Indicador CO2 e Botija CO2


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um aquário montado há cerca de 3 semanas e tem cerca de 90lts brutos.

O indicador de CO2 é da Blau e quer tenha o CO2 ligado ou desligado a cor é sempre a mesma (verde escuro).

O Reactor que tenho é um Rea 30 da Elos, que para um aquário de 90 lts é mais que suficiente, o problema é que o CO2 não se dissolve na água.

O Ph da água é de 6,8 e o kh é cerca de 3-4º.

 

Neste momento acho que ou o indicador de CO2 está errado ou o gás dentro da botija da TMC de 0.5kg não é CO2 ou fiz alguma coisa errada.

 

Existe alguma maneira simples de verificar se o gás da botija é CO2? Sei que iria apagar uma chama mas não tenho nehuma ideia para realizar o teste.

 

 

Obrigado.

A Vida é Bela....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

e estás a usar a solução certa no drop-checker? Tem que ser uma solução de referência com um kH = 4. Caso contrário não sabes o que te está a dizer.

 

Vê o outro post sobre drop-checkers aqui no mesmo sub-fórum que fala do mesmo de forma mais pormenorizada.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado gmmartins, mas a solução é a da blau.

 

Parece que o problema é outro. De alguma maneira a valvula quando desliga deixa passar CO2 na mesma porque hoje de manhã quando olhei para o reactor, continuavam a entrar bolhas lá para dentro apesar de estar tudo desligado. Será que a valvula está estragada ou há algo a regular na valvula, é que supostamente quando desliga devia de cortar o fluxo. Até dá a ideia de que o que está a entrar é ar e não CO2 porque o reactor não dissolve aquilo na água.

Se alguem me puder dar alguma dica agradecia, o sistema é da TMC.

 

Obrigado desde já.

A Vida é Bela....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado gmmartins, mas a solução é a da blau.

 

Parece que o problema é outro. De alguma maneira a valvula quando desliga deixa passar CO2 na mesma porque hoje de manhã quando olhei para o reactor, continuavam a entrar bolhas lá para dentro apesar de estar tudo desligado. Será que a valvula está estragada ou há algo a regular na valvula, é que supostamente quando desliga devia de cortar o fluxo. Até dá a ideia de que o que está a entrar é ar e não CO2 porque o reactor não dissolve aquilo na água.

Se alguem me puder dar alguma dica agradecia, o sistema é da TMC.

 

Obrigado desde já.

 

Boas,

À 2 semanas comprei um redutor igual ao teu e aconteceu-me exactamente isso.

Depois da valvula solenoide estar desligada, ainda passava um fio muito fino de co2.

Levei-o à loja para testar e pelos vistos tinha um defeito.

Troquei-o por outro igual e agora está tudo bem.

Tenta levar esse redutor à loja onde o compraste.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Qual o regulador da tmc? o de um só manómetro? É que se for esse, não dá, ou dá mal, para usar com válvula solenoide... porque não reduz a pressão para o que estas válvulas solenoides aguentam (até 10 bar)...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.