Ajuda, peixes a morrer


CMS506

Recommended Posts

Ontem fiz uma TPA, e hoje apareceram mortos 1 neon e 3 espadas!

 

Será que foi porque fiz mal a TPA, será que foi por pôr agua da torneira directamente no aquário (diferente ph ????) e depois ter posto o liquido para fazer desaparecer o cloro directamente no aquário sem mexer muito??

Será que devo investir numa bomba de ar???

 

Agora tenho de fazer uma TPA por causa das mortes, certos?

 

Já não sei bem que fazer, em 3 semanas já morreram 6 peixes...

Se puderem dêem uma ajudinha...

 

 

 

 

 

 

 

http://www.rsdiscus....ada_sangue__pl3 (é igual ao da 1ª imagem)

destes morreram 3! (Este com o rabo assim é o macho, certo?)

 

 

http://www.forumamor...hp?f=208&t=1469

este é o meu limpa fundos (só um num aquario de 30l é pouco? é obrigatório ter limpa fundos?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e assim primeiro devias tirar a agua da torneira para um recipiente, por o tal produto que tu falas e depois fazer um teste de ph e depois logo ves como está a agua, mas atenção que o mal pode nao estar no ph mas sim noutros intervenientes metálicos...

 

e a minha opiniao mas vamos esperar que venha alguem com mais conhecimento responder-te

 

ate la boa sorte....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O produto é para ser posto ANTES de colocares a agua da torneira no aquário. Os peixes são incapazes de suportar cloro mesmo que por pouco tempo. Não podes inverter a ordem do procedimento. Matas os peixes com envenenamento com cloro caramba.

 

Recolhes agua da torneira para um balde, colocas o produto e esperas 10 minutos pelo menos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, venho dar a minha opinião á resposta da susana, isso de retirar a agua previamente para um balde antes da tpa tem muito que se lhe diga apesar de ser o mais acertado, no meu caso cada tpa que faço são de 150 litros e não tenho espaço para ter um bidão de 150 litros em casa e vejo-me obrigado a colocar o produto durante a tpa. Até ao momento tenho tido sorte usando o seachem prime e ainda não tive baixas, mas pode ser sorte ou devido ao tamanho do aquario o choque do cloro não ser muito grande ou até da agua da minha rede não ter muito cloro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geada estas mesmo a jogar à sorte. Ou tens espécies muito resistentes ou algum dia (espero que não) terás algum azar. Eu mesmo em aquas grandes faço TPA's por partes. Se não consigo encher à primeira vai aos bocados, balde a balde. Prefiro não arriscar porque brincadeiras com cloro é jogar à roleta russa.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já tentei fazer isso e leva-me tempo que não disponho pois entre podas e limpezas isso ia levar um dia inteiro por semana e só tenho um dia para estar com a pequena, eu sei que poderei vir a ter um azar mas em 6 anos que ando nisso só perdi peixes contra bactérias,fungos e brigas, se calhar é mesmo a quantidade de cloro que tem a minha agua ser reduzido. A unica solução era mesmo um bidon de 150 litros mas o espaço é escanso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acho que quanto mais pequeno o aquario for mais impacto tem, mas no meu ver deveríamos tirar sempre o cloro ja num aquario de 30LT ate deveria aquecer um pouco a agua para não ser um choque de temperatura grande...

 

sobre o limpa fundo na minha opinião nem deverias ter esse, pois os Botia crescem imenso para essa Litragem...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre se dá um truque (e bem referes os litros Luis) que podes usar geada se colocares primeiro nem que seja uns 5 a 10 litros de agua tratada e depois fazeres a troca normal crias uma barreira de diluição no teu aquário que dá espaço para que o cloro no resto da agua desapareça (sempre arriscas menos geada)

E sim claro 30 litros aumenta em muito as probabilidades de choque com o cloro, pH, temperatura, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é capaz de ser mal pensado, uns 50 litros ainda consigo tratar antes da tpa. Agora é que reparei que o aquário dele é de 30 litros, lol. Neste caso até podes colocar todas as semanas após cada tpa 2 garrafões abertos de agua e nem precisas de colocar o produto pois o cloro vai sendo eliminado naturalmente, quanto ao choque de temperatura sempre podes fazer 2 tpas em vez de uma se tiveres tempo é claro.

