajuda nisso tens de tirar uma foto (macro) bem detalhada de tudo o que tens dentro da caixa branca, só assim posso ajudar.

 

Mas claro se as lâmpadas tem marcado + e - de um lado e do outro trabalharão a voltagem DC, logo sem dados concretos é mesmo difícil dizer mais qualquer coisa. Reúne a informação toda e se as lâmpadas em si não tiverem queimadas isso resolve-se facilmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, espero que tenham tido um bom fim de semana. :)

Abri de novo a calha e realmente não tem muito de que tirar fotografias, a única coisa que se vê são conectores.

Sim, as lâmpadas trabalham em DC (foi falha minha não dizer logo, está indicado DC- e DC+).

Tenho um multímetro analógico de uns 40 anos e não percebo nada daquilo então veio um amigo meu electricista medir a corrente.

Resultado:

Na entrada da alimentação, 230V, depois dos transformadores, zero volts.

O meu amigo vai levar a régua a uns amigos que entendem de electrónica para tentar ver o que se passa.

Agradeço a vossa ajuda e o vosso tempo na esperança de eles resoverem o problema, caso contrário cá voltarei a pedir ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.