Recommended Posts

Boas pessoal recentemente tirei a tampa ao meu aquario tenho um aquecedor de 50w enquanto tinha a tampa a temperatura manteve-se sempre agora sem tampa baixou muito devo comprar um aquecedor mais potente? ou 50w e o indicado para a minha litragem?

 

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quantos litros? O que tá acontecer é que agora ao não ter tampa, o calor é mais desperdiçado, não faz o "efeito estufa"! Se a diferença de temperatura do aquário para o ambiente onde ele está for grande, pode não ter a potencia suficiente para manter a temperatura... Demorando assim mais tempo a estabilizar na temperatura desejada...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Faltou dizer qual a litragem... Regra geral considera-se 1W = 1l como aconcelhável. Ou seja, um termostato de 50W será o ideal para um aquário de 50l, mais coisa menos coisa. Normalmente as marcas até costumam dar uma margem superior (como acontece com a capacidade dos filtros, por exemplo) mas se for a mais não há problema, se for a menos é que é pior.

Não quer dizer que um termo de 25W não seja capaz de manter a temperatura de um aquário de 50l a 25ºC, mas estará sempre em esforço e a trabalhar durante mais tempo. Um termo com uma resistência mais potente consegue atingir a temperatura desejada em muito menos tempo. Em termos de factura da luz acaba por ser ela por ela, pois um termo que consome pouco mas está ligado por muito tempo acaba por consumir o mesmo que um termo que consome muito mas liga poucas vezes. A vantagem de um termo com uma maior potência é que as oscilações de temperatura são rapidamente corrigidas, enquanto que para um mais fraco isso pode ser mais demorado e a fauna poderá ressentir-se.

No meu aquário de 128l brutos/100l utéis tenho um termo de 150W, que liga por poucos períodos de tempo e a temperatura nunca tem grandes oscilações. Mas já tive um nano de 18l com um termo de 25W que no Inverno não dava conta do recado, até que tive que o trocar por um de 75W e deixei de ter problemas. Isto para concluir que "a mais nunca é demais", além de que depois se quiseres investir num aquário de maior litragem, é menos uma despesa que terás de fazer. Os preços actualmente variam muito pouco conforme a potência, portanto um mais potente pode ser considerado um bom investimento. Se escolheres um maior certifica-te apenas da sua dimensão, porque se for muito comprido pode ter que ser posto um pouco de lado e estragar o visual do aquário.

Esteticamente prefiro assim, mas manter o aquário aberto causa naturalmente uma superfície livre e propícia à fuga de calor. Tenho mantido o meu destapado durante o Verão por causa das altas temperaturas mas se tivermos um Inverno rigoroso irei voltar a meter as tampas para poupar também um pouco o termostato, isto também porque a divisão onde o meu aquário está costuma aquecer muito no Verão e arrefecer muito no Inverno.

Faltou apenas dizer que para aquários grandes (mais de 1m) até é aconselhável colocar dois termos (um em cada ponta), de forma a que a temperatura esteja constante em todo o aquário.

Editado por 7ubal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as dimensões do aquario são 60x30x30 50Lt uma coisa que também reparo e que aumentei a temperatura para o máximo do aquecedor que são 31C a temperatura do aquario esta a 25C mesmo assim ele desliga e liga não deveria estar sempre ligado? ate atingir a temperatura desejada?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os meus 2 áquas estão montados desde Junho, são ambos destapados e ainda não liguei os termos, a temperatura anda nos 25/26º.

 

Vai verificando a temperatura, esse em principio dá conta do recado, se vires que baixa para menos de 24º, tenta fazer uma troca com alguém, não precisas de ir a correr comprar 1 novo.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente os termos não tem uma duração quase vitalícia como os melhores filtros. É frequente que eles com o tempo fiquem com a medição da temperatura desajustada, o que pode ser perigoso pois estamos a colocar a fauna em risco sem darmos conta.

Tenta colocá-lo num recipiente mais pequeno para ver se ele consegue corrigir a temperatura para aquela que marcaste e verifica se está correcto com um termómetro de mercúrio ou electrónico. Porque senão, é mesmo sinal que está na altura de trocar por um novo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Alguns aquecedores trazem umas tabelas que relacionam a temperatura k pretendemos atingir em função do volume do aquário e da temperatura do local onde se encontra o aquário. Quando a temperatura desce, e estando destapado ainda pior, o esforço do aquecedor é maior, podendo não ser capaz de efectuar a sua tarefa plenamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.