E cm o tal limpa fundos que te venderam não são considerados como tal, os botias são muito requintados na hora de comer e não se contentam com restos ou migalhas convém dar-lhe uma dieta variada, atenção se for um botia palhaço vais ter problemas devido ao tamanho chegam a atingir mais de 30cm!!!, eu optei por botias zebra que somente atingem 15 cm apesar de ter espaço suficiente para uns 7 ou 8 botias palhaços, mas á algum tempo que deixei de dedicar-me a peixe graudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que stamos a falar com uma biologo que é sempre bom já que tem tudo a ver com este hooby deixa-me perguntar uma coisa para juntar ao livro cerebral, como funciona essa barreira que falas, a agua tratada que colocares no aquário é certo que vai levar um tempo a diluir-se a restante do aquário mas mesmo assim não será demasiado rápido para criar uma barreira conta o cloro que vais colocar com a restante agua? Já agora e se em vez de colocar o produto depois da tpa colocar no inicio antes de colocar a agua nova seria prejudicial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o produto sendo colocado no inicio não é muito prejudicial pois os componentes dos condicionadores são benéficos para os peixes (não é o mais aconselhado mas os resultados não são drásticos)

 

Quanto ao tempo de diluição depende de dois factores: litragem e agitação da água. Quanto à litragem estás beneficiado pois uma litragem maior implica um maior tempo de diluição, quanto à agitação o meu truque é desligar filtros e bombas de ar e tudo o que provoque agitação somente nos momentos em que faço as TPA's pois água menos agitada leva a diluição mais lenta.

 

Em cálculos básicos (feitos a partir de uma transposição de uma experiência de lab que é normalmente feita com corantes) para 60 Litros de água tens aproximadamente 10 min até a diluição da água nova ser superior a 50%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era mesmo a esse ponto que queria chegar, os filtro devem ser desligados, mas ai fico com uma preocupação, as minhas reposições levam cerca de 40 min já que vou enchendo muito devagar para não haver um grande choque e ai está o grande problema, 40 min ou mais não será muito para um filtro estar parado, não irei perder muitas bactérias? Desculpa lá ser chato mas sou técnico de informática e biologia não é o meu forte, lol, apesar de ter um grande interesse na manteria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora estou bastante interessado em fazer um nano projecto de um ecossistema fechado com camarões e alguma vegetação, será fiável ou estarei a sonhar alto? Já há muitos anos era eu um puto de 7 anos vi um caso desses num globo selado e fiquei fascinado como é que tudo sobrevivia estando só rodeado por vidro, agora já compreendo claro, mas agora já voltou a aparecer isso a venda em Espanha mas gostava de tentar a sorte fazendo o mesmo em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ecossistema fechado? complicadito, pois é difícil de estabelecer padrões...é possível mas não é fácil. Alguma coisa mais manda MP geada, estou disponível para ajudar. :)

 

Ah, 40 min....não matas bactérias quase nenhumas :) precisas de mais de 1 h para perder nem um 1 grama de oxigénio dissolvido na água ou dificilmente terias vida naqueles riachos em que a água corre devagarinho :) ah, e as bichas são bem resistentes. Mas se queres assegurar-te que não perdes mesmo nenhuma bactéria tens outro truque um bocado básico, a bela da esponja na saida do filtro para quebrar a corrente e diminuir a agitação. Finda a TPA tiras a esponja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda Susana e peço desculpa ao dono do tópico por estar a colocar duvidas minhas.

Quando me decidir a levar a cabo o projecto dou-te uma apitadela, pode ser que tenha sorte e pegue moda aqui, mais uma vez muito obrigado Susana

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mortes, infelizmente, podem ocorrer a seguir às TPA. Já uma vez matei quase um aquário inteiro de ciclideos africanos após uma TPA.

 

Porque é que isto acontece? Bom, porque a água da torneira varia muito. Podem ter havido trabalhos nas condutas, podem ter sido colocadas doses adicionais de cloro (facilmente detectáveis quanto a água vem branca) ou outros elementos mais dificieis de detectar. como o boro.

 

Como evitar isso? A resposta tradicional e mudar menos quantidades com mais frequencia.

 

Mas não é uma resposta satisfatoria, por vezes precisamos mesmo de mudar grandes quantidades.

 

Eu passei a usar um filtro de carvão activado à saida da torneira, nunca mais tive problemas e nunca mais precisei de usar anti-cloro Não nos podemos é esquecer de mudar os cartuchos, duas vezes por ano.

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hj morreu mais um, agora nao foi da TPA porque nao fiz, nao sei se foi pk tive fora 2 dias e nao dei comida, mas pelo que me disseram na loja eles aguentavam 2 dias sem comer... mais logo nao tenho peixes :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ainda nao tenho os testes, vou comprar hoje.

será que é porque eles ficam na sala e nao tem muita luz! passa luz pela persiana, mas sempre que chego eles estão descolorados! O que será???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.